Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O que é streaming de áudio e como criar a sua rádio online

Streaming de áudio: saiba como criar a sua rádio online

Compartilhe:

O streaming de áudio é a transferência de sons via internet. Com um serviço de streaming é possível criar uma rádio online, para transmissão exclusiva pela web. Basta escolher um plano de hospedagem adequado para garantir a qualidade de suas transmissões.

O streaming de áudio é a transferência de sons via internet. Com um serviço de streaming é possível criar uma rádio online, para transmissão exclusiva pela web. Basta escolher um plano de hospedagem adequado para garantir a qualidade de suas transmissões.

Você já pensou em criar sua própria rádio online? Já compartilhamos ideias de como ganhar dinheiro na internet, como criar cursos online e agora chegou a vez de explicar o que você precisa para criar sua própria rádio. Com o streaming de áudio é possível fazer transmissões segmentadas, como rádios corporativas, educativas, musicais, entre outras.

Um estudo publicado pela Kantar Ibope Media aponta que a rádio é um meio de comunicação com audiência em todas as classes sociais e idades. Portanto, é um mercado muito promissor para quem deseja gerar negócios. A pesquisa indica que 3,1 milhões de pessoas escutam rádio durante o deslocamento entre dois lugares, e os telefones celulares favorecem essa transmissão móvel.

3 vantagens de usar o streaming de áudio

1. Simultaneidade

Uma das principais características do rádio é possibilitar que as pessoas desempenhem outras atividades enquanto acompanham a programação. Segundo a pesquisa que citamos anteriormente 23% das pessoas revelaram que escutam rádio e usam a internet ao mesmo tempo. Sendo assim, o streaming de áudio pode ser uma ótima alternativa para atrair o público que já usa a internet habitualmente.

2. Alcance ilimitado

As rádios AM e FM operam em frequências que têm uma limitação geográfica, enquanto o streaming de áudio tem um alcance ilimitado. O ouvinte não precisa estar num raio de 50 ou 100 quilômetros para ouvir a sua programação. Tendo conexão com a internet o ouvinte da sua rádio pode estar no outro lado do mundo.

3. Baixo investimento

O investimento para criar uma rádio online usando o streaming de áudio é relativamente baixo. Além da hospedagem da sua rádio web, você também vai precisar de um provedor de internet, um computador e talvez um microfone, dependendo da programação. Como 32% dos ouvintes declaram prestar atenção à publicidade, você pode rentabilizar horários na programação para veicular anúncios comerciais.

Como criar uma rádio online em 3 passos

Com o streaming de áudio é muito fácil de colocar a sua rádio online no ar. Listamos abaixo os principais passos para você perceber que ingressar neste negócio não é nenhum bicho de sete cabeças.

1. Organização do conteúdo

Antes de começar sua rádio, pense no seu público. Esquematize todas as suas ideias iniciais em uma planilha: com quem você gostaria de falar? Como será sua programação? Qual o conteúdo que você gostaria de transmitir? Faça um rascunho do tempo de duração de cada playlist ou programa, esquematize por horário e depois, diariamente, e até, semanalmente, se preferir. Tente manter a organização e preencher todos os dias, para um maior controle. Assim, você consegue categorizar suas playlists de áudio e pensar em maneiras criativas de coloca-las na programação. Conteúdo autoral e versatilidade podem ser o seu diferencial e chamariz, procure sempre alternar suas playlists, boletins, podcasts e transmissões em geral.

2.Programação

Faça a programação da sua rádio criando as playlists da sua rádio online. Você também pode usar as funções que permitem automatizar a programação da rádio. Isso significa que você pode deixar o streaming de áudio trabalhando para você. E, enquanto faz outras atividades, a sua rádio permanece no ar. Quando desejar, essa função pode ser desabilitada e você pode ter um DJ ao vivo para comandar a programação em dias ou horários específicos.

3. Adicione as músicas ou áudios MP3

Depois de seguir os passos acima você pode finalmente adicionar as músicas ou áudios que irão embalar a programação da sua rádio. Você não precisa necessariamente tocar só música, a programação pode ter notícias, bate-papos, debates, dicas, etc. Basta que os arquivos estejam no formato MP3.

E aí, gostou da ideia de ter a sua própria rádio online? As possibilidades são inúmeras, desde criar a rádio online institucional para empresas, como escolas de idiomas, academias de ginástica ou supermercados, até simplesmente se tornar um criador de conteúdo, para compartilhar a sua opinião, inspirar outras pessoas ou divulgar projetos e causas. Você pode, por exemplo, criar uma rádio online para cobrir a próxima copa do mundo. Que tal?

Navegue por tópicos

  • 3 vantagens de usar o streaming de áudio

    • 1. Simultaneidade

    • 2. Alcance ilimitado

    • 3. Baixo investimento

  • Como criar uma rádio online em 3 passos

    • 1. Organização do conteúdo

    • 2.Programação

    • 3. Adicione as músicas ou áudios MP3

Tags:

  • rádio

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários