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Eventos online estão bombando na Internet. O isolamento social forçou as empresas a criarem estratégias exclusivamente digitais e os eventos não ficaram fora desta nova tendência.

Apesar das circunstâncias que levaram os eventos online a ganharem mais força neste ano, também foram encontradas muitas vantagens neles.

Uma delas é o custo-benefício. Se antes era necessário alugar um espaço, equipamentos audiovisuai e até comes e bebes, hoje tudo isso é dispensado, deixando a realização de eventos muito mais acessível.

Qualquer empresa hoje pode usar esta estratégia para aumentar sua visibilidade no mercado e conquistar mais clientes.

Principalmente através das redes sociais, que disponibilizam diversas ferramentas para a transmissão de eventos online gratuitas.

Se você está pensando em entrar nessa onda, veja agora tudo o que precisa saber para criar um evento de sucesso na Internet!

Primeiro passo: tenha um objetivo

Ao planejar eventos online é importante ter em mente qual é o principal objetivo de sua realização.

O tema precisa ser relevante e atual pensado para atrair o público específico. Ele é desenvolvido a partir de uma estratégia, por isso você precisa saber primeiro o porquê da sua realização.

Qual seu objetivo com este evento? Prospectar mais clientes? Reforçar seu branding? Criar autoridade em determinado assunto?

Você pode fazer uma pesquisa através das redes sociais ou com ferramentas específicas de pesquisa online para saber quais são os assuntos mais procurados pelas pessoas antes de definir o tema do seu evento.

Crie um bom conteúdo

O conteúdo oferecido nos eventos online é o que vai definir o seu sucesso.

Palestrantes discursando ao vivo, vídeos motivacionais, disponibilização de material gráfico como apostilas para os participantes, comentários em tempo real e grupos de discussão em redes sociais.

Esses e outros recursos que a Internet disponibiliza podem ser usados simultaneamente para criar um evento dinâmico e com maior aproveitamento do conteúdo.

Nada melhor do que ter pessoas satisfeitas, saindo do evento com a sensação de que o tempo delas valeu a pena, não é mesmo?

Produção para eventos online

A qualidade visual dos eventos online conta muito na percepção do público.

Você não precisa contratar necessariamente um profissional audiovisual ou usar equipamentos sofisticados, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes.

Um cenário ruim, baixa qualidade de imagem e som podem levar todo seu trabalho de planejamento por água abaixo em poucos minutos de transmissão.

As pessoas simplesmente perdem o interesse e abandonam o evento pois não sentem credibilidade no primeiro contato. A imagem é nosso cartão de visitas e na Internet isso não é diferente.

Escolha um bom cenário, pode ser um escritório, uma estante de livros, uma janela com vista bonita ou uma simples parede branca.

É importante que o ambiente seja harmonioso e transmita a sensação de organização e profissionalismo.

A luz também é importante, se o evento for durante o dia, escolha um ambiente com bastante iluminação natural. Caso seja a noite, capriche nas luzes e escolha um cenário com cores mais claras.

Todas essas dicas podem ser aplicadas mesmo que a transmissão seja feita através de um celular e fones de ouvido.

Como dito anteriormente, não há a necessidade de usar equipamentos profissionais, você pode organizar eventos online incríveis com dedicação e vontade de criar real valor para seu público.

Data e horário

Parece bobo, mas a escolha da data e do horário fazem muita diferença. Isso porque essas informações que irão definir o tempo que você terá para organizar e divulgar o seu evento.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o público-alvo. São pessoas mais velhas? Elas trabalham durante o dia ou o foco é conversar com donas de casa?

O horário deve ser definido de acordo com esses critérios. Um evento voltado a executivos no meio da semana em horário comercial pode não dar muito certo.

Tenha atenção também com datas comemorativas, feriados prolongados e horários aos fins de semana, neste último caso prefira de manhã ou a tarde.

Eventos Online: pago ou gratuito?

Você pode realizar eventos online pagos ou gratuitos, isso vai depender muito do seu objetivo. Caso seja captar mais clientes, não faz sentido cobrar pois ninguém vai querer pagar por algo que não conhece.

Se está começando no ramo, fazer eventos gratuitos é uma excelente forma de conquistar o seu público e agregar valor à sua marca.

Redes sociais como Youtube, Instagram e Facebook oferecem ferramentas de transmissão online ao vivo e você pode usá-las gratuitamente.

Caso já tenha um lead consolidado, vale a pena cobrar um valor para participar. Porém será necessário fazer a gestão das inscrições e das vendas dos ingressos.

Atualmente, existem plataformas especializadas onde você pode administrar essas questões dentro de um mesmo sistema.

Divulgue seu evento

Agora que você já sabe o que precisa para criar eventos online de sucesso, não se esqueça de fazer a divulgação!

As redes sociais são excelentes aliadas e, além de anúncios, você pode criar um evento no Facebook, o que vai te ajudar a ter uma ideia de número de pessoas interessadas.

Capriche nas postagens e procure começar sua divulgação com antecedência para alcançar mais pessoas. Bom trabalho!

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Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

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