Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você sabe quais são as causas do erro 429? Aprenda nesse artigo o que é e como solucionar! Tempo estimado de solução: 7min

Quando se navega na internet, as chances são de que, uma hora ou outra, você perceba algum problema e receba uma mensagem de erro. Como usuário ou proprietário de um site, talvez você já tenha visualizado uma mensagem de erro 429 ou ERR_TOO_MANY_REDIRECTS ao tentar acessar uma página.

Isso é muito comum porque os sites saem do ar, a conexão com a rede pode ser perdida temporariamente e os links quebram. Como proprietário de site ou profissional de marketing, você precisa estar preparado para essas situações, evitando que seu SEO seja afetado.

Nesse artigo você vai entender sobre o que é como surge o erro 429 e também como resolvê-lo. Vamos lá?

O que é o erro 429?

O erro 429 é um código de status de resposta HTTP que indica que o usuário excedeu o limite de solicitações que podem ser enviadas num determinado período de tempo.

Quando acessamos um site, realizamos diversas solicitações ao servidor que hospeda o domínio requisitando o conteúdo do site. Para evitar que o servidor se sobrecarregue, ele limita um número máximo de requisições por determinado tempo e quando usuários ultrapassam esse limite, o servidor retorna o código HTTP 429 invés do conteúdo requisitado.

Dessa forma, o servidor consegue poupar seus recursos evitando uma sobrecarga que afetaria outros serviços importantes como registro de logs, DNS, e-mails. Normalmente, esse código não pedirá apenas ao usuário para parar de enviar solicitações, mas também especificará quando ele poderá enviar outra solicitação. 

Por que o erro 429 acontece?

Independentemente de como o erro aparece, ele sempre significa a mesma coisa: um usuário ou um fragmento de código sobrecarregando o servidor com muitas solicitações.

Embora a resposta 429 possa parecer punitiva, na verdade, ela é uma medida de proteção contra usuários que abusam de forma acidental — ou intencional — dos recursos do servidor. 

Os servidores são projetados para evitar sobrecargas, sejam elas de backup ou solicitação. Assim, ao controlar o número e o tempo das solicitações, os limites de taxa evitam problemas.

Essa restrição é um recurso de proteção da maioria das APIs consumíveis. Se você já colocou água num funil de maneira muito rápida, percebeu que o funil acaba cedendo e transborda, certo?

A limitação de solicitações evita exatamente isso. O erro 429 HTTP acontece quando a solicitação é interrompida, antes que surja um problema. Além do mais, você pode notar que APIs maiores e mais usadas, como Instagram ou Twitter, têm limites de taxa mais rígidos.

Veja alguns exemplos da principais causas para um erro 429:

  • Acesso massivo de usuários em determinado domínio;
  • Má otimização de recursos da página de um site;
  • Excesso de redirecionamento na página;

Como solucionar o erro 429?

O erro 429 pode ser gerado por diversas causas, por isso, existem algumas soluções que você pode aplicar para tentar corrigir este problema. Em algumas situações, o problema pode desaparecer sozinho, já em outras, como as causadas por complicações com um plugin ou ataques de Negação de Serviço (DDoS), você precisará ser pró-ativo para resolver o erro.

Essas são algumas das possíveis soluções para o erro 429:

  1. Espere para enviar outra requisição;
  2. Limpe seu cache;
  3. Faça menos solicitações;
  4. Implemente uma interrupção exponencial;
  5. Defina seu próprio limite de tentativas;
  6. Desative seus plugins;
  7. Mudar para um tema padrão;
  8. Altere o URL de login;
  9. Entre em contato com seu provedor de hospedagem;

Confira a seguir essas soluções em detalhes:

Espere para enviar outra requisição

A maneira mais fácil de corrigir um erro HTTP 429 é aguardar o envio de outra solicitação. 

Muitas vezes, esse código de status é enviado com um cabeçalho “Repetir após”, que especifica um período de espera antes de enviar outra solicitação. Ele pode especificar apenas alguns segundos ou minutos. Por isso, tenha paciência! 

Limpe seu cache

Às vezes, o retorno 429 que o servidor do site emite já normalizou, porém, seu navegador pode continuar apresentando a tela de erro por conta do cache. Nessas situações o indicado é realizar a limpeza do cache para garantir a normalidade no acessa a página.

Confira o artigo como limpar o cache do navegador.

Faça menos solicitações

Parece óbvio, mas a maioria das APIs está bem documentada e dirá exatamente quais chamadas de API são limitadas pelo número de solicitações por período de tempo. Se você ler a documentação e fizer alterações em seu código, script ou aplicativo para garantir que ele nunca faça mais do que X chamadas a cada Y tempo, você terá resolvido o problema!

Implemente uma interrupção exponencial 

Se um cabeçalho “Repetir após” não for enviado e você não souber quanto tempo esperar antes de tentar, uma boa dica é implementar um teste de “atraso exponencial”. 

Usando essa abordagem, seu aplicativo não repetirá imediatamente uma solicitação com falha. Em vez disso, ele executará uma série de tentativas com tempos de espera progressivamente maiores entre cada tentativa. Quando a solicitação for finalmente aprovada, você saberá qual tempo de espera ou taxa é aceitável.

Defina seu próprio limite de tentativas

Quando o limite de tentativa é excedido, as solicitações do servidor ou da API serão geralmente descartadas.

Embora essa abordagem seja usada com mais frequência por APIs ou plataformas de terceiros para evitar que aplicativos clientes excedam seus limites, também pode ser útil para limitar seu próprio consumo de APIs de terceiros ou recursos de servidor. 

Essa é uma ótima ideia se você estiver usando uma API cara, como a API do Twitter, e não quiser exceder sua política de uso.

Desative seus plugins

Os plugins de WordPress mais conhecidos por causar erros 429 são os de segurança e os que forçam redirecionamento por HTTPS. Esses plugins tendem a enviar uma grande quantidade de solicitações ao servidor e ultrapassar seu limite de taxa e, com isso, causar um status HTTP 429.

A maneira mais rápida de verificar se um plugin está causando o problema é desabilitar todos os plugins ativos em seu site. Se o erro desaparecer, significa que foi um plugin o culpado pelo erro 429. Confira abaixo um vídeo tutorial de como desativar plugins mesmo sem acesso ao painel de administrador do WordPress.

Mudar para um tema padrão 

Se o plugin não é a causa do erro, tente desativar o tema do seu site. A única maneira de verificar se o tema é a causa do erro é desativá-lo de forma manual e mudar para um tema padrão. Se um tema é o que está causando o HTTP erro 429, tente buscar outro tema para seu site.

Altere o URL de login 

Mesmo que as chances de invasão sejam pequenas, é algo que pode acontecer. Por via das dúvidas, altere seu URL de login padrão do WordPress.

Entre em contato com seu provedor de hospedagem

Entrar em contato com seu provedor de hospedagem é sempre uma opção para qualquer erro em seu site. Se você tentou as soluções acima, mas continua vendo o erro 429, é possível que a causa seja seu servidor e não seu site. 

Também é possível que seu host esteja bloqueando solicitações de serviços ou plataformas específicas de terceiros, como o Google Search Console, que envia muitas solicitações a sites. 

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu sobre o que é e quais as causas do erro 429 e também 9 soluções para contornar este problema.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é o erro 429?

  • Por que o erro 429 acontece?

  • Como solucionar o erro 429?

    • Espere para enviar outra requisição

    • Limpe seu cache

    • Faça menos solicitações

    • Implemente uma interrupção exponencial 

    • Defina seu próprio limite de tentativas

    • Desative seus plugins

    • Mudar para um tema padrão 

    • Altere o URL de login 

    • Entre em contato com seu provedor de hospedagem

  • Considerações Finais

Tags:

  • Criador de Sites

Larissa Gaspar

✏ Jornalista e apaixonada por ouvir e contar histórias, atua como produtora de conteúdo e tem experiência em marketing e reportagem multimídia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários