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Ter um redirecionamento de página ajuda em diversas questões no site, como experiência do usuário e SEO Venha saber mais sobre Redirect 301.

Com a internet temos mais liberdade para fazer modificações nos conteúdos que produzimos, mas isso não pode ser feito sem antes tomarmos alguns cuidados. Mesmo que alguns procedimentos sejam mais técnicos como o redirecionamento de páginas, é preciso saber como funciona e quais vantagens um Redirect 301 traz para o seu site.

Algumas mudanças no site podem parecer simples como: copiar os arquivos de um servidor para outro ou renomear um arquivo, porém, sem o redirect, se o endereço antigo for acessado vai apresentar o Erro 404. E um erro não é algo que queremos que o usuário encontre no site, não é mesmo? Um redirecionamento de página ajuda em questões de experiência do usuário, resultados de busca e muito mais.

Como funciona um redirecionamento?

Sempre que um servidor web recebe uma requisição, um código de status HTTP é gerado. O mais comum é o 200, ele indica que tudo está funcionando corretamente no site e no servidor, assim o usuário recebe normalmente o conteúdo desejado.

Já o status mais conhecido é o 404 – que indica que uma página não foi encontrada. Muitos fatores podem gerar o famoso Erro 404, incluindo alterações das páginas, e é nesse cenário que o código de redirecionamento 301 trabalha.

De forma simples, o redirect 301 é uma instrução no servidor que informa que uma determinada página agora é outra. Com isso, caso o visitante acesse a página A, ele será automaticamente encaminhado para a página B, pois a página acessada foi movida permanentemente para um novo local.

Quais tipos de redirect existem?

Existem vários tipos de redirects, sendo os principais:

  • Redirect 301: Este é um redirecionamento permanente que instrui os navegadores a atualizar seus links e favoritos para o novo endereço. Ele é usado quando uma página é movida permanentemente para outro URL. Os motores de busca também consideram o 301 como uma indicação de que o conteúdo da página antiga pode ser transferido para o novo URL.
  • Redirect 302: Esse é um redirecionamento temporário que informa aos navegadores e aos motores de busca que a página solicitada está temporariamente indisponível ou que a página foi movida temporariamente para outro URL. Ele é usado quando um site está em manutenção ou quando uma página precisa ser movida temporariamente para outro endereço.
  • Redirect 303: Este tipo de redirecionamento é usado para instruir os navegadores a fazerem uma solicitação GET para o novo URL. Ele é geralmente usado quando um formulário é enviado e o usuário deve ser redirecionado para uma nova página.
  • Redirect 307: Este tipo de redirecionamento é semelhante ao 302, mas é usado quando o redirecionamento é temporário e o método de solicitação original deve ser mantido. Isso é útil quando o usuário está enviando dados por meio de um formulário e a solicitação original deve ser mantida.
  • Redirect 308: Este tipo de redirecionamento é semelhante ao 301, mas é usado quando o redirecionamento é permanente e o método de solicitação original deve ser mantido.

Redirect 301: por que é importante?

As mudanças estão presentes na rotina de um site e os cuidados com procedimentos – como utilizar o redirecionamento 301, por exemplo – é fundamental. Através do código de redirect é possível encaminhar o visitante de uma página antiga para a nova, sem perder o tráfego, ranking ou autoridade.

O redirect 301 é importante quando falamos nos algoritmos dos mecanismos de busca, pois podem existir inúmeras páginas que contêm links para outras e os robôs de busca não saberão se a página foi movida ou não. Ter essas referências é fundamental para o ranqueamento da página.

Assim, o redirecionamento de página ajuda a orientar os robôs quando ocorre alguma alteração. Esse redirect transfere a autoridade da página antiga para a nova, incluindo Pagerank – que é a pontuação da página levando em consideração os links que apontam para ela (e perder essa relevância não é uma boa ideia quando falamos em SEO).

Enfim, além de uma boa prática de SEO, o uso do redirecionamento é uma ideia para melhorar a experiência do usuário – já que diminui o risco de apresentar o Erro 404.

Quando devo usar um Redirect 301?

Enquanto o redirect 302 é para redirecionamentos temporários, o redirect 301 é para alterações permanentes como, por exemplo:

  • Migração de arquivos e páginas: o redirect 301 é fundamental quando você precisar migrar arquivos ou páginas de local.
  • Troca de domínio ou migração do site: em casos de troca de domínio, redirecionar todos os arquivos de um domínio para outro é a solução para não perder relevância.
  • Página que não existem mais: em casos de lojas virtuais que algum produto não será mais vendido é recomendável fazer um redirect para uma página com produtos relacionados, por exemplo, ou em blogs que um conteúdo não está atualizado mas há outro semelhante.
  • Evitar conteúdo duplicado: o Google valoriza conteúdos exclusivos e diversificados para aparecer no resultado de busca – o que torna a busca por conteúdos duplicados uma das preocupações de SEO.

Como fazer o redirecionamento?

É preciso ter conhecimento técnico para configurar o redirect 301, pois só é viável acessando os arquivos do seu servidor, e a maneira como o redirect é feito depende da linguagem de programação e o banco de dados do seu site. Veja mais informações neste link.

Após configurar, faça testes para garantir que tudo está funcionando corretamente. Nesse aspecto, usar o Google Webmaster Tools pode ser de grande ajuda.

Como os mecanismos de busca entendem um Redirect 301?

Sites com muito conteúdo duplicado e excesso de páginas de erro podem ser rebaixados pelos robôs do Google, que valorizam a experiência do usuário para ranquear seu site.

Por isso, quando um usuário acessa o endereço antigo mas é direcionado para uma página nova, o Google entende e valoriza o site novo da mesma forma que faria com o antigo, além de atualizar a rota da página em seus bancos de dados de maneira definitiva.

O redirect 301 ajuda em diversas questões no site, como SEO, experiência do usuário e mais. Sempre que necessário, aplique em seu site também!

Como criar um redirect no cPanel

O cPanel é a ferramenta de gerenciamento de hospedagem utilizada na maioria dos servidores comercializados aqui na HostGator. O redirecionamento de domínio no cPanel é uma ferramenta que permite redirecionar um domínio para outro. Quando o redirecionamento é configurado, o servidor web envia uma resposta de “301 – Movido Permanentemente” para o navegador do visitante, informando que o conteúdo agora está disponível em outro local.

Isso é útil quando se tem vários domínios que apontam para o mesmo site ou quando se deseja redirecionar um domínio para um URL específico. Para configurar o redirecionamento no cPanel, basta acessar a seção de “Redirecionamentos” e definir as opções de redirecionamento desejadas. Confira no vídeo abaixo como realizar esse procedimento

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu o que é o redirect 301 e como configurar um em seu site.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

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  • Como funciona um redirecionamento?

    • Quais tipos de redirect existem?

  • Redirect 301: por que é importante?

  • Quando devo usar um Redirect 301?

  • Como fazer o redirecionamento?

  • Como os mecanismos de busca entendem um Redirect 301?

  • Como criar um redirect no cPanel

  • Considerações Finais

Tags:

  • Domínios
  • Hospedagem de Sites

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

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