Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja como o FTP pode ajudar transferindo arquivos, as vantagens desse processo e tudo o que você precisa saber para realizá-lo!

De tempos em tempos estamos transferindo arquivos para colegas de empresa ou mesmo para outras instituições, e o FTP pode ser uma excelente opção para isso.

Nesse post, vamos explicar como a transferência via FTP funciona e dar algumas sugestões de serviços que você pode usar nesse processo. E acredite: é bem mais simples do que parece.

Antes de tudo, o que é FTP?

Se você não está familiarizado com esse termo, a sigla FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos). Ele nada mais é que um protocolo de rede com a possibilidade de transferir qualquer arquivo entre o seu computador e um servidor.

Por permitir enviar os arquivos de maneira prática e versátil, acabou se tornando bastante importante na internet. Graças a ele, aqueles que trabalham com criação, desenvolvimento e muitas outras frentes que dependem do envio rápido de dados acabam transferindo arquivos de um jeito muito mais seguro e dinâmico.

Outro ponto positivo do FTP é que você dificilmente vai esbarrar em problemas referentes a tamanho do arquivo, tendo em vista que qualquer arquivo pode ir para o servidor. Posteriormente, basta enviar o link que será gerado para as pessoas que precisam baixá-lo e concluir o processo.

Histórico do FTP

Desenvolvido na década de 1970 pelo estudante de engenharia elétrica Abhay Bhushan, o File Transfer Protocol (ou Protocolo de Transferência de Arquivos) é um tipo de mensageiro, ou seja, ele transporta arquivos entre computadores pela internet.

Através do FTP, você pode mandar arquivos para outra máquina ou armazená-los em um servidor FTP. 

O objetivo é melhorar a segurança da transferência de arquivos, já que, naquela época, a internet se tornava mais acessível e o uso de computadores domésticos crescia. Em conclusão, desencadeou um aumento no número de transferências de arquivos entre uma máquina e outra.

Como o FTP é um protocolo que realiza a troca de arquivos pela internet, dessa forma, ele é um “paralelo” do que hoje conhecemos como Cloud Computing.

O protocolo de transferência de arquivos, mesmo inventado há quase 50 anos, é usado até hoje, principalmente por quem administra domínios.

Como funciona um FTP?

Todo o processo por trás do envio dos arquivos via FTP envolve basicamente dois “personagens”: o cliente e o servidor.

Nesse processo, cliente é o computador que garante a conexão para acesso aos dados que estão hospedados na rede. Já o servidor é a outra máquina que atua como o ambiente virtual e recebe a solicitação para a transferência dos arquivos armazenados nele.

Dessa forma, para obter os arquivos você precisa seguir um procedimento bem simples. Primeiro é preciso instalar um programa que consiga acessar o servidor FTP (como as opções que indicamos mais abaixo), e depois entrar com os dados necessários do endereço em que se encontra o arquivo que deseja baixar.

Caso queira, também pode recorrer ao FTP para fazer um backup dos seus dados, o que pode ser bastante útil em formatações. Claro, essa pode ainda ser uma saída apenas para um armazenamento de algo a médio ou longo prazo, com a vantagem de que não é necessário se preocupar tanto com invasões, usuários maliciosos e coisas do gênero.

transferir arquivos

Vantagens de utilizar o FTP

Além dos pontos já mencionados anteriormente, ressaltamos aqui mais algumas vantagens de utilizar o sistema para armazenar e realizar ações transferindo arquivos.

Disponível a qualquer momento

Uma das vantagens de recorrer ao FTP é que seus arquivos estarão disponíveis a qualquer momento do dia. Basta usar suas credenciais de acesso e tudo estará lá, a alguns cliques de distância.

Envio de vários diretórios

Dada a sua forma de armazenamento, você tem a possibilidade de enviar diretórios e documentos inteiros de uma vez. Isso economiza tempo, além de permitir aos interessados realizar apenas um download para obter tudo que precisam.

Facilidade no uso

Mesmo para quem não é do ramo da tecnologia, usar o FTP é algo bem simples, seja para baixar arquivos ou até mesmo para enviar seus diretórios para o servidor. Bastam apenas algumas tentativas para que você já domine tudo que é mais importante na ferramenta.

Segurança

Por fim, um dos pontos mais importantes é a segurança. Por mais que seus arquivos estejam disponíveis na rede, você pode configurar um login e senha e enviá-lo apenas aos interessados, mas também é impossível incluir criptografias SSL e TSL para aumentar os níveis de proteção dos dados.

transferir arquivos

Qual FTP utilizar quando transferindo arquivos

Agora que você já sabe como o FTP funciona, daremos abaixo algumas sugestões para que você transferir arquivos dessa maneira.

FileZilla

O FileZilla é o cliente FTP mais famoso do mundo. Além de ser bem leve, ele permite a utilização de menus amigáveis e a chance de arrastar seus dados em duas árvores de gerenciamento.

Somado a isso, ele vem com a versatilidade de ser usado tanto no Windows quanto no Linux por ser um programa de código-fonte aberto. Isso, somado a alguns outros fatores, fazem dele uma excelente escolha para qualquer pessoa.

Cute FTP

O Cute FTP é uma ferramenta bastante intuitiva para quem deseja utilizar um cliente de interface simples. Entretanto, é válido mencionar que estamos diante de um software pago, mas é possível testá-lo sem nenhum tipo de taxa por 30 dias até decidir se realmente pretende investir em uma assinatura.

Smart FTP

Outra indicação que apresentamos aqui para a transferência de arquivos do seu site é o Smart FTP. Um dos diferenciais dele é o fato de trazer um editor de texto integrado, além de outras funções que certamente vão ajudar a transferir seus arquivos de uma maneira rápida e eficaz.

Curtiu as nossas dicas? Compartilhe suas opiniões no espaço mais abaixo destinado aos comentários, e aproveite para ver outros conteúdos aqui no blog da HostGator.

Navegue por tópicos

  • Antes de tudo, o que é FTP?

  • Histórico do FTP

  • Como funciona um FTP?

  • Vantagens de utilizar o FTP

    • Disponível a qualquer momento

    • Envio de vários diretórios

    • Facilidade no uso

    • Segurança

  • Qual FTP utilizar quando transferindo arquivos

    • FileZilla

    • Cute FTP

    • Smart FTP

Tags:

  • ftp
  • Servidor VPS

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários

  • hostgatorbrasil

    Postado em 08 Agosto, 2017

    Olá Juliano, tudo bem? Entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico no chat :)

  • Juliano Gomes

    Postado em 08 Agosto, 2017

    Preciso usar as imagens para o marketeplace da B2W e walmart, gostaria de saber como faço para que a url comece com o "https://"

  • hostgatorbrasil

    Postado em 09 Maio, 2017

    Olá Vini, tudo bem? A transferência finalizou com sucesso? Precisa de alguma ajuda? Fico à sua disposição :)

  • vini

    Postado em 07 Maio, 2017

    estou fazendo a transferencia pela primeira vez. via filezila do blog em WP. esta levando media de 5 horas? é isso mesmo? uso internet fibra 30mb!

  • hostgatorbrasil

    Postado em 24 Abril, 2017

    Olá Hermeson, tudo bem? Não corre o risco de perder o conteúdo. Ao transferir os arquivos via ftp você apenas faz uma cópia e não remove da origem. Qualquer dúvida, sigo à disposição.

  • Hermeson Silva

    Postado em 21 Abril, 2017

    Olá, tenho uma dúvida quanto aos arquisvos na pasta public_html, coloquei um site no ar via ftp, porém gostaria de importa o banco de dados e os arquivos ftp para outro computador, lembrando que a plataforma e o wordpress, transferindo os arquivos da pasta public para o outro computador corre risco de perder o conteúdo ? Desde ja agradeço pela atenção!

  • Gleison Lima

    Postado em 22 Março, 2017

    Obrigado! Já consegui resolver com a ajuda do suporte!

  • hostgatorbrasil

    Postado em 22 Março, 2017

    Olá Gleison, tudo bem? A equipe de suporte técnico pode te ajudar melhor nessa questão, entre em contato pelo link: https://www.hostgator.com.br/atendimento Sigo à disposição para te ajudar

  • Gleison Lima

    Postado em 21 Março, 2017

    Boa noite. Criei um usuário novo de ftp e preciso subir imagens para a hospedagem para poder usá-las na web. Como devo fazer o upload destas imagens e obter os url's das mesmas? Grato desde já.

  • hostgatorbrasil

    Postado em 08 Dezembro, 2016

    Olá Alex, tudo bem? Nossa equipe de suporte pode te ajudar nessa dúvida, acesse o canal de atendimento em: https://www.hostgator.com.br/atendimento :) Agradeço seu contato.

  • Alex Rodrigues

    Postado em 08 Dezembro, 2016

    olá. Minha dúvida é: como salvo os arquivos do meu site para fazer a transferencia deles para o filezilla. Só preciso disse para por meu site no ar

  • hostgatorbrasil

    Postado em 24 Novembro, 2016

    Olá Bethania, tudo bem? Agradeço seu contato. O link com o tutorial para migrar seu blog do Wordpress é esse: http://faq.hostgator.com.br/content/64/422/pt-br/como-migrar-seu-blog_site-do-wordpresscom-para-o-wordpressorg.html Se tiver alguma dúvida no processo, estamos à disposição :)

  • Bethania Davies

    Postado em 24 Novembro, 2016

    Bom dia, não sei se entendi o artigo então vai minha pergunta. Já tenho meu blog pronto no WP gratuito, com o template personalizado, etc. Agora adquiri meu domínio na hostgator e gostaria de importar o template e o conteúdo da maneira como está no gratuito. Já fiz isso em um domínio antigo que tive na hostgator porém não me lembro do procedimento completo.. Sei que devo baixar o Wp no computador e acessar uma pasta de ficheiro mas não me lembro.. poderiam me enviar o link de um passo a passo?

  • hostgatorbrasil

    Postado em 28 Setembro, 2016

    Olá Roberto, tudo bem? Você procurou ajuda do nosso suporte? Acredito que eles podem te dar o antídoto ;) Acesse o link e envie um e-mail para a nossa equipe: https://www.hostgator.com.br/atendimento Qualquer dúvida, nos chame.

  • Roberto Figueredo

    Postado em 28 Setembro, 2016

    Olá! Vejo que aqui é um murinho de lamentações. Pois bem... Aqui vai minha dor de cotovelo, que está me tirando o sono. Não consigo mais instalar (Subir - Eta nominho filho da outra!) o Wordpress nem com talhadeira. O Quickinstall e o outro meio automatizado me dão a mesma resposta "c:/fakepath/wordpress etc." lá no finalzinho do envio, debaixo da barrinha com rebolado de parafuso. Acontece que nem tenho o disco "c:" de que fala. Assim, o que me parece é que Drácula ou Mosferatu está pondo despachos de macumbeiros em minha rota. Alguém conhece antídoto para isso? Se tiver, por favor, mande umas gotinhas. Ou diga o tipo de reza braba para exorcizar vampiros. Obrigado!

  • hostgatorbrasil

    Postado em 27 Julho, 2016

    Olá Alex! Os dados de acesso ao FTP são enviados no e-mail de boas-vindas, que você recebe no momento da contratação do plano. Qualquer dúvida você também pode entrar em contato com nosso suporte ou conferir os tutoriais de ajuda na nossa FAQ: http://faq.hostgator.com.br/. =)

  • alex arruda

    Postado em 26 Julho, 2016

    Ola entao os dados q preciso para configurar o ftp no caso do filezilla eu encontro dentro do hostgator dae? digo a senha q pede e os outros dados na hora de conectar no servidor!

  • hostgatorbrasil

    Postado em 26 Junho, 2015

    Olá Mari! Para que visualize da forma correta é necessário que você inclua os arquivos do seu site na pasta public_html, sem nenhuma pasta adicional. Caso tenha transferido para a pasta correta, verifique se os arquivos estão "soltos" na public_html, ou se levou alguma pasta junto. A visualização que você informa possivelmente ocorre em função da criação de um pasta dentro da public_html. Caso tenha alguma dúvida adicional, fique à vontade para entrar em contato com nosso suporte. :)

  • Mari Alencar

    Postado em 25 Junho, 2015

    Olá, eu consegui fazer a transferência via Filezilla, mas não consigo fazer com que a bendita URL fique http://meusite/pasta, fica ftp.meusite/pasta. Como eu faço para mudar isso?

  • hostgatorbrasil

    Postado em 19 Setembro, 2013

    Agradecemos a dica Og! Vamos incluir sua sugestão na nossa lista de conteúdos interessantes para o blog. A interação com nossos leitores é muito importante. Então, se tiver novas dicas e sugestões, por favor, compartilhe com a gente!

  • og

    Postado em 19 Setembro, 2013

    Que a paz de Cristo esteja com vcs e suas famílias. O artigo é bom, mas precisaria ser completado. O articulista parte da premissa de quem está baixando o programa entende muito bem de transferência de arquivos. No meu caso, sou da geração X, e tenho mais dificuldades de entender o esquema de transferência de arquivos via FTP. Agora mesmo estou tentando instalar o Enterspie Emeil Market. Mas como está difícil. Creio que se vocês criassem um tutorial passo a passo seria excelente. Eu seria o aluno numero 1. Forte abraço. Og souza http://www.ceteonline.combr