Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

ftp

Compartilhe:

Veja como o FTP pode ajudar transferindo arquivos, as vantagens desse processo e tudo o que você precisa saber para realizá-lo!

De tempos em tempos estamos transferindo arquivos para colegas de empresa ou mesmo para outras instituições, e o FTP pode ser uma excelente opção para isso.

Nesse post, vamos explicar como a transferência via FTP funciona e dar algumas sugestões de serviços que você pode usar nesse processo. E acredite: é bem mais simples do que parece.

Antes de tudo, o que é FTP?

Se você não está familiarizado com esse termo, a sigla FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos). Ele nada mais é que um protocolo de rede com a possibilidade de transferir qualquer arquivo entre o seu computador e um servidor.

Por permitir enviar os arquivos de maneira prática e versátil, acabou se tornando bastante importante na internet. Graças a ele, aqueles que trabalham com criação, desenvolvimento e muitas outras frentes que dependem do envio rápido de dados acabam transferindo arquivos de um jeito muito mais seguro e dinâmico.

Outro ponto positivo do FTP é que você dificilmente vai esbarrar em problemas referentes a tamanho do arquivo, tendo em vista que qualquer arquivo pode ir para o servidor. Posteriormente, basta enviar o link que será gerado para as pessoas que precisam baixá-lo e concluir o processo.

Histórico do FTP

Desenvolvido na década de 1970 pelo estudante de engenharia elétrica Abhay Bhushan, o File Transfer Protocol (ou Protocolo de Transferência de Arquivos) é um tipo de mensageiro, ou seja, ele transporta arquivos entre computadores pela internet.

Através do FTP, você pode mandar arquivos para outra máquina ou armazená-los em um servidor FTP. 

O objetivo é melhorar a segurança da transferência de arquivos, já que, naquela época, a internet se tornava mais acessível e o uso de computadores domésticos crescia. Em conclusão, desencadeou um aumento no número de transferências de arquivos entre uma máquina e outra.

Como o FTP é um protocolo que realiza a troca de arquivos pela internet, dessa forma, ele é um “paralelo” do que hoje conhecemos como Cloud Computing.

O protocolo de transferência de arquivos, mesmo inventado há quase 50 anos, é usado até hoje, principalmente por quem administra domínios.

Como funciona um FTP?

Todo o processo por trás do envio dos arquivos via FTP envolve basicamente dois “personagens”: o cliente e o servidor.

Nesse processo, cliente é o computador que garante a conexão para acesso aos dados que estão hospedados na rede. Já o servidor é a outra máquina que atua como o ambiente virtual e recebe a solicitação para a transferência dos arquivos armazenados nele.

Dessa forma, para obter os arquivos você precisa seguir um procedimento bem simples. Primeiro é preciso instalar um programa que consiga acessar o servidor FTP (como as opções que indicamos mais abaixo), e depois entrar com os dados necessários do endereço em que se encontra o arquivo que deseja baixar.

Caso queira, também pode recorrer ao FTP para fazer um backup dos seus dados, o que pode ser bastante útil em formatações. Claro, essa pode ainda ser uma saída apenas para um armazenamento de algo a médio ou longo prazo, com a vantagem de que não é necessário se preocupar tanto com invasões, usuários maliciosos e coisas do gênero.

transferir arquivos

Vantagens de utilizar o FTP

Além dos pontos já mencionados anteriormente, ressaltamos aqui mais algumas vantagens de utilizar o sistema para armazenar e realizar ações transferindo arquivos.

Disponível a qualquer momento

Uma das vantagens de recorrer ao FTP é que seus arquivos estarão disponíveis a qualquer momento do dia. Basta usar suas credenciais de acesso e tudo estará lá, a alguns cliques de distância.

Envio de vários diretórios

Dada a sua forma de armazenamento, você tem a possibilidade de enviar diretórios e documentos inteiros de uma vez. Isso economiza tempo, além de permitir aos interessados realizar apenas um download para obter tudo que precisam.

Facilidade no uso

Mesmo para quem não é do ramo da tecnologia, usar o FTP é algo bem simples, seja para baixar arquivos ou até mesmo para enviar seus diretórios para o servidor. Bastam apenas algumas tentativas para que você já domine tudo que é mais importante na ferramenta.

Segurança

Por fim, um dos pontos mais importantes é a segurança. Por mais que seus arquivos estejam disponíveis na rede, você pode configurar um login e senha e enviá-lo apenas aos interessados, mas também é impossível incluir criptografias SSL e TSL para aumentar os níveis de proteção dos dados.

transferir arquivos

Qual FTP utilizar quando transferindo arquivos

Agora que você já sabe como o FTP funciona, daremos abaixo algumas sugestões para que você transferir arquivos dessa maneira.

FileZilla

O FileZilla é o cliente FTP mais famoso do mundo. Além de ser bem leve, ele permite a utilização de menus amigáveis e a chance de arrastar seus dados em duas árvores de gerenciamento.

Somado a isso, ele vem com a versatilidade de ser usado tanto no Windows quanto no Linux por ser um programa de código-fonte aberto. Isso, somado a alguns outros fatores, fazem dele uma excelente escolha para qualquer pessoa.

Cute FTP

O Cute FTP é uma ferramenta bastante intuitiva para quem deseja utilizar um cliente de interface simples. Entretanto, é válido mencionar que estamos diante de um software pago, mas é possível testá-lo sem nenhum tipo de taxa por 30 dias até decidir se realmente pretende investir em uma assinatura.

Smart FTP

Outra indicação que apresentamos aqui para a transferência de arquivos do seu site é o Smart FTP. Um dos diferenciais dele é o fato de trazer um editor de texto integrado, além de outras funções que certamente vão ajudar a transferir seus arquivos de uma maneira rápida e eficaz.

Curtiu as nossas dicas? Compartilhe suas opiniões no espaço mais abaixo destinado aos comentários, e aproveite para ver outros conteúdos aqui no blog da HostGator.

Navegue por tópicos

  • Antes de tudo, o que é FTP?

  • Histórico do FTP

  • Como funciona um FTP?

  • Vantagens de utilizar o FTP

    • Disponível a qualquer momento

    • Envio de vários diretórios

    • Facilidade no uso

    • Segurança

  • Qual FTP utilizar quando transferindo arquivos

    • FileZilla

    • Cute FTP

    • Smart FTP

Tags:

  • ftp
  • Servidor VPS

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários