Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Uma linguagem de programação simples, completa, acessível, portátil, extensível. Aprender Python possui inúmeras vantagens e aqui você vê algumas delas.

As linguagens de programação existem há muito tempo e, a cada década, o lançamento de uma nova linguagem está arrebatando os desenvolvedores. Há mais de 20 anos foi criada a linguagem Python, por Guido Van Rossum no ano de 1991 e atualmente é usada em grandes corporações como Google e Nasa.

Aprender Python se tornou obrigatório entre programadores e é uma das formas mais simples, acessíveis e gostosas de começar no mundo do desenvolvimento.

As principais vantagens de aprender Python

Se você planeja iniciar sua carreira em Python e conhecer as habilidades relacionadas a essa linguagem, esse é o momento certo para começar. Existem diversos motivos para aprender Python como a primeira linguagem de programação, alguns deles são:

1. Simples e fácil de aprender

O Python é extremamente simples e fácil de aprender, ele se parece muito com a língua inglesa. O que contribui para a sua simplicidade é:

  • Fonte livre e aberta
  • Alto nível
  • Interpretada
  • Grande comunidade

Além disso, no Python, você não precisa lidar com a sintaxe complexa. Se você tem que programar a frase ‘olá mundo’, em Java é preciso escrever acima de três linhas de código enquanto que em Python apenas uma linha é suficiente. A simplicidade do código faz do Python a melhor linguagem para iniciantes.

2. Portátil e Extensível

As propriedades portáteis ​​e extensíveis do Python permitem que você execute operações de idioma cruzado sem problemas. O Python é suportado pela maioria das plataformas presentes no mercado hoje, desde o Windows, Linux, Macintosh, Solaris, Playstation e entre outros.

Os recursos de extensibilidade do Python permitem integrar componentes Java e .NET. Você também pode invocar bibliotecas C e C ++.

3. Desenvolvimento Web

O Python tem uma matriz de frameworks para desenvolvimento de websites, os mais populares são: Django, Flask, e Pylons. Já que essas estruturas são escritas em Python, essa é a principal razão que torna o código muito mais rápido e estável.

Você também pode realizar a extração da web, onde pode buscar detalhes de qualquer outro site. Você ficaria impressionado de saber que sites como o Instagram, Pinterest e muitos outros são construídos apenas nesses frameworks.

4. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é o próximo grande desenvolvimento no mundo da tecnologia. Você pode realmente fazer uma máquina imitar o cérebro humano que tem o poder de pensar, analisar e tomar decisões.

Bibliotecas como Keras e TensorFlow trazem a funcionalidade de aprendizado de máquina para o mix. Dão a capacidade de aprender sem ser explicitamente programado. Além disso, temos bibliotecas como o openCv que ajuda a visão computacional ou o reconhecimento de imagens.

5. Computação Gráfica

Python é amplamente utilizado em projetos pequenos e grandes, online ou offline. Ele é usado para construir aplicativos GUI e de desktop. Ele usa a biblioteca “Tkinter” para fornecer uma maneira rápida e fácil de criar aplicativos.

Ele também é usado no desenvolvimento de jogos, onde você pode escrever a lógica de usar um módulo “pygame”, que também é executado em dispositivos Android.

6. Enquadramento de Testes

Realizar testes pode ser uma tarefa tediosa e o Python é o impulsionador para facilitar isso, então todo testador deve saber dessa linguagem.

O Python tem muitas estruturas de teste integrados, que abrangem a depuração e fluxos de trabalho mais rápidos. Existem muitas ferramentas e módulos para facilitar as coisas, como o Selenium e o Splinter. Ele também suporta testes com multi-plataforma e cross-browser com frameworks como PyTest e Robot Framework.

7. Big Data

O Python é amplamente usado para Big Data, pois você pode processá-lo facilmente. Além de lidar com muitas dificuldades de dados e suportar computação paralela, onde você pode usar o Python para o Hadoop também.

Com Python, você tem uma biblioteca chamada “Pydoop” e pode escrever um programa MapReduce em Python e processar dados presentes no cluster HDFS. Como também existem outras bibliotecas, como “Dask” e “Pyspark”, para processamento de Big Data.

8. Scripting e Automação

Muitas pessoas só sabem que o Python é uma linguagem de programação, mas o Python também pode ser usado como linguagem de script, onde:

  • O código é escrito na forma de scripts e executado
  • A máquina lê e interpreta o código
  • A verificação de erros é feita durante o tempo de execução

Depois que o código é verificado, ele pode ser usado várias vezes. Então você pode automatizar certas tarefas em um programa.

9. Ciência de Dados

Python é a linguagem líder de muitos cientistas de dados. Durante anos, acadêmicos e pesquisadores particulares estavam usando a linguagem MATLAB para pesquisa científica, mas tudo começou a mudar com o lançamento de mecanismos numéricos do Python, como “Numpy” e “Pandas”.

O Python também lida com dados tabulares, matriciais e estatísticos e até mesmo visualizá-os com bibliotecas populares como “Matplotlib” e “Seaborn”.

10. Popularidade e altos salários

Os engenheiros de Python têm alguns dos maiores salários do setor. Além disso, o Python teve um aumento de popularidade no último ano.

Dados indicam um crescimento diferenciado do Python em relação à outras linguagens populares (como Javascript, Java, C++ e PHP) nos anos recentes e consideram especificamente o comportamento dos usuários do Stack Overflow. Em 2012, o uso do Python estava abaixo de outras 5 linguagens mais populares, mas hoje ele é a quarta linguagem de programação mais usada.

Depois de todas essas vantagens, não dá pra negar que aprender Python é essencial para sua carreira de desenvolvedor. O melhor momento para começar é agora.


Inscreva-se já gratuitamente no curso Introdução à Lógica de Programação em Python e aprenda a programar hoje mesmo. 🎓

Navegue por tópicos

  • As principais vantagens de aprender Python

    • 1. Simples e fácil de aprender

    • 2. Portátil e Extensível

    • 3. Desenvolvimento Web

    • 4. Inteligência Artificial

    • 5. Computação Gráfica

    • 6. Enquadramento de Testes

    • 7. Big Data

    • 8. Scripting e Automação

    • 9. Ciência de Dados

    • 10. Popularidade e altos salários

Tags:

  • programação
  • Servidor VPS

Mastertech

A Mastertech uma escola para o futuro da tecnologia. Ela cria experiências imersivas com foco nas pessoas e acredita na transformação que o conhecimento pode trazer.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários

  • Pedro Gaspar

    Postado em 28 Outubro, 2020

    Diego, Py é tão nutella quando os fóruns que o amigo anda entrando... Absurdo uma referencia dessas então o Paint é melhor que o Photoshop por ser raiz, ainda mais para programador, desista do colorpick pois há edições do paint e similares para todos os 'Kerneis' possíveis... ainda mais, é um absurdo mesmo o Instagram, Facebook, pintrest e vários repositórios ou banco de arquivos utilizarem uma linguagem tão nutella, vamos perder tempo com análise de códigos, conserto de bugs, ambiente de produção, memória vazando que as linguagens mais raiz podem nos oferecer... Na mão da evolução sempre temos um engraçadinho que irá transbordar limitações ignorantes por que quer e não aceita aprender... Logo, Diego é melhor deixar falando sozinho... Sobre os frameworks, temos a liberdade de não usá-los e desenvolver os nosso...

  • Marco Aurélio de Castro

    Postado em 17 Agosto, 2020

    discussão a toa , a tecnologia avança e as linguagens também , entramos em linguagens de IA.

  • Alexandre Santos

    Postado em 16 Julho, 2020

    Acredito sim que a facilidade com linguagem oferece maior liberdade de criação, e dá ao programador maior possibilidade de se preocupar com a logica de "o que fazer" e deixa o "como fazer" para a própria linguagem Python resolver com suas infinitas bibliotecas, métodos etc.

  • Luiz Henrique Dal Pozzo

    Postado em 20 Junho, 2020

    Concordo e focar na regra de negocio

  • Estêvão D. Santos

    Postado em 03 Junho, 2020

    Eu comecei com C e depois passei pra C++, até para fazer códigos para Arduino e tals, mas Python foi uma das melhores coisas da vida, serve pra tudo, e inclusive eu até larguei Matlab pra ficar exclusivo nele...

  • Gilberto Almeida

    Postado em 23 Outubro, 2019

    Antigamente torciam o nariz para linguages interpretadas. De repente chegou a nutella e então as linguagens interpretadas viraram modinha. Esse phyton já existe há milénios.

  • Diêgo Correia de Andrade

    Postado em 29 Agosto, 2019

    Amigo, para que eu vou usar algo mais trabalhoso sendo que posso usar algo que economize meu tempo? A questão de programação está na lógica, as linguagens apenas lhe dar mais facilidade ou não... Eu programei em C e acho horrível aquela quantidade de linha... Tamanho de arquivo... Requisições e entre outras coisas.

  • Raffaello

    Postado em 05 Junho, 2019

    O choro é livre.

  • Pedro Negreiros

    Postado em 20 Maio, 2019

    Nutela apenas pelo fato que as bibliotecas da linguagem proporcionam muita coisa pronta, um programador que só viu python provavelmente teria dificuldade com uma linguagem mais trabalhosa como C.

  • Raniere Silva

    Postado em 19 Maio, 2019

    kkkkk se atualize ele esta chegando com peso !

  • Fernando Teles

    Postado em 29 Abril, 2019

    To querendo começar a estuda-la, mais pela inteligencia artificial, por que ela é nutela? Qual seria a linguagem raiz?

  • Pedro Negreiros

    Postado em 20 Fevereiro, 2019

    Python: Linguagem nutella para uma geração de programadores nutella.

  • Alazzus

    Postado em 05 Novembro, 2018

    Ótima matéria, vou iniciar meu aprendizado na linguagem.