O SEO para restaurantes é usado para que seu cliente, ao fazer uma busca, tenha uma dúvida sanada ou uma demanda atendida pelo site do seu restaurante.

No ranking do Google vão aparecer os sites que atenderem a dois fatores principais:

  • Conteúdo de qualidade
  • Conteúdo com as palavras-chaves buscadas pelo cliente

Uma vez que seu site seja indexado, isto é, seja reconhecido pelo motor de busca e entre em sua “biblioteca de sites”, seu restaurante está pronto para ranquear em pesquisas do Google.

Os esforços de SEO para restaurantes irão se concentrar nesse processo de ranqueamento, por isso, nesse artigo, vamos entender:

  • O que é SEO?
  • Por que é importante ter um site para o seu restaurante?
  • A segmentação das principais palavras-chave
  • Por que você deve ter um site responsivo?
  • A importância de manter as informações da sua empresa atualizadas

O que é SEO?

Antes de entender o SEO para restaurantes é importante desvendar o conceito de SEO.

SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para motores de busca.

Essa otimização é um conjunto de estratégias e ferramentas que fazem com que o seu site seja ranqueado no Google ou em sites de buscadores semelhantes.

Com isso, o site do seu restaurante pode ser a resposta para uma busca que o seu cliente fizer.

E o melhor: sem você precisar pagar nenhum tipo de anúncio!

A função da otimização para esse contexto é usar as melhores técnicas e práticas de SEO para posicionar um site de restaurante no Google.

Por que é importante ter um site para o seu restaurante?

As vantagens de ter um site são inúmeras, a começar pela possibilidade de trabalhar o SEO para restaurantes e aumentar a sua visibilidade e vendas com uma presença ativa na internet.

Também existem outros benefícios:

  • É uma vitrine aberta 24 horas por dia para o seu restaurante
  • Aumenta a visibilidade do seu negócio. Por exemplo, uma pessoa de outra região poderá encontrar o seu site, se encantar e visitar o seu restaurante
  • Estabelece autoridade online e aumento de credibilidade
  • Cria relacionamento com o cliente por meio de conteúdos e também de atendimento online
  • Aumenta os pedidos do seu empreendimento através do SEO para restaurantes, vídeos de receitas, anúncios e etc

Para criar um site para restaurantes você pode usar o WordPress ou o Criador de Sites.

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A segmentação das principais palavras-chave

Esse é um dos fatores mais importantes para garantir um bom ranqueamento através do SEO para restaurantes.

Palavras-chave são as frases e termos que os clientes usam para fazer as suas buscas, e o seu conteúdo deve utilizá-los.

Podemos ter como exemplo um restaurante especializado em comida japonesa. Ele poderá ser encontrado por diversos termos:

  • restaurante japonês
  • restaurante japonês + nome da cidade do local
  • restaurante japonês + nome do bairro do local
  • restaurante japonês delivery
  • restaurante japonês entrega
  • comida japonesa
  • rodízio japonês vegetariano

Nos exemplos citados foram usadas palavras-chaves (com dois termos) e palavras-chaves de cauda longa, que são as frases com mais de três palavras.

É importante entender essa diferença, pois no segundo caso, as buscas trazem um público mais nichado.

As variações de palavras-chaves de SEO para restaurantes são infinitas.

Para um bom ranqueamento, o ideal é escolher as mais procuradas pelos usuários na internet.

Para selecionar as melhores keywords para o seus textos, use alguma ferramenta de pesquisa de palavras-chaves, como o Google Keyword Planner, Ubersuggest ou SEMrush.

Por que você deve ter um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que possui a capacidade de mudança de acordo com o tamanho da tela de visualização, como computadores, smartphones ou tablets.

Quando falamos em SEO para restaurantes, um site responsivo também determinará a sua posição no ranking do Google por dois motivos:

  • Atenderá aos critérios dos motores de busca: que colocam em melhor posição sites de restaurante que se adaptam a dispositivos móveis
  • Será amigável para que seu cliente navegue em qualquer dispositivo que escolher

Se você já tem um site e pretende iniciar o SEO para restaurantes, você poderá acessar a ferramenta do Google que realiza o teste de compatibilidade com dispositivos móveis.

Dessa forma, ele irá analisar se o seu site corresponde a esses critérios ou não.

A importância de manter as informações da sua empresa atualizadas

Criar seu site, fazer boas descrições e gerar conteúdo é apenas uma parte do SEO para restaurantes.

A busca por um local para comer está relacionada a saber onde ele está também em sua forma física.

Por isso, informações como nome do local, endereço e telefone devem ser consistentes em todas as plataformas online em que o seu estabelecimento estiver cadastrado.

Os dados devem estar rigorosamente iguais em qualquer diretório da internet, no seu site, no Google Meu Negócio, nas páginas de redes sociais como Facebook e Instagram, e outros.

O nome do estabelecimento deve ter uma atenção especial para que não seja entendido pelos buscadores como empresas diferentes, entenda:

Se o nome do seu negócio em seu site é Okane Restaurante Japonês e em outro local da internet está como Okane Restaurante Oriental o Google entenderá que são negócios distintos. Isso acarretará na diminuição do seu alcance, então não cometa esse erro!

Para saber mais sobre as vantagens e como inscrever o seu restaurante no Google Meu Negócio acesse o curso grátis Boas Práticas para um Negócio na Internet do Collabplay. 

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