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Infoproduto: o que é e como funciona a sua venda

infoproduto

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Infoproduto é um produto vendido de maneira digital. Veja neste guia como você pode trabalhar com ele para aumentar a sua renda!

A ascensão do digital, o crescente aumento de acessos à internet, a mudança no comportamento do consumidor, a busca por modelos de vendas online como fonte de renda e a possibilidade de trabalhar de onde quiser, fizeram com que o mercado de infoprodutos tivesse um aumento considerável nos últimos anos.

Se você quer saber o que é infoproduto e como funciona sua venda, confira nos tópicos a seguir. Elaboramos um guia completo aliando conceito e prática. Confira!

O que é infoproduto?

“Mas, afinal o que é infoproduto?

Vamos entender um pouco a origem da palavra infoproduto e sua junção:

  • Info = informação, informática;
  • Produto = o que você oferece ao mercado.

Então, infoproduto nada mais é do que um produto digital. Ele é produzido por um infoprodutor.

Sua abordagem principal é baseada na oferta de algum tipo de conhecimento, sempre e exclusivamente através da internet, podendo ser um conteúdo distribuído gratuitamente ou pago. 

Alguns exemplos de infoprodutos existentes no mercado: e-books, audiobooks, vídeos tutoriais, cursos online, podcasts, mentoria online e EAD (ensino à distância).

Essa é a nova indústria do conhecimento.

Vantagens de criar um infoproduto

Para quem compra: ter acesso a qualquer tipo de conteúdo, a hora que quiser e de onde estiver. Além disso, permite a praticidade e a comodidade de obter conhecimento dentro da sua rotina diária.

Para quem vende: baixo custo de produção e bons resultados financeiros. Pode, inclusive, ser muito escalável se você criar vários materiais sobre diversos temas ou especializar-se em um nicho.

Tem ainda a vantagem de você poder cobrar o seu preço sem depender de tabelas de terceiros. É você quem dá o seu preço, com base no que acredita valer.

infoproduto

Vale a pena apostar no mercado de infoproduto?

Vale. Essa aposta é viáel apesar do mercado em crescente expansão (o que é bem positivo, por sinal) e vamos exemplificar.

Um infoproduto bem elaborado e de qualidade sempre terá espaço no mercado. O público adquire seu produto não somente pelo conhecimento, mas pela afinidade que tem com sua forma de apresentar o trabalho.

O pontapé inicial é criar audiência e trabalhar conteúdos relevantes para manter esta audiência cativa.

Para começar, você pode falar sobre o que tem mais experiência, ou seja, sobre o que é realmente bom e pelo que é reconhecido. Não é necessário ter um espaço físico, pois seu material e aulas podem ser gravados em qualquer ambiente que seja compatível para áudio e vídeo.

A divulgação pode ser feita usando as redes sociais, e-mail marketing, em sites de parceiros e até mesmo via colegas de mercado que já tenham um público e podem te indicar.

O mercado está saturado?

Com o aumento da procura por infoprodutos e suas vantagens, pode ser que você pense em algum conhecimento ou produto que já tenha no mercado. No entanto, isso não significa que você não possa ter seu espaço.

Não tenha medo da concorrência: sempre tem espaço para passar de formas diferentes o mesmo conhecimento.

Cada um possui sua própria simpatia, seu entusiasmo e sua produção para transmitir o que sabe. Tem espaço para todos!

Como ser um infoprodutor?

Basta ter conhecimento sobre o assunto que quer falar/compartilhar e se preparar para isso. Você não é um gerador de conteúdo, você é um infoprodutor que está disseminando um conteúdo relevante sobre o qual domina.

Primeiramente escreva em um rascunho o roteiro que vai seguir, o passo a passo para falar. A seguir, os três próximos passos para escrever seu roteiro:

  1. Escolha sobre o que quer falar, ou seja, sobre o que tem domínio e passe o máximo de conhecimento que tem;
  2. Defina o formato. Qual formato vai usar para transmitir o conhecimento? E-book, vídeo, curso, etc;
  3. Onde irá elaborar o conteúdo? Aqui falamos sobre a escolha da plataforma como veremos a seguir.

Quais são os principais tipos de infoproduto?

E-books, audiobooks, vídeos tutoriais, cursos online, podcasts, mentoria online e EAD (ensino à distância) são alguns tipos de infoprodutos que você pode explorar.

Cada um possui suas características na forma de apresentar, e o mais importante é saber por onde começar. Cada formato tem características específicas e você pode se adequar a um ou mais.

Vídeos tutoriais

Vídeos tutoriais nada mais são do que gravações de telas referentes a um aplicativo, um sistema ou uma plataforma. São um guia demonstrado clique a clique como usar determinada ferramenta, por exemplo.

Você pode printar a tela e comentar durante a sua fala ou sinalizar na tela o que precisa ser feito.

Faça um roteiro antes de gravar para não se perder durante a explicação.

infoproduto

Vídeoaulas

É um dos modelos mais convencionais do infoproduto. Neste formato, você é quem narra as aulas e explica sobre determinado assunto, como se estivesse em sala de aula. Mas aqui é somente você e o vídeo, sem público presente.

Certifique-se de que o áudio e a imagem sejam de qualidade. Se for gravar mais de um infoproduto, mais de um tema, talvez seja necessário investir em ferramentas de trabalho como:

  • Câmeras com boa resolução;
  • Tripés para ter mais estabilidade nas gravações;
  • Microfones de lapela ou de mesa;
  • Softwares para tratamento do áudio.

Você pode enquadrar o vídeo para dividir a tela entre sua apresentação (slides) e a janela da sua gravação com captação de áudio e vídeo.

Por ser um conhecimento mais técnico, geralmente este modelo é cobrado para um determinado grupo que se propõe a pagar.

Pode ser feito em módulos para uma melhor assimilação e o aluno vai assistindo conforme sua dedicação de tempo. Junto, pode ser distribuído algum material que complemente a explicação do vídeo.

Eventualmente, pode ser cobrado um valor maior por ser mais extenso e ter investido em ferramentas de trabalho.

A divulgação pode ser feita também em redes sociais e o formato pode ser vendido em plataformas pagas. No mais, é necessário manter o material sempre atualizado para que possa efetuar vendas recorrentes.

E-book

O e-book é um livro digital que para ser lido depende de uma ferramenta digital: computador, notebook, tablet ou até mesmo o seu celular.

É um dos formatos mais simples e tradicionais de entregar conhecimento. São usados para atrair leads e engajar o seu público-alvo. Podem ser disponibilizados através de uma landing page (página de captura) ou site tradicional.

Tem uma abordagem mais ampla que vai além de um simples texto explicativo em um blog ou site.

Por se tratar de uma isca digital ou material para captação de novos clientes, sua aquisição irá exigir alguns dados para o download ou venda. Se for vendido, pode ser entregue a um preço acessível, pois não exige muito detalhamento na produção.

Neste tipo de material é necessário uma atenção especial na divulgação. Como o objetivo é atrair leads, a estratégia de propaganda deve ser bem direcionada ao público-alvo.

O único custo aqui é o da contratação de um designer para a diagramação do material, ilustrações e layout responsivo que se adapte a qualquer tela. Esse trabalho, aliás, fará toda diferença na entrega do material final. É a arte que vai chamar a atenção para o material apresentado, o que facilita também sua leitura.

Tem um baixo custo de produção, pois diferente do formato anterior, não envolve áudio e vídeo em seu pacote.

Podcasts

É uma forma de conteúdo em áudio. A aderência do público a este tipo de formato é muito vantajosa, pois pode ser ouvido, por exemplo, enquanto as pessoas exercem outras atividades.

O podcast tem rápida assimilação. Atualmente, é a maior adesão do público em várias faixa etárias.

São abordados temas variados ou algo específico, como um bate-papo com um especialista de determinada área.

Pode ser gravado e elaborado a partir de entrevistas com convidados, leituras e comentários de algum artigo interessante, debates e histórias narradas. É similar a um programa de rádio gravado, mas pode ser ouvido novamente.

Pode ser distribuído gratuitamente para servir como uma propaganda ou amostra de outros trabalhos mais completos.

Para ter um bom podcast, você precisa ter equipamentos básicos e conhecimento mínimo na edição de áudio para tirar ruídos, inserir vinhetas e outros efeitos que atraem os ouvintes.

É preciso escolher também um lugar mais tranquilo e sem eco para essa gravação.

Audiobooks

Formato de infoproduto onde você narra um livro ou um e-book. Se for um livro, a duração é um pouco extensa, mas pode ser consumido também enquanto pratica outras atividades.

Tem fácil assimilação por parte do público e acelera o processo de aprendizado.

Suas informações são mais relevantes, uma vez que os temas abordados são mais complexos, pois são explicações de algum material existente.

De produção simples e custo baixo, pode ser um material a ser cobrado pelo tempo dedicado ou gratuito, a fim de complementar um e-book, por exemplo.

Mentoria online

Esse é um formato que cresceu muito durante o período da pandemia por ser uma forma dinâmica de troca de conhecimento.

Quem tem mais experiência (o mentor) passa para seu mentorado todas as instruções de determinada área em que atua ou já atuou.

São encontros virtuais previamente agendados. Há uma troca de experiências entre quem já viveu desafios e vitórias e quem precisa de orientações para seu negócio e dicas sobre os próximos passos, como as fases de crescimento.

O único investimento é o seu tempo em passar sua experiência vivida. Pode ser feita de forma voluntária ou cobrada e para um determinado grupo.

Como vender infoprodutos?

É fato que uma boa estratégia de marketing e um investimento em mídia podem fazer crescer qualquer negócio online.

Vamos ver como proceder no mercado de infoproduto:

1. Permanente: sempre disponível para compra. Neste caso você, como infoprodutor, deve manter o material sempre atualizado.

Encaixa-se bem no modelo de vendas de afiliados, que é quando você tem outras pessoas vendendo para seu material e ganhando uma comissão.

Aqui também se aplica a técnica de lançamentos, com um discurso mais voltado a sanar uma dúvida ou problema.

2. Lançamento: as vendas são mantidas fechadas durante um tempo e o carrinho só é aberto em datas específicas.

Cria-se uma expectativa e urgência expressada nos textos para chamadas de vendas e é trabalhada a “escassez”. Neste caso, se passa a impressão de que se não aproveitar logo a promoção do carrinho aberto o cliente pode perder uma grande oportunidade, e terá que esperar até o próximo carrinho.

Ambos são vendidos em plataformas que apresentam um sistema especial para este tipo de venda.

infoproduto

Produto de lançamento

É uma das principais técnicas de marketing. Requer algumas etapas a serem desenvolvidas:

1. Escolha do nicho de mercado: estude, levante e entenda as necessidades do mercado em que quer atuar. 

O mercado que você tem em mente precisa realmente desse infoproduto? É relevante? Seu concorrente já trabalha com isso?

2. Definição da persona: perfil de potenciais clientes e público para quem irá direcionar e vender o seu infoproduto.

Quais assuntos são relevantes para esse público? Você tem conhecimento suficiente para elaborar um material sobre para esse grupo?

3. Benchmarking: levante todos os tópicos da concorrência, em quais canais atuam, como oferecem seus produtos e qual diferencial você pode oferecer.

Analisando a concorrência, você pode descobrir um ponto que talvez eles não se aprofundem e que será um diferencial.

4. Escolha o modelo que vai apresentar seu material: e-books, audiobooks, vídeos tutoriais, cursos online, podcasts, mentoria online e EAD (ensino à distância), como já dissemos antes.

5. Revise, leia, altere o que for preciso e coloque no mercado!

Acesso ilimitado

Quando se fala em acesso ilimitado significa que você deve disponibilizar acesso vitalício ao infoproduto. E, é claro, cobrar um valor correspondente por isso.

Cabe ao infoprodutor manter este conteúdo sempre atualizado e avisar os compradores sobre as atualizações feitas. Este acesso ilimitado é por meio de assinatura no modelo de recorrência.

Plataformas para vendas de infoprodutos

Como você já viu até aqui, pode criar um produto digital e vender pela internet. Agora, vamos falar sobre as plataformas e as diversas formas que cada uma apresenta para você disponibilizar seu produto.

Nelas, você hospedará e venderá seu produto. Portanto, a escolha dependerá das estratégias que desenhou anteriormente e da avaliação do que cada uma tem, em termos de recursos para você e o seu potencial cliente.

Veja a lista das melhores plataformas para infoprodutores:

Monetizze

É uma plataforma que faz a gestão das vendas dos infoprodutos. Faz o intermédio entre consumidor, produtor e afiliado.

Tem painel para gestão dos membros, é rápida, simples e prática de trabalhar.

Possui integração com algumas ferramentas de marketing digital e gera relatórios para acompanhamento das métricas de vendas.

Eduzz

É uma multiplataforma entre produtores e afiliados, que também vende os infoprodutos e até produtos físicos.

Tem a possibilidade de criar sua própria área de membros e a estrutura do curso online.

A comissão é calculada e paga ao infoprodutor ou ao afiliado sempre que tiver uma venda.

EAD Plataforma

Ótima opção para hospedar cursos online. Possui toda uma infraestrutura para atender este tipo de infoproduto.

Oferece suporte aos alunos. Você pode criar infoprodutos e cobrar por assinaturas, onde os alunos pagam um valor por mês e podem acessar diversos cursos. É mais indicada para cursos completos.

Como ter sucesso vendendo infoproduto?

O infoproduto não é diferente de qualquer negócio online e exige estratégias de marketing digital para alcançar seu público.

Você pode começar sozinho e formar sua equipe, conforme escalar. Ter um bom copywriting para criar seu conteúdo, um bom designer para destacar seu material e atuar na criação de landing pages vão valorizar ainda mais o que você faz.

Outra dica é ter conhecimento em audiovisual. Mesmo sendo um produto digital de fácil comercialização, os infoprodutos exigem qualidade.

Isso quer dizer que você tem que dedicar tempo e ter disciplina para a montagem e criação em si e também na divulgação. Só assim alcançará o sucesso nas vendas.

Você ainda pode aumentar seus resultados e distribuir seus infoprodutos via afiliados. Essas pessoas atuam como revendedores, ajudam na divulgação e recebem um percentual por cada venda. Elas ajudam na divulgação.

A única coisa que precisa passar a eles é o material de apoio: informações do curso, fotos e vídeos se houver. Um treinamento também seria o ideal. Não esqueça de enviar o link para a compra do infoproduto.

Como emitir NF (Notas Fiscais) de infoproduto?

É possível vender produtos digitais como PF (Pessoa Física), mas os custos com a tributação são maiores.

No caso dos PJs (ou Pessoas Jurídicas), as alíquotas podem ser menores, dependendo do regime jurídico e tributário.

Para isso, é necessário abrir uma empresa que tenha como classificação fiscal a intermediação digital. Verifique com um contador ou especialista na área de tributação qual a melhor classificação.

Conclusão

Como você viu, os negócios online estão crescendo consideravelmente, e o infoproduto faz parte deste modelo de negócios que prospera cada vez mais.

Se pensa em investir em um negócio digital que não dependa de terceiros para ter finalmente autonomia financeira, o infoproduto pode ser uma alternativa interessante para você.

Aqui, seu conhecimento vale muito! Você pode ter um trabalho formal e ainda ganhar um dinheiro extra, disseminando seu conhecimento a quem precisa.