Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Está escolhendo a plataforma que vai utilizar para criar seu site? Confira 7 vantagens do WordPress, um dos CMSs mais utilizados para a publicação de sites.

Criar um site ou blog não exige mais que você fique horas debruçado sobre códigos.

Hoje, até mesmo quem possui pouco (ou nenhum) conhecimento técnico na área pode criar e gerenciar um site facilmente utilizando sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs) como o WordPress, o Joomla, o Drupal, e uma série de outros disponíveis.

Se você quer uma plataforma relativamente fácil de usar e gerenciar, o WordPress pode ser uma excelente opção. Embora seja direcionada para a criação de blogs, a plataforma tem sido utilizada para a construção de sites de todos os tipos, inclusive para lojas online. 

Confira abaixo 7 razões para criar seu site com WordPress:

1. É fácil instalar e gerenciar um site WordPress

Criar seu site com WordPress:

A HostGator oferece uma instalação simples do WordPress – que leva menos de 5 minutos. A partir da instalação, basta realizar as configurações iniciais, personalizar a aparência e adicionar conteúdo – ações que podem ser realizadas com facilidade, inclusive por usuários com pouco conhecimento técnico.

Gerenciamento e atualização de sites também são simples quando você utiliza o WordPress como plataforma para seu site. A área administrativa do CMS é bem intuitiva e fácil de navegar, permitindo que posts e páginas sejam rapidamente editados.

Dica: se precisar de ajuda com a instalação e passos iniciais, você pode contar com o JumpStart – serviço que oferece atendimento personalizado para acelerar a publicação do seu site WordPress.

2. Possui dezenas de temas disponíveis

Um dos aspectos mais interessantes dos CMSs é que normalmente existe separação entre o projeto do site e seu conteúdo. Isso quer dizer que você pode mudar o tema sem prejudicar o conteúdo, apenas alterando o layout.

Nesta área, o WordPress ganha muito destaque. São centenas de temas gratuitos disponíveis no acervo de temas, e a alteração pode ser realizada rapidamente com apenas alguns cliques.

Além das versões gratuitas, você também encontra muitas versões pagas para sites e/ou projetos mais complexos.

3. É altamente versátil

Criar seu site com WordPress: plataforma versátil

Além do grande número de temas, os plugins são outro destaque do WordPress. No diretório de plugins é possível encontrar aplicações para praticamente qualquer funcionalidade que você busca.

Você encontra plugins para loja online, plugins de segurança, de mídias sociais, de otimização, para gerenciar comentários. Enfim, são centenas de opções. A escolha vai depender das necessidades do seu site.

Uma dica: não abuse do número e sempre verifique se o plugin possui compatibilidade com o tema que escolheu para seu site. Antes de instalar qualquer plugin, lembre-se de analisar se ele é realmente importante, e se não vai comprometer a velocidade de carregamento do site e/ou usar muitos recursos da sua hospedagem.

4. Fácil otimização para mecanismos de busca (SEO)

Wordpress: SEO facilitado

Otimizar seu site para que seja facilmente encontrado e indexado pelos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo hoje é prioridade.

O WordPress possui vários recursos que facilitam a construção do SEO do seu site. Muitos recursos já estão disponíveis no próprio painel de administração do site, como a possibilidade de configurar URLs amigáveis, definir título e descrição para o site e páginas, uso de tags e categorias nas páginas, entre outras funcionalidades.

Para ir além, você encontra plugins valiosos que podem maximizar esse potencial. São várias as opções como, por exemplo, o WordPress SEO by Yoast – considerado um dos mais completos da área.

5. Fácil otimização para dispositivos móveis

Ter um site responsivo ou mobile não é mais um luxo, é uma necessidade. O número de pesquisas realizadas via dispositivos móveis só cresce, e logo deve ser maior que as buscas realizadas via desktop.

Em resumo: se o seu site não é otimizado para visualização via tablets e celulares, você pode perder um percentual significativo de tráfego.

Ao criar seu site com WordPress você encontra diversos temas que já são responsivos (que ajustam automaticamente os parâmetros de exibição do site para atender as dimensões de dispositivos móveis). Se optar por um tema que não tem esta característica, você também encontra plugins (sim, novamente os plugins) que criam uma versão responsiva do seu site em instantes.

6. Muita informação disponível

Criar seu site com WordPress: muita informação disponível

Tutoriais, posts, vídeos tutoriais. Há uma infinidade de informações disponíveis sobre como criar um site com WordPress na internet.

A comunidade WordPress é bem forte e presente no Brasil. Então, boa parte dos tutoriais sobre a plataforma estão disponíveis em português, no Codex Brasil.

Aqui no nosso blog você também encontra vários materiais na categoria WordPress.

7. A plataforma pode ser instalada gratuitamente

Criar seu site com WordPress:  instalação gratuita

Embora você possa pagar por temas e aplicações profissionais (que exigem personalização), a instalação básica do WordPress é gratuita.  Você precisa ter apenas um plano de hospedagem e um domínio ativo.

Em função dessa característica, a plataforma torna-se uma excelente opção para pequenas e médias empresas que estão construindo sua presença online.

Claro, o WordPress tem suas limitações, principalmente se o seu site exige desenvolvimento mais avançado. No entanto, na maioria dos casos, o WordPress representa uma forma rápida e fácil de ter um site profissional rodando rapidamente, sem a necessidade de conhecimento técnico aprofundado.

Como utilizar o Elementor para WordPress

E que tal utilizar o Elementor para WordPress? Uma plataforma fácil e intuitiva para você começar a criar sites profissionais.

Para te ajudar nossos parceiros da Escola de Sites criaram um tutorial com o passo a passo completo. Você vai encontrar desde o processo de instalação do WordPress e Elementor até a publicação de um site web.

Então, preparado para criar seu site com WordPress? Então confira as opções de planos de Hospedagem WordPress e comece agora!

Navegue por tópicos

  • 1. É fácil instalar e gerenciar um site WordPress

  • 2. Possui dezenas de temas disponíveis

  • 3. É altamente versátil

  • 4. Fácil otimização para mecanismos de busca (SEO)

  • 5. Fácil otimização para dispositivos móveis

  • 6. Muita informação disponível

  • 7. A plataforma pode ser instalada gratuitamente

  • Como utilizar o Elementor para WordPress

Tags:

  • Criar Site

Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias digitais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários