Tornando um sonho realidade: a história do Hi Thai

"Eu queria alguma coisa diferente, então procurei em minhas memórias"

apostrophe-01
Hi Thai History

Você certamente conhece muitas histórias de sucesso empresarial. Como em muitas dessas sagas empreendedoras, a ideia do Hi Thai nasceu em um momento de grande dificuldade.

Em meados de 2016, Lucas, o fundador da empresa, sofreu um problema de saúde que o afastou da cozinha. Foi aí que ele passou a consumir mais refeições via aplicativos de delivery.

Você já reparou que a maioria das opções oferecidas nestes aplicativos são pizza, hambúrguer ou comida japonesa? Pelo menos essa foi a experiência que Peiter teve na época.

Foi aí que ele e a esposa perceberam a oportunidade:

'Eu queria alguma coisa diferente, então procurei em minhas memórias', diz. O empreendedor lembrou-se das experiências gastronômicas que teve nos Estados Unidos e Europa. Por lá, ele experimentou e aprovou diversos pratos tailandeses.

Lucas estudou a cultura e culinária da Tailândia e começou a testar receitas. Criou 12 pratos caracterizados pela rica combinação de pimentas e ervas aromáticas, a essência da culinária Thai. Reuniu 40 amigos para apresentar suas criações.

Na ocasião, criou uma espécie de manual descritivo de cada prato. Para construir um bom plano de negócios, incluiu no fim do guia um questionário com algumas perguntas como “quanto você pagaria por esse prato?”.

Foi um sucesso! Com sua ideia validada, não perdeu tempo e colocou seu plano em ação. Assim, nasceu o Hi Thai..

Os objetivos eram ousados:

- Popularizar a culinária tailandesa;

- Tornar-se referência na região, uma espécie de “China in Box” da culinária do país do Sudeste Asiático.

Na primeira semana, quem preparou as refeições foi o próprio Lucas e a esposa operou o caixa. Logo depois, contrataram uma equipe que sugeriu mudanças e melhorias nas receitas.

O Hi Thai abriu as portas oferecendo seis pratos e, com a experiência adquirida, mais dois foram incluídos no cardápio, além de acompanhamentos e sobremesas. Hoje o Hi Thai está sempre atualizando seu menu e trazendo novidades para seus clientes.

Qual foi o maior desafio enfrentado pelo Hi Thai?

"Para divulgar a marca deve haver um esforço de comunicação, tem que dizer à que veio e o site é a ferramenta perfeita para isso".

apostrophe-01
Hi Thai Maior Desafio

Empreender no Brasil não é fácil. A história de Lucas com o Hi Thai não foi diferente. Para expandir a clientela e vender mais, o empresário de Florianópolis tentou abrir mais unidades, mas que não tiveram bons resultados. Sempre observando a crescente demanda pelos pratos e apostou no delivery para crescer.

Para isso, contratou um entregador, investiu na divulgação em canais digitais, como Facebook e Instagram e, começou a receber pedidos pelo WhatsApp.

Ainda com pouca demanda, decidiu lançar o restaurante no único aplicativo de entregas que atuava na cidade. A estratégia era ampliar as oportunidades de divulgar o Hi Thai e conquistar novos clientes. Deu certo. “Uma única cliente fez 20 pedidos em um mês”, conta Lucas.

O problema é que, na época, o aplicativo cobrava altas taxas - eram R$ 100 reais por mês, mais 12% para cada pedido, além da taxa do entregador, que variava entre 10% e 15% do seu faturamento no delivery.

E tinha mais um detalhe: conforme seu faturamento crescia, o desconto do aplicativo chegava a quase 30% por pedido - o que começou a pesar nas contas.

Para driblar essa dependência do aplicativo de delivery, o empresário decidiu distribuir o cardápio thai por conta própria.

Logo percebeu a dificuldade de atingir o cliente, já que todos se acostumaram a abrir o aplicativo no celular e pedir o que aparecesse ali.

Lucas Neves

Lucas Neves Peiter preparando uma refeição no Hi Thai.

A fórmula do sucesso foi investir em um site próprio

"Eu queria alguma coisa diferente, então procurei em minhas memórias"

apostrophe-01
Hi Thai A fórmula do Sucesso

Lucas decidiu, então, aproveitar a maré a favor. Para valorizar a procura recorrente dos clientes pelo Hi Thai e a paixão destes consumidores pelos pratos, criou um canal digital de venda direta e colocou um site no ar.

O processo de criação de site requer algum investimento e dedicação. Por ter se preparado financeiramente, o empreendedor contratou profissionais para o ponta-pé inicial de sua identidade visual online. Assim que layout do site ficou pronto, contratou um desenvolvedor que o ajudou desde a construção do código até a ativação do site na internet. Nessa hora, foi fundamental a contratação de um serviço de hospedagem de sites.

Após conversar com especialistas e clientes, o empreendedor optou por hospedar o site na HostGator. Depois de conhecer os tipos de hospedagem disponíveis, o plano compartilhado foi a solução perfeita para apresentar o cardápio e vender os pratos tailandeses.

Site do Hi Thai hospedado com a HostGator

Site do Hi Thai hospedado com a HostGator.

O site do Hi Thai funciona como um pequeno e-commerce. Após um cadastro simples, que também pode ser feito autorizando acesso ao perfil do Facebook, os usuários podem pedir seus pratos preferidos e receber a encomenda em casa. Tudo muito prático e seguro!

Desde então, a hospedagem da HostGator garante um site estável e sempre no ar. Para rentabilizar o investimento e aproveitar todo potencial do canal, Lucas criou campanhas de anúncio no Google e Facebook para atrair novos clientes.

O resultado desses esforços foi a criação de um site seguro e otimizado para uma experiência amigável que já é, organicamente, uma importante fonte de receita.

Numa sacada criativa, Lucas, estimulou a migração dos clientes dos aplicativos de delivery para seu site. Ele enviava, em todo pedido realizado pelos apps populares, um voucher de desconto ou sobremesa para compras feitas exclusivamente no site.

Hoje existem promoções exclusivas para pedidos feitos pelo site, tudo para fidelizar os clientes que fazem compras por lá!

Bons resultados atingidos e perspectivas para o futuro

Hi Thai Bons Resultados

O sucesso do Hi Thai com o site hospedado na HostGator foi evidente. Apesar de continuar vendendo em aplicativos e do enorme investimento destas ferramentas de delivery em publicidade, o site colhe bons resultados e representa um percentual de quase 20% do faturamento total que ele tem com delivery.

Segundo Lucas, o investimento para colocar o site foi significativo, mas sem ele a trajetória de sucesso da Hi Thai não seria a mesma. Nas palavras do empresário:

'Para divulgar a marca deve haver um esforço de comunicação, tem que dizer à que veio e o site é a ferramenta perfeita para isso'.

Restaurante Hi Thai

Restaurante Hi Thai localizado no bairro Santa Mônica.

E, aparentemente, o Hi Thai vai dobrar a meta. Segundo o empresário, os próximos passos incluem a criação de um blog de culinária tailandesa para atrair mais visitas ao site e vender mais, e continuar ampliando os pontos de venda, com franquias, inclusive.

Hoje, o Hi Thai funciona como container, delivery e take-away.

Notebook

"Pretendo continuar contando com a ajuda da HostGator nesta trajetória de sucesso digital e empresarial para levar a cultura da Tailândia e os sabores da culinária do país para mais pessoas".

Lucas Neves
Snappy

Gostaria de compartilhar a sua história também?

Nós adoraríamos ouvir mais sobre o seu sucesso com a HostGator.

Contar a minha história

Precisa também de uma hospedagem de site?

Comece hoje a alcançar seu sucesso!

Contrate Agora
Snappy