Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você quer melhorar o desempenho dos sites que cria para ter uma performance melhor no Google? Existem vários aspectos que interferem no posicionamento de um site, mas neste post vamos abordar mais a parte de programação. Portanto, se você quer aprender mais sobre SEO para desenvolvedores aproveite as dicas e comece a aplicá-las em seus […]

Você quer melhorar o desempenho dos sites que cria para ter uma performance melhor no Google? Existem vários aspectos que interferem no posicionamento de um site, mas neste post vamos abordar mais a parte de programação. Portanto, se você quer aprender mais sobre SEO para desenvolvedores aproveite as dicas e comece a aplicá-las em seus projetos web.

O que é SEO e por que é importante?

O termo SEO significa Search Engine Optimization e na prática é uma série de técnicas que podem ser usadas para otimizar o desempenho nos mecanismos de busca. Os sites com melhor performance tendem a ser exibidos nos primeiros resultados na busca do Google, Yahoo, Bing e outros buscadores. Portanto, se você espera que os seus projetos apareçam quando alguém procurar no Google, é melhor ficar de olho no SEO.

Um dica, antes de colocar a mão na massa, é planejar o SEO de cada etapa do site, para evitar eventuais refações e ajustes que possam ser dispensáveis. Para garantir a boa performance dos sites que você desenvolver é fundamental acompanhar um planejamento. Essa simples ação pode contribuir para um bom posicionamento a longo prazo. Por isso, o conhecimento de SEO para desenvolvedores é fundamental.

Quais aspectos de SEO considerar para criar um bom site?

É possível que o SEO ainda seja um assunto um tanto inusitado para os desenvolvedores. Afinal, são profissionais acostumados com lógica de programação, basta um comando e tudo pode mudar. No entanto, o SEO não funciona assim. As ações planejadas e alterações feitas podem levar alguns dias, talvez semanas e até meses para alcançar o resultado esperado.

Quem define qual será o resultado de uma determinada busca é um algoritmo. Como esse mecanismo de classificação muda constantemente, a recomendação é dedicar uma atenção especial aos seguinte fatores:

  • linguagem de programação;
  • velocidade do site;
  • estrutura de URLs;
  • consistência de navegação;
  • compatibilidade mobile.

O conteúdo também é um quesito que tem muito valor no ranqueamento. Mas, como o foco deste post é SEO para desenvolvedores, vamos deixar este fator um pouco de lado. Porém, isso não significa que ele não seja importante. Se quiser entender mais sobre a influência do SEO no conteúdo sugerimos a leitura dos posts: “Como garantir a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca” e “7 dicas de SEO para o seu blog”.

5 dicas práticas de SEO para desenvolvedores

1. Sitemap.xml

O mapa do site facilita a navegação dos usuários e dos robôs, no caso do sitemap.xml. A recomendação de SEO para desenvolvedores é usar o sitemap para indicar a hierarquia das páginas internas de um site. Para melhorar o rastreamento a recomendação é:

  • <priority> use para indicar a importância de uma página
  • <changefreq> use para sugerir a frequência com que a página é modificada
  • <lastmod> use para sinalizar a data da última alteração

Além disso, é importante ressaltar que o sitemap.xml deve conter todas as URLs do site. Se o site for muito grande, é válido automatizar a criação do arquivo, mas lembre-se de usar tag de abertura e fechamento e especificar o namespace.

2. HTTPS

A preocupação com a segurança na web é cada vez maior. Por isso, é fundamental desenvolver sites em HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro), que certifica aos visitantes (e robôs) que estão num ambiente seguro. Além disso, os sites sinalizados como seguros têm uma taxa de rejeição menor entre os usuários, o que é bem visto pelos algoritmos.

3. Tag de título

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Quando o assunto é SEO para desenvolvedores a tag de título é responsável por gerar uma boa experiência. A tagé usada como referência nos resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs), guias dos navegadores de internet, nas redes sociais e nos favoritos. Portanto, jamais deixe a tag de título em branco, priorize as palavras-chave, que descrevem a página, e não ultrapasse 70 caracteres.

4. Mobile

Outro tópico que deve ser abordado, são os sites responsivos. A experiência positiva em equipamentos mobile também favorece o bom desempenho no SEO. A criação de sites mobile não tem nenhum segredo, a lógica é a mesma de um site tradicional, o que muda é a navegação do usuário, que deve ser considerada. Outra dica relevante é usar a tag meta viewport para indicar ao navegador as dimensões de ajuste da página, de acordo com o dispositivo de acesso.

5. Velocidade de carregamento

Lembra que citamos que SEO não é uma ciência exata, os fatores de ranqueamento podem mudar. Porém, a velocidade de carregamento é um dos fatores mais acertados para ter um bom posicionamento. Procure desenvolver sites que rodem com o menor tempo de carregamento possível. E, sempre que for avaliar a velocidade de um site verifique na versão mobile e desktop. Se quiser algumas dicas, aqui no blog tem um post que indica 5 ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento de um site.

Essas são apenas algumas dicas de SEO para desenvolvedores, existem outros aspectos que também devem ser considerados. E, como no SEO tudo muda muito rápido é importante se manter sempre atualizado sobre o assunto. Inclusive, podemos voltar a abordar este tema num próximo post e você pode contribuir deixando suas dúvidas abaixo.

Navegue por tópicos

  • O que é SEO e por que é importante?

  • Quais aspectos de SEO considerar para criar um bom site?

  • 5 dicas práticas de SEO para desenvolvedores

    • 1. Sitemap.xml

    • 2. HTTPS

    • 3. Tag de título

    • 4. Mobile

    • 5. Velocidade de carregamento

Tags:

  • SEO

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários