Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Tudo o que você precisa para ser um programador front-end

Programador front-end

Compartilhe:

Quer ser um programador front-end? Confira alguns conceitos e conhecimentos fundamentais para começar e saiba como se capacitar.

(Atualizado em 03 de setembro 2021)

O desenvolvimento web se divide em duas partes: back-end e front-end. A primeira está mais voltada para as linguagens de programação e códigos, enquanto a segunda se preocupa mais com a interface exibida para o usuário e este é o famoso programador front-end.

Vamos apresentar aqui alguns conceitos, conhecimentos necessários e sugestões de como se capacitar para ser um programador front-end.

Aproveite as dicas e comece logo a se especializar!

Primeiros passos para ser um programador front-end

Se você quer ingressar nesta área a primeira coisa que precisa fazer é desmistificar alguns pré-conceitos. Um deles é de que desenvolvedor front-end não mexe com design e designer não entende de lógica de programação.

O ideal é que esses profissionais procurem entender e desenvolver novos conhecimentos a fim de aprimorar suas atividades.

É natural que um desenvolvedor não tenha total domínio sobre design, mas ao menos precisa conhecer o básico sobre legibilidade e usabilidade de sites.

Assim como o web designer precisa entender como funciona o back-end de um site e compreender lógica de programação.

O profissional que está disposto a ampliar o seu campo de atuação tende a encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O que um programador front-end precisa saber?

Quem atua com o desenvolvimento web sabe que tão importante quanto dominar uma linguagem de programação é conhecer o funcionamento de várias.

Portanto, se você pretende ser um profissional completo, prepare-se para estudar muito.

Confira abaixo um pouquinho do que você precisa saber para ser um programador front-end:

Lógica de programação

lógica de programação

Esse é um dos requisitos básicos para quem quer ingressar no universo do desenvolvimento de sites. Para quem está começando agora sugerimos o post “Por que é tão importante aprender programação?”.

Além disso você também pode escolher um dos 6 sites para você aprender a programar e já começar os estudos.

HTML

O que é html

Qualquer um que queira aprender a programar precisa conhecer HTML. Portanto, se você realmente deseja ser um programador front-end vai precisar começar pelo HTML. Essa é a linguagem usada para estruturar todo o conteúdo de um site.

O recomendado é que você aprenda os fundamentos de HTML, coloque os conhecimentos em prática criando uma página na web.

Além disso, também é importante dar atenção à semântica (que simplifica a leitura do código e o SEO) e acessibilidade.

CSS

O que é css

Outra linguagem que todo programador front-end precisa conhecer é o CSS, que significa Cascading Style Sheets, para o português poderíamos traduzir como folhas de estilo em cascata.

Na prática o CSS pode ser considerado um complemento para o HTML, pois organiza melhor as linhas e adiciona novas possibilidades ao código.

Com essa linguagem você pode mudar praticamente todo o visual de um site, por isso é fundamental conhecê-la.

JavaScript (jQuery)

O que é Javascript

Quando ingressar no universo do desenvolvimento web você vai ouvir muito falar em Java e JavaScript. Mas é importante saber que elas não são a mesma coisa.

O JavaScript também pode ser considerado um complemento ao HTML e ao CSS, pois é uma linguagem responsável por algumas funções e comportamentos que tornam os sites mais dinâmicos.

De forma simplificada, podemos dizer que o HTML é a estrutura, CSS é a estilização e o JavaScript é a parte funcional do site ou aplicativo em questão.

Já o jQuery é uma biblioteca que ajuda a sintetizar o código, reduzindo suas linhas e mantendo a mesma função.

Mas não para por aí, a partir do avanço do desenvolvimento web, foram criadas diversas ferramentas como bibliotecas e frameworks que também será necessário aprender.

Biblioteca de códigos

Biblioteca de Códigos

Podemos dizer que um biblioteca é uma espécie de coleção de códigos criados para resolver um determinado tipo de problema. O framework, por sua parte, possui uma estrutura ou fluxo de trabalho a ser seguido e tem algumas funcionalidades prontas.

Vamos conhecer alguns deles um deles?

HTML5 BoilerPlate

O HTML5 BoilerPlate é uma biblioteca popular para o HTML e é utilizada por grandes empresas. Esta é uma biblioteca opensource e contem arquivos que ajudam da base de projetos web, pelo que seu objetivo é ajudar na construção de um aplicativo ou site web.

Ele fornece um projeto baseado em aprimoramento progressivo, e conta com arquivos CSS para a correção de alguns bugs comuns e arquivos para melhorar na segurança e desempenho do projeto em questão.

SASS , SCSS e LESS

Estão são pré-processadores que fornecem uma grande variedade de recursos adicionais ao CSS e tornam a escrita do código muito mais eficiente.

A separação de arquivos criando múltiplas camadas é uma das principais funcionalidades destes pré processadores.

Frameworks

O que é bootstrap

Tailwind CSS

Este é o framework que mais cresceu em 2020. Ele funciona como um lego já que você pode montar o que quiser com as infinitas classes (conhecidas como Utility-Frist) que ele possui.

Ele conta com muitas funcionalidades, ente elas a facilidade de criar seus próprios componentes e utilizá-los no eu app e também carrega o conceito de mobile first, onde a criação da interface para mobile vem antes de tudo. Ele também conta com uma grande paleta de cores, fontes e muitos padrões que podem ajudar na sua interface.

Mas também temos outros frameworks disponíveis no mercado, e o Bootstrap é um deles, vamos conferir!

Bootstrap

Trata-se de um framework voltado para o desenvolvimento web. Ele é composto por uma série de códigos que se relacionam entre si para disponibilizar funcionalidades específicas.

O Bootstrap é utilizado principalmente por programadores front-end, visto que oferece recursos que simplificam e agilizam a criação de sites.

Mesmo algumas das tecnologias mais novas, responsáveis por uma revolução no desenvolvimento front-end, se integram com ele, como:

  • Angular
  • React
  • Vue.js

O seu uso não é obrigatório. Porém, sem ele, iniciar um projeto do zero envolve pensar em diversos dispositivos, todas as resoluções possíveis, animações e formulários. Foi justamente por simplificar esses processos que o Bootstrap se tornou tão popular.

A sua ideia é facilitar a vida do desenvolvedor front-end e resolver problemas comuns do cotidiano, sem contar que ele é simples de aprender e customizar.

Além disso, possui componentes e plugins prontos para serem usados nos projetos. Ganhando, assim, tempo e produtividade.

Quando surgiu o Bootstrap e como ele evoluiu até os dias de hoje?

Quando o framework foi criado, não tinha a pretensão de ser o que é. Na verdade, ele surgiu como um projeto interno do Twitter, visando padronizar o desenvolvimento dentro da própria empresa.

Inclusive, seu nome original era Twitter Blueprint. No meio do projeto, porém, percebeu-se que a solução poderia ajudar muito mais gente – além da equipe do Twitter.

Logo, em 19 de agosto de 2011, o já rebatizado Bootstrap foi liberado na sua primeira versão, já open source. De lá para cá, muita coisa evoluiu.

No Bootstrap 2, lançado em 31 de janeiro de 2012, por exemplo, a grande mudança foi a implementação de Grid Layout de 12 colunas.

Este é um componente essencial para design responsivo, pois se adapta a diferentes tipos de tamanhos de tela e pode ser ajustado conforme a necessidades do layout.

Em agosto de 2013, foi a versão 3 que surgiu com duas novidades:

  • Mobile First: Esse conceito afirma que todo site, sistema ou projeto web deve ser projetado e executado inicialmente pensando em dispositivos móveis. Só depois que deve ser adaptado para desktop;
  • Flat Design: É um movimento do design do tipo “menos é mais”. Ele elimina elementos visuais e detalhes em excesso e cria um ambiente minimalista, dando espaço para simplicidade, funcionalidade e clareza.

Já a 4ª e última versão trouxe, entre as atualizações, a migração para o SASS e o suporte ao Flexbox.

Quais as vantagens do Bootstrap?

Esse framework oferece diversas vantagens para programadores e designers. A mais conhecida é o fato de facilitar a criação de layouts responsivos.  Isso significa que todos os programas poderão ser utilizados em qualquer dispositivo – sem perder conteúdo ou qualidade visual.

O aumento da produtividade é outro destaque. Como não é preciso criar layouts do zero, acelera o desenvolvimento dos projetos web. Suas funcionalidades também são um grande atrativo.

O Bootstrap possui diversos componentes gratuitos e editáveis que simplificam o processo de criação, como:

  • Formulários;
  • Tabelas;
  • Botões;
  • Tipografia;
  • Menu dropdown.

Além disso, o framework conta com diversos plugins integrados, descomplicando de vez a criação do front-end.

Vale a pena usar o Bootstrap?

Apesar das diversas vantagens do Bootstrap, ainda existem designers que são resistentes a ele. O argumento para tal dúvida é o medo de que, por se tratar de uma ferramenta com funcionalidades prontas, o processo de criação ficaria limitado.

Mas não é bem assim que acontece. Na verdade, o desenvolvimento front-end envolve uma série de códigos que esse especialista pode não estar acostumado a utilizar – por se tratar de algo relacionado a linguagens de programação, cujo foco é do back-end.

Logo, o Bootstrap surge como uma alternativa para que designers e desenvolvedores falem a mesma língua e consigam entregar um material de qualidade.

O framework permite criar diversos tipos de layout com padrões de tamanho específicos. Desta forma, não é preciso se preocupar com as quebras que podem ocorrer ao visualizar em desktop, tablet e versões mobile.

Consequentemente, o designer consegue criar novos projetos com mais agilidade. Isso permite a entrega de uma quantidade maior de soluções em menos tempo.

É importante destacar que, além do Bootstrap, existem outros frameworks disponíveis no mercado. Seus principais concorrentes são:

  • Foundation;
  • Materialize.

O Bootstrap é uma das principais ferramentas para gestão de projetos web disponíveis no momento. Desta forma, pode-se dizer que ele oferece o que você precisa para ser um programador front-end e entregar materiais de qualidade.

Quer saber mais sobre esse popular framework? Assista abaixo o vídeo do canal Código Fonte TV sobre Bootstrap.

Tudo o que apresentamos até aqui é só o básico para você se tornar um programador front-end. Além destes conhecimentos também é fundamental ter noções de design, isso vai simplificar a distribuição do conteúdo.

Também é importante ressaltar que o programador front-end pode assumir um papel intermediário entre o cliente o back-end. Por isso é importante usar a empatia e procurar entender ambas as partes, juntos vocês poderão encontrar alternativas para solucionar eventuais contratempos.

Continue aprendendo sobre programação front-end

Este post esclareceu suas principais dúvidas sobre como se tornar um programador front-end?

Recomendamos também que você leia alguns conteúdos que publicamos com dicas para aprender a programar, abordagens de UX Design e ferramentas que todo web designer precisa conhecer.

Não deixe de conferir conteúdos relacionados em nosso blog. Além de tecnologia, abordamos os grandes temas sobre marketing, negócios e mais!

Navegue por tópicos

  • Primeiros passos para ser um programador front-end

  • O que um programador front-end precisa saber?

    • Lógica de programação

    • HTML

    • CSS

    • JavaScript (jQuery)

  • Biblioteca de códigos

    • HTML5 BoilerPlate

    • SASS , SCSS e LESS

  • Frameworks

    • Tailwind CSS

    • Bootstrap

  • Continue aprendendo sobre programação front-end

Tags:

  • Servidor VPS

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários