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Depoimentos de clientes são uma potente ferramenta de prova social. Pesquisas mostram que clientes ficam 63% mais propensos a realizar compras em sites que possuam avaliações reais em seus produtos.

O levantamento também mostrou que 11% delas gastam mais em lojas que possuem boas avaliações e depoimentos de clientes.

A prova social é o fator mais importante dentro de uma estratégia de depoimento de clientes para aumentar a conversão em vendas.

Neste artigo você vai aprender como conseguir depoimentos de clientes e também algumas estratégias para ter avaliações mais qualificadas, aumentando suas chances de vender mais!

Como conseguir depoimentos de clientes

Persuadir o cliente a responder a pesquisa de satisfação ou deixar um comentário num produto, muitas vezes, não é uma tarefa tão simples.

As pessoas simplesmente não têm tempo ou não veem a importância dessa dinâmica para a loja.

O que você pode fazer para coletar depoimentos de clientes sobre seu produto ou serviço em passos simples é o que vamos te mostrar agora.

Quer convencer seu cliente a deixar um comentário? Bom, existem diferentes maneiras de fazer isso, mas as mais eficientes são:

Encaminhe um e-mail perguntando ao cliente o que achou do seu produto

Alguns dias após o recebimento do produto em sua casa ou da compra em loja física, envie um e-mail personalizado ao seu cliente.

Convém perguntar se está tudo certo com o objeto, como foi a entrega e um feedback geral sobre a experiência de compra.

Para o encorajar a responder, você pode oferecer a ele algum desconto na próxima compra, caso a avaliação seja realizada. Segundo pesquisa da E-consultancy, esta estratégia pode aumentar 400% o número de depoimentos de clientes em seu site.

Oferecer um conteúdo de valor relacionado ao produto

Uma outra forma de influenciar o leitor a dar seu depoimento, além do desconto, é oferecer um conteúdo de valor junto ao e-mail da pesquisa de satisfação.

Pode ser alguma resenha do produto que ele adquiriu, como um vídeo no Youtube, ou um artigo falando mais sobre as funcionalidades do produto ou serviço adquirido.

Ofereça uma prova social

Mostre ao cliente outros depoimentos de clientes sobre o produto que ele acabou de comprar para o encorajar a fazer sua própria avaliação.

Pode ser através de um e-mail com perguntas sobre as impressões do produto e alguns comentários feitos por outros usuários.

Qualificando os comentários

É possível qualificar as respostas positivas sobre seu produto ou serviço, selecionando os clientes mais frequentes do site, por exemplo.

Aqueles que possuem participação mais ativa nas avaliações da loja também são bons candidatos para esta estratégia.

Para identificá-los, você vai avaliar itens como número de compras, tempo que realiza compras no site, quantidade de depoimentos fornecidos e o total gasto no período.

Dessa forma, é possível elaborar um e-mail mais focado para estes clientes.

Oferecer um desconto para a próxima compra é uma excelente abordagem, mas ressaltar que ele é especial para a marca e buscar formas de o recompensá-lo é infalível.

Esses são os seus clientes VIP e será mais fácil conseguir comentários positivos vindo deles.

Seja específico e se aproxime do cliente

Uma outra técnica usada para conseguir depoimentos de clientes mais qualificados é fazer perguntas específicas na avaliação – pensadas para atingir diretamente sua dor ou a principal utilidade do produto, por exemplo.

Pedir algo exclusivo também vai ajudar a incrementar a prova social do produto, como uma foto ou vídeo a respeito. As redes socias são um excelente canal para fazer isso.

Falaremos mais adiante sobre isso.

Usar a mesma linguagem que você gostaria de receber os depoimentos de clientes ao elaborar a pesquisa de satisfação é uma técnica para conseguir aquele tom de voz convincente em suas avaliações.

Use as Redes Sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas tanto para encontrar quanto para divulgar depoimentos de clientes.

Faça uma pesquisa sobre seu produto e veja o que os clientes estão comentando sobre ele.

Canais no Youtube são ricos em conteúdos como resenhas e unboxing de produtos, mas o Instagram e o Facebook também podem render bons resultados.

Esta prática vai ajudar a fortalecer o relacionamento entre a marca e seus clientes, pois você pode aproveitar a oportunidade para interagir com eles através de comentários e mensagens privadas.

Encontrados depoimentos positivos, é possível compartilhá-los nas redes oficiais e também usá-los em algumas copy para conteúdos do site, blog ou e-mail marketing, por exemplo.

Agora que você já conhece as técnicas para conseguir mais depoimentos de clientes não deixe de acompanhar os resultados e fazer a manutenção dos seus comentários.

Conseguir uma boa imagem para um produto ou serviço é uma tarefa que demanda dedicação e tempo, mas os resultados a longo prazo são mais consistentes quando há planejamento e uso do marketing adaptado as estratégias do seu negócio.

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Tags:

  • divulgação
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Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

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