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Veja as principais etapas do processo do planejamento para a criação de sites, desde a definição de objetivos até a indexação do sitemap.

O processo de criação de sites é uma tarefa bastante simples. Esqueça aquela história de que é algo complexo e cheio de desafios.

Existe uma estrutura lógica dentro do planejamento de construção de um site, do mesmo jeito que um bolo. Não dá para colocar a cobertura antes de assar a massa, certo?

Com site é a mesma coisa, alguns procedimentos devem ser feitos no começo, enquanto outros são detalhes e precisam ser alocados no final do trabalho. Mas fique tranquilo: temos o caminho certo para ajudar na criação de site!

Então confira tudo o que você precisa saber sobre o planejamento de criação de sites aqui nesse post! Boa leitura!

Antes de tudo, quais são os tipos de site?

Para dar os primeiros passos no processo de criação de sites, é preciso entender um pouco sobre os tipos de página que você pode criar. Confira os principais deles a seguir.

E-commerce

O e-commerce é um site voltado para aqueles que querem trabalhar com vendas online. Logo, ela precisa ter todos os elementos para que o cliente tenha a possibilidade de visualizar o produto que deseja comprar e efetivar a transação após incluir suas escolhas no carrinho.

Site institucional

O site institucional, como o próprio nome deixa claro, é voltado para apresentar uma empresa e todas as suas ações a um determinado público. Geralmente são mais diretos em suas mensagens, e não costumam apresentar elementos que façam referências a vendas – pelo contrário, o foco dessa página é dar ao usuário tudo que ele precisa em termos de informação num único lugar.

Landing Page

A Landing Page é uma página criada com um objetivo específico, geralmente voltada para divulgar um produto ou vender algum serviço. Elas usam vários Call to Action com o intuito de chamar o cliente a realizar uma ação específica, que muitas vezes é a compra do que é oferecido.

Blog

Independentemente do segmento (até mesmo e-commerce), é importante ter um blog para ajudar a trazer mais tráfego orgânico para a sua página principal. Afinal, dentro dele você pode trabalhar vários assuntos que sejam de interesse do seu público, ajudando (e muito) nas estratégias de marketing.

Como planejar o processo de criação de sites

Separamos abaixo algumas informações fundamentais para auxiliar na criação e desenvolvimento de todo o planejamento de produção de um website.

brainstorming no processo de criação de sites

Bom, nosso foco é a pré-execução do site, ou seja, o momento de dar alicerce para a sua construção. Dessa forma, vamos aos passos iniciais e imprescindíveis.

1- Definição de objetivos

Para começar o projeto, é preciso definir a intenção do site. Nada deve ser criado à toa ou sem um propósito definido.

Essa falta de clareza vai reduzir a eficiência na criação do site, permitindo erros totalmente evitáveis.

Sendo assim, é preciso fazer uma reflexão e pensar em respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual público ele pretende impactar?
  2. Que tipo de site será construído? (institucional, blog para conversão de leads, portal de notícias, etc.)
  3. Qual o volume de tráfego planejado?
  4. Qual o volume de informações que o site vai suportar?
  5. Qual a intenção do site? (apresentar uma empresa, vender serviços, informar pessoas, etc.)

Responder essas perguntas vai ajudar muito a dar clareza ao trabalho, permitindo focar nas necessidades do site, sem perder tempo com opções que não fornecem aquilo que o site precisa.

2- Registro do domínio do site

Feita a leitura do cenário no qual o site pretende se encaixar, chega o primeiro procedimento técnico.

Para dar continuidade ao processo de criação de site, você terá que registrar um domínio, ou seja, um nome para a página.

O registro é como uma certidão de nascimento. É ele quem vai assegurar o endereço que você pretende usar, tais como:

  • www.meusite.com;
  • www.meusite.com.br;
  • www.meusite.org;
  • www.meusite.edu.

Para assegurar o domínio é preciso adquiri-lo. Portanto, saiba que é necessário realizar este investimento logo no começo no planejamento.

Registrar o domínio é fundamental para evitar retrabalho. Já imaginou criar todos os conteúdos e elementos estéticos do seu site utilizando um nome e depois perceber que ele já está registrado? É importante garantir o nome da sua marca antes de dar outros passos!

3- Hospedagem de site

Feito o registro, a próxima etapa é encontrar um serviço de hospedagem. Ela é o servidor do site, o “cérebro” por trás das páginas e de seus conteúdos. É lá que ficarão salvos os arquivos, mídias e dados utilizados pelo site. Sem um servidor, a internet não consegue acessar as informações de um site, fazendo com que ele não seja exibido aos internautas.

Isso porque o domínio apenas carrega o endereço do seu site, é na hospedagem que os arquivos ficam salvos e disponíveis online. Então, é imprescindível ter os dois para colocar um site no ar.

Se você ainda tem dúvidas e quer entender de uma vez por todas o que é Domínio e o que é Hospedagem, e quais a diferenças, você está no lugar certo! Assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Sendo assim, tenha em mente quais são as projeções de visitação e tamanho do site antes de fechar a contratação de um serviço de hospedagem.

Outra dica importante: a qualidade do serviço de hospedagem é fundamental para evitar transtornos.

Certifique-se de escolher um bom serviço de hospedagem para ficar tranquilo quanto à disponibilidade do site e a segurança das informações contidas no servidor.

4- Escolha do CMS

O CMS é o sistema responsável por gerenciar os conteúdos armazenados e criados para um site.

Uma ferramenta muito útil para facilitar a vida dos desenvolvedores, especialmente aqueles que não possuem muito domínio em programação.

A escolha do CMS é outra etapa inicial muito importante, afinal, quase tudo que envolve o desenvolvimento do site vai passar por aqui.

Dentre os principais CMS do mercado, destacam-se:

Atenção na hora de escolher o seu CMS! Existem alguns que são focados no desenvolvimento de lojas virtuais, como o Magento e o Shopify. Se a sua intenção não é criar um e-commerce, é melhor escolher outras opções.

O principal CMS atualmente é o WordPress. É possível criar sites incríveis com ele, porém, tanto o Joomla quanto o Drupal são capazes de bater de frente com o WordPress em termos de qualidade.

O que diferencia o WordPress é a quantidade de temas, plugins e a sua comunidade (que é altamente produtiva e colaborativa).

como planejar site

Preciso passar por todas as etapas no processo de criação de sites?

A melhor resposta é: sim e não, tudo vai depender do seu objetivo. Digamos que a única etapa imprescindível vai ser a escolha do CMS.

A versão grátis do WordPress e de outros CMS (como Joomla) oferece um serviço de hospedagem bem modesto e a possibilidade de inserir seu site dentro de um domínio da empresa. Isso resulta em um endereço como: www.meusite.wordpress.com.

Não há nada de errado em usar esse tipo de endereço. Porém, é inegável que sites com domínio próprio apresentam mais credibilidade aos visitantes.

Sendo assim, se o site é para uma empresa ou para um profissional, vale a pena investir no domínio.

Além disso, também é importante contratar o serviço de hospedagem e domínio com uma empresa especialista e confiável. Isso transmitirá mais profissionalismo para quem visitar seu site e você poderá contar com um suporte facilitado com quem realmente entende do assunto.

Fazendo o planejamento do site

Agora que as questões técnicas iniciais foram resolvidas, chegou o momento de planejar o conteúdo e a disposição das informações pelas páginas do site. Confira!

1- Mapa do site

O mapa do site é um guia completo e holístico de todas as páginas que compõem o site.

Ele permite compreender e definir a estrutura hierárquica dos conteúdos, para que eles sigam uma lógica e sejam acessados com facilidade pelos visitantes do site.

O principal objetivo é nortear as informações. Portanto, quanto maior o site, mais importância o mapa terá para a organização, distribuição e planejamento dos conteúdos.

Atenção! Não confunda mapa do site com sitemap para SEO. O sitemap é um arquivo que precisa ser utilizado para otimizar a pesquisa feita pelos bots que varrem os sites e fazem a indexação e ranqueamento das páginas.

O sitemap é muito útil, porém, ele não se encaixa nesse momento, na fase de planejamento. Para saber mais sobre ele, leia o bônus no final do conteúdo!

2- Arquitetura da informação

O mapa do site é o alicerce da arquitetura da informação. Contudo, dentro de cada página isso também deve ser planejado.

A arquitetura da informação aborda como os conteúdos estarão dispostos dentro da estrutura da página.

Na criação de um site, pense em uma página como a sua sala, outra como a cozinha e assim por diante. Cada utensílio e mobília também tem seu lugar reservado, a fim de criar uma ordem no ambiente.

A arquitetura precisa ser feita antes, para que seja possível compreender quais elementos estéticos e conteúdos serão inseridos para criar boas páginas.

Elas devem carregar com uma velocidade adequada e oferecer uma experiência positiva para quem está navegando.

Desenvolvendo a arquitetura das páginas será possível analisar se é preciso dividir um conteúdo grande, agrupar informações em uma única página, adicionar ou retirar elementos (como menus, players de vídeo, espaço para comentários etc) e muito mais.

Como ela pode afetar a quantidade de páginas, é importante ter o mapa do site em mãos, mas com a consciência de que algumas coisas podem ser alteradas no mapa para otimizar a distribuição e a hierarquia.

3- Redação do conteúdo

O que vai estar contido nas páginas do site também pode – e deve – ser planejado. Lembra da primeira etapa?

Nela, é necessário definir o público do site. Sendo assim, o conteúdo deve ser relacionado e aproximado desse público.

Não é aconselhável fazer um site de conteúdo jurídico sem usar jargões ou com uma linguagem coloquial, muito menos um site sobre cultura do skate usando termos formais e com poucas imagens.

Conteúdo é tudo para que seu site seja um sucesso. Outros elementos (como a estética e a organização) também são fundamentais, mas, sem dúvida, um site com um conteúdo ruim ou inadequado às suas expectativas é a pior coisa que um visitante pode encontrar.

Também não deixe de ter em mente o objetivo do site na hora de escolher as informações.

Sites de venda, por exemplo, precisam de muitas imagens para ajudar os consumidores, enquanto portais de notícias precisam de uma boa mescla de imagens e textos para reter a atenção dos visitantes.

Mesmo que não seja você o responsável direto por criar e alimentar os conteúdos de um site, não se esqueça de pontuar:

  • A adequação do público com o conteúdo como algo fundamental;
  • A necessidade de se preocupar com SEO.

Os conteúdos precisam ser otimizados para SEO, o que ajuda a manter o site dentre os primeiros resultados de busca (isso é importantíssimo para que mais pessoas encontrem o seu site na web).

4- Layout

Apresentar elementos estéticos que dialogam com o consumidor é muito importante para um site. O layout precisa conversar com o conteúdo e o público o tempo todo, proporcionando uma identificação.

A escolha das cores, das fontes, das fotos, dos elementos gráficos, tudo isso conta pontos a favor de uma execução de trabalho objetiva.

Em termos estratégicos, o layout também contribui para a conversão de clientes, criando “espaços” de conversão, e para a ampliar a audiência mobile.

Sim, se o site não for responsivo, é bem provável que o acesso via dispositivos móveis seja reduzido, o que vai diminuir as chances de sucesso da página. Isso porque o mobile se tornou a principal forma de acesso no Brasil.

Pense sempre que o design tem como fundamento criar uma experiência positiva para os visitantes. Essa é a verdadeira missão da estética, e não apenas preencher espaços.

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BÔNUS: Indexando o sitemap

Lembra do sitemap? Depois que você já planejou o processo de criação de sites e o colocou no ar, é hora de aprender a fazer este arquivo para envio ao Google. O procedimento deve ser o seguinte:

  1. Escolha as páginas que devem ser rastreadas pelo sistema de busca e defina a versão canônica de cada página (o melhor endereço para cada página);
  2. Selecione o formato do sitemap (arquivo de texto, RSS 2.0 ou Atom 1.0). Você pode produzi-los ou usar uma ferramenta para isso;
  3. Disponibilize o sitemap ao adicionar o arquivo “robots.txt” na programação, ou então envie o arquivo do sitemap para o Search Console.

O processo de criação de sites não é uma tarefa de outro mundo, como muitas pessoas pensam.

Hoje em dia existem ferramentas excelentes para auxiliar nesse trabalho. Além disso, os serviços de domínio e hospedagem estão cada vez mais fáceis de usar e com uma qualidade que só melhora.

Tudo isso contribui mesmo para facilitar a produção de um site, mas sem organização até o uso dessas facilidades pode ser complicado.

Organização é tudo, portanto, planeje bem o site antes de colocar a mão na massa.

Você vai economizar tempo e ganhar eficiência, isso sem falar que seu site vai ficar muito melhor e com uma quantidade pequena (ou nula) de erros.

Como fazer o seu site crescer?

Passado todo o processo de criação de site e o envio das diretrizes para o Google, é bom ficar de olho em alguns aspectos para ajudá-lo a crescer.

Por conta disso, vale a pena observar os seguintes aspectos:

  • Garanta que seu site esteja seguro, por isso tenha certificados SSL e selos de segurança – as opções de hospedagem da HostGator contam com essas verificações;
  • Acompanhe as métricas. De nada adianta colocar um site no ar sem observar dados como números de acesso, taxa de rejeição e coisas do gênero;
  • Nunca deixe de lado o SEO. Essa é a forma mais pura de atrair visitantes para o seu site, por isso esteja sempre de olho em aspectos como a otimização das palavras-chave;
  • Faça das redes sociais suas aliadas. Divulgue as suas ações na rede e interaja com o seu público, pois isso é essencial para fortalecer a sua marca.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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