Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você sabe quais são as principais vantagens e desvantagens das plataformas de ecommerce? Aprenda mais sobre o assunto no blog da HostGator.

As plataformas de ecommerce são essenciais para empreendedores que buscam facilidade na rotina de trabalho. A própria construção de um comércio eletrônico envolve a escolha de uma plataforma, pois ela permite que você crie sua própria loja online sem nenhuma habilidade de programação, com pouco orçamento e nenhuma, ou quase nenhuma, experiência em design. 

Se você trabalha com comércio eletrônico, sabe que é necessário estar presente 24 horas para atender ao seu cliente. Por isso, o grande diferencial das plataformas de ecommerce é que elas servem para fazer exatamente isso: estar lá por você quando não estiver disponível. 

Neste artigo, vamos apresentar as quatro plataformas de ecommerce mais utilizadas, assim como seus prós e contras, para ajudá-lo a escolher a que melhor se encaixa no seu modelo de negócio. Vamos lá?

Por que investir em plataformas de ecommerce?

escolhendo plataforma de ecommerce

Apesar de nem todos os empreendedores saberem ao certo como dar o primeiro passo, o processo para começar o seu negócio na internet é bem mais simples que parece. 

Se o e-commerce depende de uma loja virtual para operacionalizar serviços e produtos, como uma loja de roupas, por exemplo, nada mais lógico que começar pela escolha da plataforma, certo? 

Uma plataforma de comércio eletrônico é um aplicativo de software que permite que empresas on-line gerenciem seu site, marketing, vendas e operações. 

Para isso, você precisará considerar: 

  1. Personalização de produtos: a plataforma deve oferecer possibilidade de criar páginas atraentes, que contenham informações detalhadas dos produtos;
  2. Promoções e descontos: a plataforma precisa ter a funcionalidade de destaque para promoções, uma ótima estratégia para fazer seu negócio decolar; 
  3. Formas de pagamento: é preciso aceitar várias bandeiras de cartão, boleto, PIX e outros aplicativos financeiros;
  4. Indicadores e métricas: quanto mais você conhece os clientes, mais fácil será otimizar seu negócio para atendê-los;
  5. Garantia: você deverá assegurar que seus funcionários tenham o que precisam para implementar estratégias de campanha.

No mundo em que vivemos, é cada vez mais fácil tirar uma loja virtual do papel. Contudo, não deixe de pesquisar as melhores plataformas de ecommerce para o seu negócio. Lembre-se que a melhor plataforma para uma startup pode não ser a mesma de um negócio de venda de artesanato. 

Como escolher a plataforma de ecommerce ideal?

A construção de uma loja virtual do zero está fora do alcance da maioria das empresas. Por isso, as plataformas de ecommerce são uma ótima solução! No entanto, há alguns itens importantes que devem ser considerados antes de finalizar uma escolha, como o orçamento.  

O primeiro passo é fazer uma lista das necessidades e verificar o que está incluso no plano da ferramenta: web designer, programação, segurança, hospedagem, manutenção, suporte técnico ou licenciamento. Faça orçamentos e defina qual mais se adequa às suas necessidades. 

Para saber mais sobre hospedagem de sites e colocar seu site no ar, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Outro item importantíssimo a ser considerado é o público-alvo da sua marca. Se ele está nas redes sociais, qual o sentido de optar por uma plataforma que não oferece funcionalidades para elas? 

Se você tem um grande estoque e precisa de várias páginas de produtos ou planeja expandir seus negócios, por que escolher uma plataforma com limites baixos de SKU (unidade de manutenção de estoque)? 

Por fim, é importante considerar um host que possa crescer com você. Quanto tráfego espera em seu site? Se está apenas começando, é compreensível que não precise de uma plataforma com muitos recursos.

No entanto, se quer crescer (e a gente imagina que sim!), a sua plataforma poderá expandir-se rapidamente com você? Ela conseguirá lidar com as demandas de tráfego agora e no futuro? Tudo isso deve ser considerado na escolha de uma plataforma de e-commerce.

Dicas rápidas sobre como escolher a plataforma de ecommerce ideal
Dicas rápidas sobre como escolher a plataforma de e-commerce ideal – Fonte da imagem: Gyra +

As melhores plataformas de ecommerce

Agora que você sabe o que deve ser considerado na escolha, trazemos abaixo algumas plataformas de ecommerce para ajudar no processo de decisão. Confira abaixo.

1 – DLoja Virtual

A DLoja Virtual é uma solução oferecida pela HostGator, e entre os seus principais atributos estão a facilidade de criar lojas para qualquer segmento utilizando os templates disponibilizados na plataforma e as diversas aplicações para gerenciar a página do seu negócio.

Todo processo é bem simples: após escolher o seu plano e fazer o cadastro, basta adicionar os produtos, escolher as formas de pagamento a serem utilizadas, indicar as formas de envio dos produtos e começar a vender.

2 – Criador de Sites

Com o Criador de Sites da HostGator, é possível elaborar e publicar tanto sites quanto lojas virtuais com apenas alguns cliques. Contando com visual intuitivo, fácil de usar e em português, o recurso permite personalizar totalmente a página. Portanto, é ideal para qualquer segmento de atuação.

3 – BigCommerce

Muito útil para quem não possui conhecimento de programação, o BigCommerce também é uma das maiores plataformas de ecommerce, ajudando a criar mais de 55 mil lojas, tornando-se uma das mais usadas. É utilizado por empresas de todos os portes, muito útil para quem não possui amplo conhecimento de programação.

Conclusão 

Como você viu, as plataformas de ecommerce ajudam você a expandir sua loja online, automatizando tarefas e liberando seu tempo para que você possa se concentrar em outros aspectos do seu negócio. 

Além das quatro opções abordadas neste artigo, há diversas outras disponíveis no mercado. A plataforma certa para você vai depender do que é valor para o seu negócio. Por isso, escolha com atenção!

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para ajudá-lo a entender a importância dessas plataformas e escolher uma para sua loja virtual.

Para mais conteúdos sobre tecnologia, marketing e negócios, continue acompanhando o blog da HostGator! Não esqueça de compartilhar este conteúdo!

Navegue por tópicos

  • Por que investir em plataformas de ecommerce?

  • Como escolher a plataforma de ecommerce ideal?

  • As melhores plataformas de ecommerce

  • 1 – DLoja Virtual

  • 2 – Criador de Sites

  • 3 – BigCommerce

  • Conclusão 

Tags:

  • Loja HostGator

Larissa Gaspar

✏ Jornalista e apaixonada por ouvir e contar histórias, atua como produtora de conteúdo e tem experiência em marketing e reportagem multimídia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários