Apps-online-para-edição-de-fotos

Saiba como editar fotos para site com estes 5 apps online

terça-feira, 7 de abril de 2020 | Comentários

Escrito por

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Quantas vezes você já ouviu a frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Apesar de ser antiga, parece ainda mais atual no mundo digital, aumentando a necessidade de aprender a editar fotos para site.

Empresas que desejam transmitir uma mensagem não devem se contentar com qualquer imagem. Ela deve ser de qualidade e ser capaz de transmitir uma ideia. Afinal, pesquisas mostram que o nosso cérebro é capaz de processar 60 mil vezes mais rápido uma imagem do que um texto.

E os dados não param por aí: 60% dos consumidores consideram contatar uma empresa quando a imagem aparece nos mecanismos de busca. Além disso, quem possui blog, saiba que artigos com esse recurso obtêm 94% mais visualizações.

Você vai ver neste conteúdo

  • 5 dicas para editar fotos para seu site
  1. Preste atenção na qualidade das imagens
  2. Escolha o tipo de arquivo certo
  3. Tenha um estilo próprio de fotos
  4. Edite a foto de forma a se encaixar no que você precisa
  5. Mantenha um espaço em branco entre as imagens
  • 5 apps de edição de fotos que você precisa conhecer
  1. BeFunky
  2. Fotor
  3. Pixlr
  4. Aviary
  5. Canva

5 dicas para editar fotos para site

Agora que você entendeu a importância de ter boas imagens, é hora de aprender como editar fotos para o site. Confira abaixo 5 dicas práticas e nossas sugestões de aplicativos que tornam esse processo rápido e eficiente.

Boa leitura!

1. Preste atenção na qualidade das imagens

A qualidade das fotos é tão importante quanto saber como editá-las. Isso porque elas agregam valor ou contexto ao seu conteúdo e ainda elevam a qualidade do seu site como um todo. Além disso, elas ajudam a fazer com que seu visitante permaneça mais tempo na página. Logo, aumentam as chances de conversão.

Dependendo do segmento, pode ser necessário contratar um fotógrafo profissional para obter imagens específicas sobre o produto ou serviço. Mas, de forma geral, é possível encontrar conteúdo online, gratuito e livre de direitos autorais para download.

Alguns sites que vale a pena você explorar são:

2. Escolha o tipo de arquivo certo

Essa dica não é específica sobre editar fotos para site, mas ela influencia diretamente nesse processo, visto que modifica a qualidade das imagens. Os formatos de arquivo PNG e JPEG são os mais utilizados, porém poucas pessoas sabem ao certo qual a diferença entre eles.

  • Formatos PNG costumam ter maior qualidade mas são mais pesados, porque contêm mais cores e dados de imagem. Logo, é indicado para quem precisa fazer trabalhos extensos de edição. Em contrapartida, para fotos simples, pode apenas deixar o site mais lento;
  • JPEG geralmente apresenta qualidade mais baixa, mas costuma ser suficiente para a maioria das imagens. Ela conta com menos cores e, em caso de grandes edições, a foto poderá ficar com aspecto borrado ou pixelado. É o formato mais utilizado para fotos em sites atualmente.

Isso significa que, se você precisa de imagens detalhadas ou que precisam passar por grandes edições, como cortes, o ideal é optar pelo PNG.

Agora se você precisa apenas de fotos para postar diretamente nas redes sociais, o JPEG cumpre bem a função.

3. Tenha um estilo próprio de fotos

Na hora de editar fotos para o site, lembre-se de criar um estilo padrão que combine com a sua marca e que se fixe à mente do consumidor.

Você pode utilizar cores diferentes para definir o humor, por exemplo.

  • Tonalidades vibrantes, como laranja e amarelo, estão associadas a energia e descontração;
  • Já o azul e roxo são mais leves e relaxantes. Adicione essas cores às fotos para passar aos visitantes uma sensação de tranquilidade e sutilidade.

Você pode, ainda, criar uma narrativa com as fotos. Nas redes sociais, existe o chamado efeito mosaico, em que uma foto é “cortada” e disposta em vários posts, permitindo que todos os detalhes sejam visualizados.

4. Edite a foto de forma a se encaixar no que você precisa

Não basta encontrar imagens de qualidade e seu trabalho está finalizado. É preciso saber o que você quer transmitir com elas e, assim, editar as fotos para seu site.

Imagine que você encontrou uma foto de todo o Champ de Mars, mas o seu foco é falar apenas sobre a Torre Eiffel. Ao invés de mantê-la no seu formato original, recomenda-se cortar a imagem destacando exatamente a torre para facilitar o entendimento do visitante.

Neste caso, lembre-se de optar por um arquivo no formato PNG para não perder qualidade.

5. Mantenha um espaço em branco entre as imagens

Outra dica muito útil para editar fotos para site é deixar um espaço em branco entre elas para evitar confusão. Essa estratégia de design web faz com que você atraia a atenção do visitante exatamente para o que deseja.

Além disso, o espaço em branco cria a sensação de elegância e minimalismo, orientando o olhar do leitor. Você pode incorporar essa dica também nas redes sociais. Para isto, adicione bordas.

Agora que você aprendeu a editar fotos para site, vamos dar 5 dicas de ferramenta de edição que irão lhe ajudar a produzir boas fotos no cotidiano.

5 apps de edição de fotos que você precisa conhecer

1. BeFunky

Quem nunca usou um editor de imagens certamente vai se identificar com o BeFunky. Trata-se de uma ferramenta com interface intuitiva que permite aplicar efeitos de forma simples e rápida.

Entre as suas vantagens, destaca-se o fato de permitir importar imagens do computador e a possibilidade de se integrar ao Google Drive ou Dropbox.

app-be-funky-editor-fotos

2. Fotor

O Fotor é uma ferramenta gratuita de edição de imagens que permite retocar a cor, adicionar textos e aplicar efeitos diversos.

Um dos recursos diferenciados que ele oferece é o de combinar três fotos em uma única imagem, mantendo a melhor luz e o tom de cada uma.

Completamente em português, ele também possui uma versão paga profissional, que conta com mais recursos disponíveis.

app-fotor-editor-fotos

3. Pixlr

O Pixlr é um dos programas de edição online que está a mais tempo no mercado. Disponível em duas versões, uma para dispositivo móvel e outro para web, possui recursos diversos, como:

  • Esponja;
  • Pincel;
  • Correção de olhos vermelhos;
  • Aplicar efeitos especiais.

Por contar com um layout simples e intuitivo, pode ser utilizado até pelos usuários que possuem conhecimentos básicos sobre o assunto.

app-pixlr-edito-fotos

4. Aviary

Trata-se de um aplicativo para editar fotos para site que conta com diversos recursos parecidos com os do Instagram, como:

  • Recortes;
  • Moldura;
  • Efeitos;
  • Iluminação;
  • Adesivos.

Criado pela Adobe, o photo editor está disponível para download para smartphones que tenha Android e iOS.

app-aviary-editor-fotos

5. Canva

Outro editor de fotos online muito utilizado é o Canva. Essa ferramenta também permite criar gráficos e materiais diversos, como:

  • Panfletos;
  • Cartão de visita;
  • Convites;
  • Logotipo.

Ele, inclusive, traz diversos modelos que podem ser editados e adaptados a cada negócio.

app-canvas-editor-fotos

Se além de editar fotos para site você deseja aproveitar o poder dos vídeos aprenda agora mesmo a produzir um vídeo de sucesso para YouTube!

Gostou do nosso artigo e não quer perder mais nenhum conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado.


Tags:, ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar