Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O WHOIS é um protocolo que armazena as informações sobre quem são os proprietários dos domínios, venha entender como proteger os seus dados.

Existem bilhões de sites disponíveis na internet sobre assuntos e segmentos de todos os tipos. O tema que você quiser saber, com certeza vai achar em alguma página. Porém, imagina saber quem é o proprietário de cada um desses sites ativos? Isso não é difícil com o Whois!

O nome Whois vem da expressão em inglês “who is”, que significa literalmente “quem é”, em português. E embora não se fale muito sobre o assunto, é importante que você conheça alguns aspectos desse protocolo de informações de domínios.

O que é o Whois?

Whois é um protocolo usado para consultar os bancos de dados que armazenam as informações sobre quem são os proprietários ou registrantes de um domínio. Tecnicamente, ele é considerado um protocolo de controle de transmissão (Transmission Control Protocol ou TCP) e um local público no qual você pode descobrir quem possui um determinado domínio.

Quando você compra um nome de domínio, parte do processo é fornecer suas informações de contato para a empresa que você está contratando. A empresa deve passar essas informações para o ICANN – a entidade responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet, onde ficarão guardadas na base de dados Whois.

Existem diversos sites onde você pode fazer uma pesquisa Whois. Isso é importante para pesquisar se um nome de domínio já é de propriedade de alguém ou não. Um exemplo disso é a pesquisa de registro de domínios da HostGator, onde você procurar por um domínio e descobrir se ele está disponível para você utilizar.

Quais informações aparecem no Whois?

Além de saber o nome do dono do domínio, existem diversas informações que o Whois nos fornece. São elas:

  • Nome do servidor em que o domínio foi registrado;
  • DNS para onde ele está apontado;
  • Status do domínio;
  • Data de criação original;
  • Data de vencimento do registro;
  • Nome de quem registra o domínio, do responsável administrativo e do responsável técnico;
  • E-mail;
  • Número de telefone;
  • Endereço postal.

Para que serve o protocolo Whois?

Quando você pesquisa por um domínio, muitas informações sobre o registrante (dono) desse domínio estão disponíveis de forma pública. O objetivo disso é ter um registro de quem possui cada site existente na internet. Dessa forma, se houver algo publicado em um site que viole a lei, há uma maneira de localizar o proprietário do site.

Mas a divulgação pública de dados gera bastante discussão. Afinal, como fica a privacidade dos proprietários dos sites, não é mesmo? E você, gostaria realmente de ter suas informações de contato disponíveis para todos, bem como as informações do seu domínio?

Como consultar Whois?

Para ver quem é proprietário de um domínio WEB é necessário acessar o portal registro.br e fazer uma busca com algumas das seguintes informações:

  • Domínios: digite o domínio completo que você tem interesse em saber as informações, tipo: minhaempresa.com.br, meunome.nomecomposto.com.br ou outro independentemente da URL que deseja obter a informação de contato;
  • CPF e CNPJ: utilizando um desses documentos você consegue obter quais os domínios pertencentes as autoridades destinadas. Sendo assim, terá acesso aos domínios que essas pessoas ou empresas possuem e os dados de contato;
  • IP ou Protocolo CIDR: digite o número do IP (200.200.200.200) ou um bloco CIDR (200.200/16).

Existem mais algumas formas de adquirir as informações de um domínio, mas usando apenas a URL ou CPF/CNPJ você consegue boa parte do que precisa para entrar em contato com a pessoa proprietária do endereço WEB.

A privacidade de dados do ICANN

Como a lei de proteção de dados entrou em vigor no primeiro semestre de 2018, o ICANN determinou uma medida paliativa para esconder a maioria das informações que aparece no seu banco de dados.

É importante lembrar que o ICANN controla apenas a política de Whois para domínios internacionais. Isso significa que os domínios de código do país são gerenciados por outras organizações que não seguem as mesmas diretrizes do ICANN. Esse é o caso dos domínios .com.br, gerenciados pelo Registro.br.

Quem é responsável pelo Whois?

ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) é a administradora que cuida de todas as buscas Whois. Foi criada em 1998, porque o grande crescimento da internet precisou de uma organização centralizadora dos direitos da web. Dessa forma, garante que todos os usuários tenham direito à aquisição de um domínio na web.

Desde 2016 a organização atua na verificação do Whois de forma autônoma, sendo reconhecida com uma organização sem fins lucrativos sediada em Los Angeles. Dessa forma, quando um consumidor adquirir um domínio web a organização ICANN garante que esse usuário tenha direito sobre aquela propriedade online.

Proteção Whois HostGator

Enquanto a política do ICANN sobre divulgação de dados não muda, podemos recorrer ao serviço de privacidade de domínio, conhecido como Proteção Whois (ou ID Protect).

Na HostGator, essa proteção é oferecida aos domínios internacionais. O serviço serve para proteger suas informações pessoais de serem exibidas publicamente na consulta Whois.

Porém, ele não está disponível para domínios nacionais (com a extensão .br), pois o Registro.br não oferece. Isso ocorre porque a vedação ao anonimato está prevista na Constituição Federal e se aplica a todos os brasileiros em qualquer atividade (seja online ou offline). Assim, omitir o nome de qualquer titular num registro de domínio não é possível segundo as leis brasileiras.

Sempre que você registrar um domínio com a HostGator, você tem a opção de ativar a Proteção Whois. Adicione esse serviço no carrinho durante a compra do domínio é simples. Mas, se você já possui um domínio ativo, entre em contato conosco pelo chat.

E aí, vai deixar seus dados disponíveis para consulta?

Navegue por tópicos

  • O que é o Whois?

  • Quais informações aparecem no Whois?

  • Para que serve o protocolo Whois?

  • Como consultar Whois?

  • A privacidade de dados do ICANN

  • Quem é responsável pelo Whois?

  • Proteção Whois HostGator

Tags:

  • domínio
  • Domínios

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários