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3 erros comuns do lojista físico ao montar um e-commerce

terça-feira, 21 de julho de 2020 | Comentários

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No processo de transição do varejo físico para montar um e-commerce, muitos lojistas acabam cometendo erros que poderiam ser evitados com pequenos detalhes.

Por mais que a transformação digital exija agilidade por parte dos lojistas na adaptação à nova realidade, é importante que você saiba o que deve evitar para não cometer erros banais.

No Ecommerce na Prática, ao longo dessa quarentena, fizemos diversos conteúdos interessantes para ajudar a você nesse processo de migração.

Neste artigo, mapeamos os 3 erros mais comuns que lojistas físicos cometem ao montar um e-commerce.

Fique atento a eles e anote as dicas que vamos passar para você ao longo dos tópicos. Vamos começar do jeito certo!

Erros comuns de lojistas ao montar um e-commerce

1- Falta de planejamento

Quando falamos falta de planejamento, não queremos dizer que você precisa montar um planejamento com inúmeras páginas, bem detalhado, que demoram meses para serem feitos. Não é bem por aí…

O que você precisa é elaborar um mini-planejamento para adaptar o seu negócio às circunstância e necessidade que o ambiente virtual exige.

No seu plano de ação você precisa levar em consideração algumas coisas, como: a sua persona, a concorrência e os seus fornecedores.

Persona

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal do seu negócio, algo bem mais segmentado do que você costuma fazer no ambiente físico.

A partir dessa representação, você conhece mais o seu cliente, de forma aprofundada.

Você saberá quem são as pessoas que sua marca atinge, quais são os produtos essenciais para elas e como você pode usar a comunicação para atingi-las.

Ou seja, as suas estratégias de marketing e comunicação terão material o suficiente para introduzir nos conteúdos e se conectar mais assertivamente com os novos leads, alcançando mais pessoas através dos canais.

Concorrência

Na internet, a concorrência pode ser totalmente diferente dos concorrentes que você está acostumado a ver no ambiente físico.

Aqui, os seus concorrentes não são aqueles que, necessariamente, vendem os mesmos produtos que você.

Concorrentes são os que possuem a mesma PERSONA que a sua marca, que conversa com o mesmo público.

Se a sua persona for a mesma de outra empresa na internet, ela será sua concorrente indireta, já que se o cliente só tiver determinado valor para gastar, ele vai escolher onde vai gastar.

Por isso, você precisa conhecer quem são os seus concorrentes por aqui, na internet, e observar o que eles estão fazendo nos canais de venda.

Como estão se comunicando com as pessoas, as ofertas que estão oferecendo… Tudo que possa ser útil nas suas estratégias.

Fornecedores

Talvez seja necessário buscar outros fornecedores para garantir o estoque dos produtos que os seus clientes na internet desejam.

Uma dica que sempre falamos no EnP é: tenha mais de um fornecedor.

Contar com apenas um fornecedor pode trazer prejuízos.

Nunca se sabe, mas o seu fornecedor pode ter problemas de entrega, atraso na reposição e, depender apenas de um pode ser um tiro no pé.

2- Precificação e estoque errados

Esse erro é decorrente da falta de planejamento. Se você não se planeja, é bem provável que vá trabalhar com o preço errado, o que pode deixar a sua margem errada.

Entenda que, na internet, existem concorrentes e custos diferentes. Manter o mesmo preço não é o certo.

Assim como todas as etapas do seu negócio, é necessário adaptar ao novo contexto do cenário virtual.

Quanto ao estoque, no comércio físico a preocupação é outra. Você pensa mais na variedade de produtos e não na quantidade.

A variedade no e-commerce não é ponto positivo, não é relevante para o seu cliente.

Ao ser atraído por um anúncio na internet, o cliente não quer variedade de produtos, ele quer aquilo que o atraiu para sua loja e espera que tenha estoque o suficiente para que ele faça a compra tranquilamente.

O ideal é que você aplique o estoque vertical no seu negócio, mais quantidade e menos variedade e, principalmente, trabalhar com reposição de estoque.

3- Falta de investimento em publicidade

O terceiro erro mais comum é a falta de investimento em publicidade.

Se você tem um ponto físico bem localizado, talvez não tenha investido muito em publicidade. Afinal, o fluxo de pessoas na loja já é bom o suficiente para tornar o negócio escalável.

Já no e-commerce, você precisa investir em publicidade. As pessoas não sabem que a sua marca existe… Fazendo bons anúncios, você vai atingir pessoas com grande potencial de compra.

Mas é necessário dedicar um tempo para aprender sobre conteúdo, anúncios, publicidade no geral e colocar em prática.

Você mesmo pode fazer isso em casa e, aos poucos, vai entender qual a melhor maneira de comunicar-se com o seu cliente.

Quer aprender como anunciar sua loja virtual no Google? Acesse aqui o curso gratuito do Collabplay!

Além disso, você vai ter que investir dinheiro. Nada que esteja fora do seu orçamento.

No Facebook, por exemplo, existem anúncios a partir de 5 reais. Então, gradualmente, você vai investindo.

De acordo com os resultados, você vai investindo mais, aprimorando os anúncios.

É um ciclo: Você aprende, investe, tem um resultado. Com um bom resultado, você aprende mais e investe de novo.

Constância e aprimoramento são as palavras que definem esse processo.

Leve o seu negócio para o e-commerce do jeito certo

Levar o seu negócio para o e-commerce não é um mistério, como podemos ver.

O importante é entender o cenário atual e como a internet pode te ajudar a continuar vendendo durante esse período.

Esperamos que com essas dicas sobre como migrar para o e-commerce do jeito certo, evitando os principais erros apresentados, você consiga retomar as vendas e escalar o seu negócio novamente.

Esse e mais outros assuntos relevantes sobre o e-commerce e o cenário atual do comércio eletrônico são abordados no nosso Blog Ecommerce na Prática e também nas nossas redes sociais.


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