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O crescimento dos acessos na internet fez o comportamento do consumidor mudar muito. Quando alguém precisa encontrar um negócio, logo corre para a internet, raras exceções insistem em usar métodos mais antigos. O uso da tecnologia significa que ser encontrado ficou mais simples e rápido, mas nada adianta sem um site atrativo. Quem deseja ter […]

O crescimento dos acessos na internet fez o comportamento do consumidor mudar muito. Quando alguém precisa encontrar um negócio, logo corre para a internet, raras exceções insistem em usar métodos mais antigos. O uso da tecnologia significa que ser encontrado ficou mais simples e rápido, mas nada adianta sem um site atrativo.

Quem deseja ter uma excelente visibilidade online, atrair clientes e gerar vendas precisa de um site atrativo, não importa se a venda ocorre online ou offline. Mas o que exatamente faz um website amigável para o consumidor, gerando visitas no local ou vendas?

A resposta é uma combinação de fatores, que você aprenderá no checklist deste artigo.

Por que ter um site atrativo é importante?

Quem procura uma clínica médica espera encontrar um prédio limpo, bem conservado e com a manutenção em dia. Se a expectativa for quebrada e o paciente chegar a um lugar sujo, com paredes rachadas e em péssimo estado de conservação, a confiança será quebrada. O mesmo ocorre quando uma empresa não tem um site atrativo.

Muitas pesquisas no Google acabam frustradas porque a falta de um bom layout ou problemas técnicos impedem o usuário de encontrar a informação que precisavam. Um bom site chama a atenção e mostra um pouco das suas competências profissionais.

Mesmo que você não trabalhe criando sites, o cliente deve ter a sensação de que está vendo sua vitrine. Ainda mais importante que gerar confiança: quando o website funciona adequadamente as conversões sobem.

Sem um site atrativo para o usuário, é difícil conseguir resultados satisfatórios para o negócio. Você corre o risco de perder clientes e até de diminuir sua visibilidade digital. Por isso, é tão importante aprender a começar a aplicar as boas práticas ensinadas neste conteúdo.

Passo a passo para um site atrativo

Não importa se a intenção é anunciar seu site no Google ou, simplesmente, aparecer mais vezes em pesquisas locais, um site atrativo é pré-requisito. Fazendo cada um dos itens do checklist abaixo, você terá um site de qualidade, capaz de ajudá-lo a ser encontrado e converter clientes.

1. Conteúdo adequado para o público

De que adianta ter um site extremamente otimizado e com ótimo design se não existe um motivo para seu público acessá-lo? Suas publicações precisam ser excelentes e ter uma boa frequência para manter o site relevante.

Na realidade, não existe uma quantidade perfeita de posts por mês para o site. Cada tipo de público reage de forma diferente. Além de fazer testes, é necessário definir uma regularidade para posts, com conteúdo de qualidade.

2. Mapa do site

Mesmo sites com um excelente layout precisam de uma espécie de guia para ajudar usuários a encontrar o que precisam rapidamente. É para isso que existe o mapa do site. Alguns desenvolvedores até tentam eliminá-lo para encontrar um design mais clean, mas isso dificulta a usabilidade.

Existem plugins WordPress que te permitem criar um mapa do site rapidamente e ainda ajudam o usuário a navegar através de suas informações. Além de conseguir um site atrativo, o uso de um mapa também melhora a indexação nas ferramentas de busca.

3. Navegação simples e rápida

Quando alguém diz que o site precisa ser único, elegante e bonito, algumas pessoas entendem que ele precisa quebrar padrões. Certamente, não é necessário ter algo idêntico ao de concorrentes, mas padrões são interessantes por um motivo: facilitam o uso.

Para conseguir um site atraente, você precisa deixar o layout simples e intuitivo. O comum é manter a marca da empresa no canto superior esquerdo, botões de navegação também à esquerda e menu na barra superior.

Inovar é possível, mas não é relevante se isso atrapalhar a navegação. Se quiser fazer um teste, deixe uma pessoa que não entende nada sobre o site acessar e veja suas reações.

Se ela demorar mais que 10 segundos para saber onde encontrar cada seção, está na hora de modificar esse layout para conseguir um site atrativo.

4. Site responsivo para dispositivos mobile

Os smartphones e outros dispositivos mobile, como tablets, estão se tornando parte cada vez mais importante na vida do brasileiro. De acordo com pesquisa da Deloitte, 92% dos cidadãos possuem ou usam smartphones. Ou seja, provavelmente boa parte do seu público se conecta através deles em algum horário do dia.

Hoje em dia, ter um site atrativo e otimizado para mobile não é uma opção. Se um cliente visitar seu site e não conseguir navegar no seu dispositivo, as chances de abandono são muito altas.

A recomendação é que sites sejam otimizados para o uso em dispositivos mobile desde a programação ou escolha do tema. Quem usa WordPress tem acesso a dezenas de temas que já vêm com otimização e prontos para usar. Escolha um deles e aproveite as melhorias no seu site!

5. Velocidade de carregamento

De acordo com o Google, os itens que fazem um site ficar entre os primeiros lugares nos resultados de busca favorecem a retenção de usuários. A ideia é apresentar resultados que entregam o conteúdo procurado e também deem uma boa experiência. Algo que longos períodos de carregamento certamente não entregam.

Ainda segundo o Google, a média de carregamento de uma página em smartphones é de 15 segundos. Isso é um tempo longo, considerando que 53% dos usuários abandonam uma página depois de esperar apenas 3 segundos.
Então faça os testes e pense com cuidado, você tem um site atrativo no quesito velocidade de carregamento?

Portanto, otimizar o carregamento do seu site é questão de sobrevivência. Além de aumentar as chances de ser encontrado em uma das ferramentas de busca mais relevantes hoje em dia, você também consegue melhorar a permanência do usuário.

Se o seu problema for nesse tópico, talvez esteja na hora de considerar uma mudança. A hospedagem para loja virtual ou outros tipos de site precisa ser de qualidade para garantir bom tempo de carregamento e evitar instabilidades no servidor. Confira seu plano de hospedagem atual e compare com alternativas para descobrir o que pode ser melhorado.

Para descobrir rapidamente a velocidade do site você pode usar o PageSpeed Insights. A ferramenta do Google é gratuita e muito útil para quem está em busca de um site atrativo.

6. Imagens e gráficos de qualidade

Encontrar imagens para usar na web está ficando cada vez mais fácil. Existem bancos de imagens pagos e gratuitos que oferecem imagem de alta qualidade, com download rápido e preços acessíveis. Além disso, já não é mais impossível conseguir fotos próprias de qualidade sem gastar uma fortuna.

Se for possível, use fotos próprias de qualidade para gerar maior conexão com o público. O mesmo se aplica para gráficos e vídeos para criar um site atrativo. Eles precisam ser de alta qualidade, autênticos e úteis para seus usuários.

Seguindo as dicas acima, você conseguirá criar um site atrativo para sua empresa ou negócio. Os usuários agradecem e as ferramentas de busca também te dão um empurrãozinho, ajudando na visibilidade online. Pronto para começar? Agora é só usar esse checklist no seu site!

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  • Por que ter um site atrativo é importante?

  • Passo a passo para um site atrativo

    • 1. Conteúdo adequado para o público

    • 2. Mapa do site

    • 3. Navegação simples e rápida

    • 4. Site responsivo para dispositivos mobile

    • 5. Velocidade de carregamento

    • 6. Imagens e gráficos de qualidade

Tags:

  • otimização

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

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