Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você sabia que a hospedagem de site tem uma função primordial? É onde os arquivos que compõem seu site é armazenado. Saiba mais aqui.

Além do domínio – que é o seu endereço na internet -, você precisa de um local para guardar os arquivos que compõem seu site, então é aí que entra a hospedagem de site. Com essa dupla, sua página ficará online perfeitamente.

Venha conhecer como funciona esse armazenamento e entender, de uma vez por todas, o que é uma hospedagem de site.

O que é uma Hospedagem de Site?

Um site é um conjunto de arquivos (textos, imagens e códigos) que, juntos, formam as páginas que estamos acostumados a encontrar na internet. Os arquivos do site são lidos por programas especializados (os navegadores), mas antes esses arquivos precisam estar guardados em determinado local, o que chamamos de servidor.

Ter esse local para armazenar os arquivos é fundamental, pois o domínio não guarda nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço eletrônico (ou URL). O que faz esse papel é o servidor.

Um servidor é um computador robusto que possui mais recursos e melhor desempenho que um computador normal, além da função de armazenar diversos arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores consigam acessar. Por isso dizemos o servidor “hospeda” o site, e foi aí que surgiu o termo hospedagem de site.

De uma forma simples: a hospedagem é um espaço no servidor que armazena todos os arquivos que compõem um site para deixá-lo acessível na internet.

hospedagem de sites o que é

Quais são os tipos de hospedagem de site existentes?

As hospedagens de site são apresentadas em alguns formatos diferentes, e você pode verificar um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

  • Hospedagem gratuita: apesar de ser a mais “barata”, apresenta diversas limitações e pouco espaço em disco. Além disso, também costuma ter banners e propagandas;
  • Hospedagem compartilhada: como o próprio nome dá a entender, a hospedagem compartilhada é quando o seu site divide espaço com outras páginas no mesmo servidor. Pelo seu custo-benefício, é uma boa pedida para pequenas e médias empresas;
  • Hospedagem dedicada: se a hospedagem compartilhada é possível para vários sites, a hospedagem dedicada garante que apenas a sua página utilize os recursos disponibilizados pelo servidor;
  • Hospedagem VPS: na hospedagem VPS, o servidor físico é dividido em vários servidores virtuais isolados uns dos outros. Eles compartilham recursos físicos, mas o espaço em disco e a memória são dedicadas;
  • Hospedagem cloud: a principal diferença para as demais hospedagens é o fato de que na hospedagem cloud o armazenamento de todos os dados do site é feito na nuvem.

Recursos da Hospedagem

Há diversos tipos de hospedagem, e cada uma possui características e alguns recursos diferentes. Vamos conhecer alguns dos principais recursos (que fazem a diferença na definição de qual o tipo de hospedagem escolher para o seu projeto) a seguir.

  • Armazenamento;
  • Transferência;
  • Painel de Controle;
  • Contas de e-mail;
  • Domínios;
  • Criador de Sites ou CMS.

Confira em detalhes esses recursos:

Armazenamento

O armazenamento (também conhecido como espaço em disco) é o limite de espaço que o conteúdo de um site pode utilizar dentro do servidor. Então, antes de contratar um plano, é importante saber qual é o tamanho que os arquivos do seu site possuem para comparar com o espaço em disco disponibilizado no servidor.

Além dos arquivos do site, os e-mails também ocupam esse espaço em disco. A maioria dos sites utilizam pouco espaço e, aqui na HostGator, fazemos um cálculo que já prevê uma “sobra” para que futuramente o site cresça.

Transferência

É a quantidade de dados que podem ser transferidos para a hospedagem em um mês, por exemplo: quando você precisa atualizar o site, fazer upload de imagens ou qualquer outro conteúdo, o recurso de transferência está sendo utilizado.

Além disso, ao acessar um site é feito o download dos arquivos pelo navegador. Dessa forma, a transferência (ou tráfego) também está relacionada à quantidade de visitas que um site recebe. Porém, isso não está relacionado a picos de tráfego, mas sim a um tráfego constante.

Outro fator que está ligado ao consumo deste recurso é a otimização do site. Sendo assim, os sites com melhores otimizações consomem menos recursos de transferência.

Painel de Controle

Um Painel de Controle serve para facilitar a administração do site e dos recursos da hospedagem contratada sem que o usuário precise ter conhecimentos técnicos. Nesses paineis a interface é amigável, o que torna mais fácil o gerenciamento da hospedagem, criar contas de e-mails, alterar senhas, configurar domínios, banco de dados, instalar softwares etc.

Na hospedagem de site HostGator o Painel de Controle é o cPanel, um dos sistemas de gerenciamentos mais populares do mercado de hospedagem. Conheça mais sobre as funcionalidades do cPanel no post do blog.

Contas de e-mail

O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação na internet, e ter contas de e-mail com o seu domínio, além de ser muito profissional, garante um contato com mais credibilidade com os seus clientes ou leitores.

O e-mail é oferecido gratuitamente em muitas hospedagens, incluindo a HostGator, e aqui o número de contas que podem ser criadas é ilimitado (lembre-se que as suas mensagens de e-mail também irão contabilizar no espaço em disco da hospedagem).

Domínios

O domínio é o endereço do site na internet, e conhecer quantos domínios pode ter em uma hospedagem é pertinente para quem deseja criar vários sites diferentes. Se você tiver apenas um site, um plano com domínio único, como o Plano P, por exemplo, oferece recursos suficientes.

Criador de Sites ou CMS

Para quem não tem conhecimento técnico, um dos principais fatores a serem analisados em uma hospedagem de site é a disponibilidade de Criador de Sites ou CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo).

Há diversas formas para criar um site e, certamente, a melhor opção para quem não sabe programar é escolher um criador “arrasta e solta”, que é fácil de usar. Além disso, também há a opção de criar um site com algum CMS como o WordPress, por exemplo – e é importante saber se a hospedagem escolhida aceita a instalação desses gerenciadores de conteúdo, como é o exemplo da hospedagem de site HostGator (compatível com os dois).

Conclusão

A Hospedagem de Site desempenha uma função primordial para o seu site, ela armazena todo o conteúdo e deixa disponível na internet. Venha conhecer nossos planos de hospedagem e conte com a ajuda do melhor suporte do mercado.

Navegue por tópicos

  • O que é uma Hospedagem de Site?

  • Quais são os tipos de hospedagem de site existentes?

  • Recursos da Hospedagem

    • Armazenamento

    • Transferência

    • Painel de Controle

    • Contas de e-mail

    • Domínios

    • Criador de Sites ou CMS

    • Conclusão

Tags:

  • hospedagem de site
  • Criador de Sites

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários