Com o crescimento acelerado do mercado de e-commerce no Brasil e em todo o mundo, os usuários estão se tornando cada vez mais exigentes com as plataformas de vendas na web. Pensar no visual e na identidade da sua loja é essencial, porém, o empreendedor que busca sucesso de verdade tem que ir além. E […]
Com o crescimento acelerado do mercado de e-commerce no Brasil e em todo o mundo, os usuários estão se tornando cada vez mais exigentes com as plataformas de vendas na web. Pensar no visual e na identidade da sua loja é essencial, porém, o empreendedor que busca sucesso de verdade tem que ir além. E é nessa hora que entra o e-commerce UX Design. Qual vai ser a sensação do seu cliente ao fechar a aba da sua loja no navegador? Será boa, de uma compra feita de forma ágil e tranquila? O UX Design, ou Design para Experiência do Usuário em tradução livre, existe exatamente para isso. No e-commerce, o usuário é seu cliente, e você quer que ele complete uma compra, certo? A aplicação do UX Design para seu e-commerce cobre diversos pontos importantes, como:
  • Página inicial;
  • Apresentação dos produtos;
  • Facilidade de entendimento das informações de compra;
  • Criação de um ambiente seguro para a compra ser realizada com sucesso.
Além de aumentar as vendas, um e-commerce com bom UX Design garante uma ótima experiência ao usuário, e isso aumenta as chances dele voltar.  Essa é a base para a fidelização e criação de uma carteira de clientes sólida. É com essa base que você constrói a reputação do seu negócio. Já está claro que com uma boa abordagem de UX Design seu e-commerce vai alçar voos mais altos. Porém, antes de começar, é necessário reflexão e planejamento, porque uma loja mal elaborada pode trazer problemas para seu negócio. Quer saber como começar a pensar o UX Design da sua loja virtual? Acompanhe o passo a passo a seguir!

Como aplicar UX Design para ter sucesso no seu e-commerce

1. Pesquise o que seu cliente deseja

Antes de pensar em como vender você deve se perguntar para quem quer vender. Você conhece seu público alvo? Entender quem é seu cliente, do que ele gosta, o que ele espera de um produto como o seu e quais sua necessidades são a base de um e-commerce bem sucedido. Para isso, são ótimas práticas para esse momento:
  • Entrevistar pessoas;
  • Criar canais de pesquisa pelas redes sociais;
  • Investir na elaboração de testes de produtos.
Se sua loja virtual fosse uma casa, a pesquisa seria a fundação. Uma marca com embasamento para as decisões sabe a que veio e mostra isso logo de cara para os clientes.

2. Fique atento na arquitetura da informação

Experiência positiva também é fruto de informações organizadas. Um site bem construído tem “tudo em seu devido lugar”, ou seja, informações, fotos e conteúdos relevantes são dispostos de forma a facilitar o acesso e a navegação. Um site confuso pode espantar os clientes, por isso, é fundamental ter cuidados com a arquitetura da informação. Ela é responsável não apenas pela organização dos conteúdos para o usuário, mas tem papel fundamental no SEO do seu e-commerce. Uma boa estrutura de SEO é importante para os sistemas de busca utilizados na internet. Eles, por sua vez, são essenciais para o que chamamos de “resultados orgânicos”, ou seja, quando uma pessoa chega até o seu site por pesquisa, sem a necessidade de publicidade.

3. Garanta a usabilidade no seu site

Não adianta ter um e-commerce lindo mas pouco funcional. O usuário precisa ser capaz de:
  • Pesquisar produtos;
  • Verificar a reputação da marca;
  • Ter claro o nível de confiabilidade do ambiente em que está fazendo suas compras.
Elaborar um site intuitivo dá ao cliente segurança e evita explicações demais. Além disso, prezar por melhorar a velocidade do site e incluir uma ferramenta de busca também ajudam a fazer a diferença!

4. Tenha as informações sempre completas e atualizadas

Para ter segurança na hora de comprar, as pessoas precisam saber o quê e de quem estão comprando. Por isso, é importante ter todas as informações referentes aos produtos e à sua empresa sempre disponíveis e atualizadas:
  • Opções de cores e tamanhos;
  • Dimensões;
  • Especificações de conteúdo;
  • Exemplos de uso.
Não importa o que você estiver vendendo, coloque tudo que for relevante ao alcance do cliente. Fotos em ambientes personalizados também ajudam o usuário a visualizar melhor antes de fazer a compra. Aqui vale também unir o útil ao ainda mais útil. Nem sempre os clientes chegam na sua loja pela porta da frente. Muitas vezes é através de uma busca na web que encontram seu e-commerce. Por isso que SEO e UX formam uma dupla imbatível. Além de deixar tudo claro para o cliente, sua loja fica melhor ranqueada em sites de busca.

5. Acessibilidade

Você sabia que, no Brasil, pessoas com algum tipo de deficiência já chegam a 6,7% da população? É uma fatia grande de mercado e deixar seu e-commerce acessível é um diferencial que pode te colocar à frente da concorrência. Incorporar navegação adaptada para deficientes visuais no seu UX Design, por exemplo, é bom caminho para atingir uma parcela maior de clientes em potencial. Além de deixar sua marca mais inclusiva, o que ajuda na construção da sua reputação.

6. Preste um atendimento de qualidade

Deixar um canal aberto de maneira simples e objetiva com o consumidor é uma ótima forma de mostrar que você se importa. Compradores podem ter dúvidas sobre um produto, ou reclamações após uma compra. A disponibilidade e agilidade para atender a essa demanda ajuda a construir uma boa experiência para o usuário. Por isso, investir em diversos canais de comunicação com seu público se torna essencial. Aqui, diversificação é o segredo. Chat online na própria loja ou acesso fácil através das redes sociais da marca é um ótimo caminho.

7. Aproxime-se do cliente

Um erro que qualquer empreendedor não pode cometer é entrar numa zona de conforto. Não basta esperar o cliente chegar até você. Parte do UX Design bem feito é criar formas de aproximar a marca do cliente ativamente. As redes sociais são o principal canal para isso hoje em dia. Criar posts interativos, que gerem engajamento dos seguidores é um bom começo. Para ir além, que tal construir uma estratégia de marketing de conteúdo associado à loja, como um blog ou um canal de vídeos?

8. Tenha um checkout claro e ágil

O momento crucial da experiência do usuário, sem dúvida, é o checkout. Criar um ambiente claro, simples e objetivo para a finalização da compra agrada, e muito. A primeira coisa é não exigir o preenchimento de formulários muito grandes. E jamais pedir a mesma informação várias vezes! Disponibilizar uma ampla variedade de formas de pagamento também aumenta as chances de agradar:
  • Boleto bancários;
  • Cartões de crédito e débito de várias bandeiras;
  • Transferência bancária.
Vale tudo na hora de receber pelo seu produto! Acima de tudo, porém, está a segurança. Garantir um ambiente seguro para seus clientes colocarem informações sensíveis faz toda a diferença na hora de trazer eles de volta.

9. Realize testes A/B

Feito tudo isso, só resta testar para ver se tudo que você pensou terá o resultado desejado. Um teste A/B verifica o efeito de cada passo da jornada do cliente por seu e-commerce e é a forma de você descobrir onde há problemas a serem ajustados ou melhorias a serem feitas.

Que benefícios o UX Design traz para seu e-commerce?

Como você viu, implementar um bom UX Design no seu e-commerce demanda muita pesquisa e planejamento. Mas pode ter certeza que vale a pena! Com essa estrutura montada, você garante a melhor experiência possível para seu cliente. Outra vantagem é que facilita a aceitação de novos produtos. Se eles se sentem bem na sua loja, tendem a explorar mais e encontrar outros itens que interessem. Contudo, o UX Design não traz vantagens só para os clientes. Uma vez aplicado, ele facilita a compreensão sobre as metas e o caminho do desenvolvimento da sua empresa. Isso facilita na projeção e criação de novos produtos e serviços. Quem sabe o que está fazendo, faz melhor! Deu pra perceber que UX Design é mais do que essencial para qualquer e-commerce? Então se você quer saber mais sobre isso e sobre como construir sua loja ou site com qualidade, acesse nosso blog!