Confira dicas sobre como seguir neste ramo e ser bem-sucedido!

Com cada vez mais vagas de trabalho, quem sempre sonhou em trabalhar por conta própria viu uma oportunidade de ganhar dinheiro como redator freelancer. Isso porque as mudanças no comportamento de consumo das pessoas estão transformando a maneira de se fazer publicidade.

Se antes bastava um outdoor ou uma placa com a palavra “promoção” em frente a uma loja, hoje, é necessário gerar algum tipo de valor para seu cliente. Dentro desse cenário, a redação freelancer vem ganhando destaque no mercado, pois é a grande responsável pela execução de uma estratégia de marketing de conteúdo.

A boa notícia é que você não precisa ter uma formação acadêmica na área, apesar de isso ser desejável. Você pode começar estudando as modalidades de escrita como storytelling, copywriting, redação de artigos otimizados em SEO e UX Writing. Além disso, precisa seguir estes 7 passos simples para ter sucesso em sua carreira de redator freelancer.

7 passos para se tornar um redator freelancer de sucesso

Para você se tornar um freelancer redator de sucesso, veja nosso passo a passo e entenda mais sobre o assunto:

  1. Dominar a gramática da língua portuguesa;
  2. Ser criativo;
  3. Ter disciplina;
  4. Cumprir prazos;
  5. Ter uma comunicação clara e fluída;
  6. Divulgar seu trabalho,
  7. Fazer networking.

Tipos de redator freelancer

Veja agora algumas áreas de atuação para redator freelancer que estão em alta no mercado:

Redator publicitário

Ao buscar oportunidades como redator freelancer, vagas como “redator publicitário” podem surgir. Trata-se de um nicho mais focado na produção de conteúdos de marketing, como títulos, anúncios para o Google, e-mails marketing e copy para páginas de vendas.

É um profissional antenado nas tendências do mercado e no que está em alta entre seu público-alvo, como memes ou grandes polêmicas, pois utiliza dessas “ondas” para criar conteúdos atrativos. O objetivo do redator publicitário é engajar e vender, por isso, sua escrita é mais persuasiva e baseada em gatilhos mentais.

Roteirista

Esse redator freelancer pode ser um publicitário, um jornalista e até mesmo um cineasta. O roteirista vai criar conteúdo para vídeos de anúncios, videoaulas, conteúdos para YouTube, entre outros audiovisuais.

Precisa ser uma pessoa com bastante expertise na área, pois roteiros são materiais mais complexos. É necessário, além de escrever o conteúdo com linguagem fluida, pensar em todos os elementos que vão compor o vídeo, como lettering, imagens, trilha sonora, entre outros.

Produtor de conteúdo

Em sites para redator freelancer, também é possível encontrar trabalhos como produtor de conteúdo. Esse profissional vai criar desde peças publicitárias até artigos mais profundos para blogs, escrever notícias e Press Releases, conteúdo de e-mail marketing, páginas de websites e copy para venda de produtos.

O produtor de conteúdo geralmente é aquele profissional mais experiente, multidisciplinar, que possui conhecimento em todos os formatos de escrita. Isso porque precisa ter mais versatilidade para executar esses diferentes tipos de trabalhos.

Revisor

Muito procurado por agências de conteúdo e para trabalhos freelancers em grandes plataformas de marketing. O revisor é responsável por dar uma segunda olhada em textos produzidos por redatores, corrigir erros gramaticais, adicionar informações complementares, links, imagens e qualquer outro material que torne o conteúdo mais rico e relevante para o leitor — e para o Google.

Engana-se quem pensa que revisores possuem menos conhecimento do que redatores. O revisor precisa dominar técnicas de SEO e ter um olhar clínico para tornar os textos mais compreensíveis, além de um português impecável.

Redator de imprensa

Focado na produção de conteúdo mais jornalísticos, como Press Releases, notícias e entrevistas. Geralmente, realiza a função de um jornalista levantando dados e indo atrás de pautas para produção de artigos voltados para mídia digital e impressa. Atualmente, grandes veículos de comunicação preferem contratar um redator freelancer ou comprar matérias avulsas desses profissionais.

O grande diferencial dessa modalidade é que o redator, na maioria das vezes, pode assinar o conteúdo que produziu e ganhar bastante relevância caso seja uma revista ou um jornal de grande circulação. Consequentemente, poderá aumentar o valor cobrado pelo seu serviço.

Construindo sua reputação como redator freelancer

Após saber mais sobre como ser redator on-line freelancer, é preciso também entender mais sobre como construir uma boa reputação no mercado. Como profissional autônomo, com o tempo, você vai perceber que a maior parte dos seus clientes chegarão até você através de indicação.

Além de entregar um trabalho e saber quanto cobrar, um redator freelancer deve também saber sobre a importância da construção da sua imagem no mercado. Além disso, você precisará ter um portfólio para que seus potenciais clientes conheçam seu trabalho. 

Para isso, nada melhor do que ter seu próprio site. O Criador de Sites da HostGator é fácil de mexer e você pode usar templates gratuitos para divulgar seu trabalho na internet. Com ele, você terá um portfólio profissional sem precisar de nenhum conhecimento em programação. Confira!

Assine a nossa newsletter! Receba conteúdos como este no seu e-mail 🙂