Ouça o conteúdo do post clicando no player abaixo! Engana-se quem imagina que basta criar um site de vendas online para alcançar boas posições no Google e atrair visitantes. Para obter tráfego orgânico, é essencial entender e adotar estratégias de SEO para sua loja virtual. SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que pode […]
Ouça o conteúdo do post clicando no player abaixo! Engana-se quem imagina que basta criar um site de vendas online para alcançar boas posições no Google e atrair visitantes. Para obter tráfego orgânico, é essencial entender e adotar estratégias de SEO para sua loja virtual. SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização para motores de busca. O trabalho de SEO técnico envolve diversas melhorias que visam garantir o rastreamento, indexação e renderização eficientes. Existem diversas maneiras de se chegar ao primeiro lugar no Google e a principal delas é com uma estratégia SEO efetiva. Logo, se você está pensando em criar um negócio em 2020, fique atento nas nossas dicas! Separamos 8 pontos importantes sobre SEO para loja virtual que farão a diferença no seu negócio!

Qual a importância de uma estratégia SEO para loja virtual?

É um erro comum achar que SEO para e-commerce visa somente atrair mais visitantes para o site. Esse é apenas um dos objetivos deste trabalho. A estratégia é essencial para que o negócio ganhe visibilidade à longo prazo. Devido aos critérios cada vez mais rigorosos, estar nas primeiras posições do Google é sinônimo de credibilidade. Logo, se a empresa adotar as estratégias adequadas, consegue se manter sempre visível e a marca passa a ser facilmente reconhecida. O SEO para lojas virtuais também permite captar visitantes altamente qualificados e com potencial de conversão. O cliente também ganha benefícios com as técnicas de SEO para loja virtual, porque elas priorizam a experiência do consumidor. Para continuar aparecendo nos resultados, por exemplo, um site precisa estar:
  • Atualizado;
  • Organizado;
  • Seguro;
  • Com navegação intuitiva.
Desta forma, melhorar o SEO traz benefícios para todas as partes envolvidas. Os comerciantes conseguem elevar suas vendas, fortalecer sua marca e gerar tráfego orgânico para suas lojas virtuais. Enquanto o cliente tem à disposição um portal atrativo e que oferece fácil acesso aos produtos.

8 dicas de estratégia SEO para loja virtual de sucesso

1. Fazer pesquisa e otimização de palavras-chave

Pesquisar palavras-chave é o primeiro passo de qualquer estratégia SEO para loja virtual. Encontre quais termos as pessoas mais utilizam ao buscar produtos relacionados ao seu e-commerce. Existem algumas ferramentas de pesquisa de palavra-chave que realizam esse trabalho de forma automática e, portanto, agilizam o processo. Uma delas é o Planejador de Palavras-chave do Google, que é gratuito para quem possui conta no Google Ads.

2. Cadastro dos produtos na loja virtual

Ao cadastrar novos produtos, é essencial que a URL, o título e o descritivo da página sigam as boas práticas de SEO. Todos eles devem conter as palavras-chave previamente pesquisadas para facilitar as buscas. A descrição do produto para loja virtual deve ser o mais completa possível. Adicione, por exemplo:
  • Tamanho;
  • Cor;
  • Material;
  • Modelo
Além disso, utilize imagens leves, pois elas são carregadas facilmente e, portanto, não prejudicam a velocidade do site como um todo – outro fator relevante dentro da estratégia SEO para loja virtual. [insert_link frase=”Veja também:” href=”https://www.hostgator.com.br/blog/descricao-de-produto-para-loja-virtual/?utm_source=blog&utm_medium=post_seo_loja_virtual&utm_campaign=hostgator_blog” title=”5 dicas para criar uma descrição de produto incrível para sua loja virtual” target=”_blank”]

3. Cadastrar a loja no Google Search Console

O Google Search Console permite monitorar a performance das lojas virtuais no buscador. Ele disponibiliza informações como:
    • Palavras-chave mais usadas por pessoas que acessam seu e-commerce;
    • Erros de rastreamento;
    • Sites que estão linkando para a sua loja.
Com esses dados, é possível saber onde se está errando e promover os ajustes necessários para melhorar o ranqueamento.

4. Criar uma conta no Google Analytics

O Google Analytics é essencial em uma estratégia SEO de loja virtual porque permite acompanhar o comportamento dos usuários dentro do site. Algumas das informações que é possível obter são:
  • Quantidade de visitantes;
  • Quantas páginas cada pessoa acessou;
  • De onde eles vieram;
  • Tempo médio que cada visitante ficou na loja;
  • Taxa de conversão;
  • Dispositivo que cada um utilizou para acessar o portal.

5. SEO on-page

SEO on-page são otimizações nos conteúdos das páginas de um site, como:
  • Meta title,
  • Meta description,
  • Imagens,
  • Conteúdo do próprio texto.
Essa estratégia auxilia a obter tráfego segmentado e relevante, garantindo que as pessoas que acessam a página via buscadores sejam potenciais consumidores de qualidade.

6. Otimização mobile

Como a forma de acessar os conteúdos na rede mudou, o algoritmo do Google está oferecendo ranqueamento mais alto para os sites adaptados aos dispositivos móveis. Isso significa que, se a estratégia SEO para loja virtual não inclui uma experiência rápida e tranquila para usuários mobile, a marca será penalizada pelo Google. Consequentemente, não estará aparecendo nos resultados considerados mais atrativos. É importante ter em mente que melhorar o SEO pensando em dispositivos móveis não significa colocar o conteúdo em tela menor. Ao montar uma loja virtual, pense no design, para que seja fácil encontrar os produtos, e garanta a velocidade de abertura da página. [insert_link frase=”Veja também:” href=”https://www.hostgator.com.br/blog/tudo-sobre-seo-para-mobile/?utm_source=blog&utm_medium=post_seo_loja_virtual&utm_campaign=hostgator_blog” title=”Tudo o que você precisa saber sobre SEO para mobile” target=”_blank”]

7. Link building

O link building melhora o SEO porque mostra aos mecanismos de busca que o conteúdo é relevante. É possível acrescentar dois tipos de links: Internos: aumenta o tráfego do próprio blog/site com conteúdo relacionado. Externos: costuma ser utilizado para comprovar dados e pesquisas que corroborem com o conteúdo ou como forma de guest posting, onde empresas trocam links para as duas se beneficiarem. Uma dica: não caia na tentação de acrescentar muitos links de sites de má qualidade. Além de não obter o tráfego desejado, ainda há o risco de penalização pelo Google.

8. Conteúdo para blog

Os mecanismos de busca gostam de conteúdo novo, pois indica que o site é relevante, ativo e que pensa no cliente.  Logo, uma estratégia de marketing digital que oferece resultados positivos também para lojas virtuais é ter um blog. Isso porque ele captura tráfego de busca com palavras-chave de cauda longa. O blog permite que sejam criados artigos com temas diversos e de interesse do público-alvo. Isso dá ao consumidor mais de uma forma de encontrar seu site e razões para retornar. Se você ainda está na fase de planejamento do seu negócio, confira as principais tendências e-commerce 2020 e, ainda, como criar uma loja virtual com WordPress WooCommerce.