Descubra o que é um Servidor Web e a sua importância no nosso dia a dia na web, levando e trazendo informações que fazem tudo funcionar no meio digital.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

A Internet é uma fonte inesgotável de informação para nós. Hoje, tudo o que temos que fazer se quisermos alguma informação é consultar a Internet para obter a resposta desejada – basta “dar um Google”. Mas quem nos fornece essas informações e como? Tudo isso é possível graças ao que se chama de Servidor Web

Neste artigo, entenda melhor o que é um Servidor Web e como funciona na transmissão de informações.

O que é um Servidor Web?

Os Servidores Web são basicamente programas de computador simples que entregam a página web solicitada sob demanda do cliente da Web. As máquinas nas quais este programa é executado são geralmente chamadas de servidores, com os nomes servidor da web e servidor sendo usados ​​quase que alternadamente.

Geralmente, quando você pensa em Servidor Web, muitas pessoas pensam em computadores muito poderosos, o que é às vezes correto, pois alguns computadores muito poderosos também são chamados de servidores web. 

Mas esses computadores são construídos com o único propósito de hospedar muitos sites (falamos de hospedagem compartilhada).

No entanto, quando alguém se refere a um servidor web, fala principalmente de um software que pode ser baixado para uma máquina mais ou menos potente (você pode criar um servidor web em seu computador doméstico, por exemplo).

Servidor web estático x Servidor web dinâmico

Um site estático na web contém um número fixo de páginas e fornece informações ao cliente. O conteúdo de uma página web é alterado durante a execução da página no navegador do cliente.  Este tipo de site é criado a partir de codificação HTML e CSS em um editor de texto simples como o Bloco de Notas. 

Por outro lado, os sites dinâmicos podem alterar o conteúdo de uma página dinâmica da Web quando a página é executada no navegador do cliente.

Este tipo de site usa programação do lado do servidor, como PHP, ASP.NET. e JSP, etc. para modificar o conteúdo da página em tempo de execução. 

Sites dinâmicos usam scripts do lado do cliente para preparar design dinâmico e código do lado do servidor para lidar com eventos, sessões e cookies e armazenar e recuperar dados do banco de dados. 

Saiba mais: Servidor VPS

Principais diferenças entre servidores estáticos e dinâmicos

As páginas web estáticas são difíceis de alterar porque exigem que as alterações sejam implementadas manualmente em cada ponto, ou seja, seus conteúdos não mudam regularmente. 

Por outro lado, a estrutura das páginas dinâmicas é diferente das páginas web estáticas que contêm código de servidor e permitem que o servidor gere conteúdo exclusivo cada vez que a página é carregada com o mesmo código-fonte.

Uma página da web estática é simples de construir, enquanto as páginas da web dinâmicas são complexas de projetar. A estática envolve tecnologias como HTML, JavaScript, CSS para sua construção.

Ao contrário, as páginas dinâmicas são criadas usando linguagens como AJAX, ASP, PERL, PHP, no lado do servidor.

Tipos de servidores

  • Servidor Web: cada vez que você solicita uma página da Web, você passa por uma rede da Internet a partir de um servidor Web.
  • Servidor de arquivos: mantém os arquivos compartilhados por vários computadores em um local comum. Um usuário pode retirar um documento de seu computador, processá-lo e salvá-lo de volta no servidor.
  • Servidor de aplicativos: armazena e permite o compartilhamento de dados (comerciais, contábeis, etc.) acessíveis a partir de todas as estações de trabalho conectadas ao servidor do computador. Ele pode processar as informações de forma a extrair apenas os dados desejados pelo computador.
  • Servidor de impressão: permite que você compartilhe uma ou mais impressoras
  • Servidor de e-mail: gerencia as mensagens distribuindo e-mails para os computadores e armazenando-os de forma que possam ser acessados ​​remotamente.

Conheça os planos para servidor da HostGator aqui.

Exemplos de Servidores Web

Mais de 80% dos aplicativos e sites são hospedados por Servidores Web de código aberto. Aqui estão 5 que podem te interessar. 

Apache HTTP Server

O software HTTP do servidor Apache, frequentemente referido como httpd ou simplesmente Apache, tem mais de 20 anos. Essa durabilidade pode ser explicada por uma popularidade impressionante: 52% dos sites no mundo estão hospedados em um servidor que usa Apache. 

Além de tudo, se muitas vezes encontramos o Apache em distribuições Linux, o produto está disponível no OS X e no Windows também.

O Apache está disponível sob a licença Apache v2. Este servidor web usa uma arquitetura modular e escalável, de forma a estender as funcionalidades quando necessário, como balanceamento de carga, por exemplo.

NGINX, o especialista em conexão simultânea

O desenvolvimento do Nginx começou em 2002 e a primeira versão pública data de 2004. O Nginx responde à questão do suporte de múltiplas conexões simultâneas em um servidor web, conhecido como o problema C10K.

Com 30% dos sites rodando em Nginx, não há dúvidas de que esta missão está cumprida. Para isso, o Nginx conta com uma arquitetura de eventos assíncronos, isto é, que permite gerenciar massivas sessões simultâneas.

Observe que os administradores também apreciam o Nginx por causa de seu uso moderado de recursos, bem como sua capacidade de escalar facilmente.

O Nginx é lançado sob uma licença BSD e pode ser implantado como um servidor web, mas também como um servidor proxy ou um balanceador de carga.

Apache Tomcat, origem Java

Apache Tomcat é um contêiner de servlet Java de código aberto que funciona como um servidor da web, estendendo os recursos de um servidor. Estas são opções Java de tecnologias como ASP.NET e PHP. 

A base de código do Tomcat foi doada pela Sun Microsystems à Apache Software Foundation em 1999. Quase 1% de todos os sites usam o Apache Tomcat.

O Apache Tomcat é lançado sob a licença Apache v2 e é normalmente usado para executar aplicativos Java. No entanto, ele pode ser estendido para a função de servidor web normal usando o Coyote.

O Apache Tomcat costuma ser classificado entre outros servidores de aplicativos Java de software livre, como JBoss, Wildfly e Glassfish.

Node.js, o desdobramento do JavaScript

Node.js é um ambiente JavaScript do lado do servidor para aplicativos de rede e, portanto, servidores da web. O Node.js é usado por 0,2% dos sites. Criado em 2009 por Ryan Dahl, o projeto é administrado pela Fundação Node.js e apoiado pela Fundação Linux.

A diferença entre o Node.js e outros servidores da web é que ele é principalmente, um ambiente de tempo de execução de plataforma cruzada para construir aplicativos de rede. O Node.js oferece uma arquitetura de eventos capaz de lidar com entradas e saídas assíncronas. 

Isso otimiza o rendimento e a escalabilidade dos aplicativos da Web, qualidades ideais para aplicativos de comunicação em tempo real e videogames online.

O Node.js também difere de outros servidores da web pelo fato de que essa ferramenta é parte integrante da pilha da web, como HTML, CSS ou mesmo JavaScript. Em contraste, o Apache ou o Nginx fazem parte de pilhas de software muito diferentes. O Node.js é lançado sob diferentes licenças.

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Não deixe de compartilhar. Aproveite e acompanhe em nosso Blog mais conteúdos sobre Tecnologia.