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Veja aqui algumas etapas pelas quais a sua empresa precisa passar para adequar o e-mail corporativo à LGPD.

Quem trabalha com a internet com toda certeza já ouviu falar em algum momento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Afinal, ela se trata de uma regra que ganhou bastante notoriedade logo em seus primeiros anos, devido à proposta de regulamentação de algumas atividades dentro da web e o controle do uso dos dados pessoais. 

Assim, saber como adequar o e-mail corporativo à LGPD é fundamental para não ser penalizado e manter os seus negócios dentro das normas estabelecidas. Com a democratização do acesso, cada vez mais se tornou necessário acompanhar e regulamentar as atividades que acontecem online, de modo a garantir mais segurança para todos os usuários, evitando o vazamento de dados.

Caso contrário, pode ser que surjam problemas com os consumidores, os quais podem tomar rumos bem complicados se não forem abordados da maneira correta, inclusive com multas bem altas para quem espalhar os dados.

Para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, criamos um artigo completo com todas as dicas que você precisa para adequar o e-mail corporativo à LGPD sem causar nenhum problema e garantindo a privacidade que os clientes precisam e merecem. Continue acompanhando e descubra mais sobre o assunto.

O que é LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ou simplesmente LGPD foi criada em 14 de agosto de 2018 e tem como principal objetivo resguardar e proteger todos os direitos fundamentais relacionados à liberdade e desenvolvimento da personalidade individual de cada cidadão.

Além disso, essa lei também visa criar ambientes de proteção e proporcionar maior segurança jurídica para os brasileiros. 

Nesse cenário, é importante dizer que ela não atua apenas dentro da internet, protegendo todos os dados dos cidadãos e garantindo que eles permaneçam em confidencialidade, dentro ou fora das redes.

Vale ressaltar também que a LGPD não vale apenas para empresas que possuem sede dentro do território nacional. Caso a companhia seja de fora, mas esteja trabalhando com dados de brasileiros que vivem atualmente no país, a Lei Geral de Proteção de Dados continua sendo válida e precisa ser respeitada em todos os seus pontos.

Por que a LGPD é importante?

Até aqui você já conseguiu entender que a Lei Geral de Proteção de Dados vale para todo o território nacional e precisa ser respeitada. 

A pena para quem não cumprir com as diretrizes varia, sendo de 2% sobre o faturamento da empresa (com um teto limite de 50 milhões), ou em casos mais drásticos, multa diária e somatória (também com teto de 50 milhões).

No entanto, é preciso entender que a importância de respeitar essa lei vai muito além de evitar o pagamento de multas caras. A LGPD surgiu como uma necessidade da população, que por muitos anos viu as suas informações sendo utilizadas pelos algoritmos sem nenhuma regulamentação ou opção pela privacidade. 

Além disso, o escândalo acontecido no ano de 2018 envolvendo o vazamento de dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook também foi um grande incentivador do processo de criação da lei.

Na atualidade, em que fazemos uso da internet em tudo e para tudo, é fato que se torna necessário permitir que os nossos clientes tenham escolha na hora de fornecer as suas informações. 

Afinal, de listas de contato a informações pessoais, caso não tenham sido fornecidos por conta-própria, as possibilidades de trazerem resultados efetivos em vendas para o seu negócio são quase inexistentes. 

Como adequar e-mail corporativo à LGPD?

E aí, já percebeu a importância de adequar o e-mail corporativo à LGPD? Esse pode ser um ponto não muito comentado no marketing digital, no entanto, é super importante para quem deseja atuar com credibilidade no seu meio.

Porém, ao contrário do que parece, a LGPD não se trata de uma limitação para a atuação do e-mail marketing corporativo. Basta saber o modo certo de trabalhar que ela não representará nenhuma dificuldade para você e para os seus clientes.

Abaixo separamos quatro dicas fundamentais para quem precisa divulgar através do e-mail corporativo, mas não quer descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados em nenhum momento.

adequar e-mail corporativo à LGPD

1 – Separe os contatos que aceitaram as mensagens

Só quem já trabalhou com uma lista gigante de leads sabe o quanto pode ser desgastante fazer diversas tentativas de contato, mas nunca obter retorno. 

Essa infelizmente é uma cena comum quando temos contatos que chamamos de “frios”, os quais ainda não manifestaram real interesse em saber mais sobre os nossos produtos e serviços. 

Em alguns casos o usuário até recebe as tentativas de contato, as lê, mas não devolve nenhuma resposta. 

Em outros, o que é ainda mais comum, o possível cliente nem mesmo chega a ter contato com a publicidade, ignorando-a totalmente e até mesmo ficando chateado pelo excesso de spam que recebe da mesma empresa.

Por esse motivo, uma ótima dica é sempre separar os contatos que aceitaram as suas mensagens e manifestaram algum tipo de interesse. Desse modo, você garante que as suas tentativas sejam mais efetivas, chegando em quem realmente tem vontade de adquirir os seus produtos e serviços. 

Além disso, segmentar os contatos também permite que você gaste menos tempo com pessoas que não produzirão bons resultados. Sendo assim, pode trabalhar para aumentar a sua base de leads e garantir que eles tenham mais qualidade, para tornar as suas ações com e-mail e outras redes na internet muito mais efetivas. 

2 – Revise a sua base de leads

Quando uma empresa começa a montar a sua base de leads, comumente eles vêm de todos os lados, desde ações de rua até campanhas publicitárias na web. 

Nesse sentido, é normal que em algum momento a companhia precise fazer uma “limpeza” para renovar os seus contatos e excluir de vez aqueles que não produzirão nenhum resultado. 

No entanto, quando essas limpezas não são realizadas com certa frequência, os endereços pouco efetivos vão se acumulando. Com isso, começa-se o retrabalho, tendo em vista que serão feitas novas tentativas mesmo depois de as anteriores não terem produzido nenhum fruto.

Nesse momento também é comum que muitos usuários fiquem chateados, por já sinalizarem o desinteresse em concluir a compra, mas continuaram recebendo mensagens frequentes.

Por esse motivo, o mais indicado para os gestores de marketing que desejam adequar o e-mail corporativo à LGPD é realizar revisões constantes em sua base de leads. 

Desse modo, é possível excluir aqueles clientes que já sinalizaram que não desejam receber mais mensagens, evitando inclusive os possíveis atritos. 

3 – Explique os dados que foram solicitados

Como citamos anteriormente, nos últimos anos foi possível notar um crescimento bem grande da preocupação da população em relação aos seus dados pessoais

Com o surgimento da LGPD os usuários ganharam mais uma garantia da proteção ao fornecer as suas informações, mas não é cena rara encontrarmos pessoas que não desejam fornecer nenhum tipo de dado pela web. 

Nesse cenário, uma dica bem bacana para quem precisa coletar informações dos clientes é sempre comunicar o porquê e para que elas serão usadas. 

A partir disso o cliente se sente mais seguro em repassar os dados, tendo em vista que compreende os fins da ação e que não será prejudicado por isso. 

Por esse motivo, seja por e-mail, telefone ou redes sociais, a melhor estratégia é jogar limpo com os seus possíveis clientes. 

Isso ajuda a construir uma relação de credibilidade, na qual o usuário compreende que pode confiar na sua empresa para fornecer informações e você explica exatamente o que precisa para fornecer a ele a melhor experiência possível com sua empresa.

4 – Ofereça opções segmentadas de conteúdo

Sem dúvidas um dos fatores que mais gera incômodo nos clientes é o excesso de spam. 

Afinal, quando estamos de fato interessados em um produto, vamos atrás dele. Já quando não estamos, o excesso de propaganda pode até mesmo gerar um efeito rebote, causando desinteresse pelo item que você está comercializando. 

Por esse motivo, uma dica bem bacana para adequar o e-mail corporativo à LGPD é criar uma caixinha em seu site onde os clientes indicam quais conteúdos desejam receber. 

Com isso será possível enviar artigos e fazer contatos mais assertivos, com temas que realmente são do interesse daquele usuário. 

Além disso, quando o cliente tem a possibilidade de cadastrar seu e-mail por vontade própria, você ganha leads muito mais quentes. 

Afinal, se o usuário forneceu as suas informações de contato é porque tem interesse em saber mais, sendo assim, você garante que conversará com pessoas que realmente desejam adquirir seu produto. 

Conclusão

E aí, anotou todas as dicas para adequar o e-mail corporativo à LGPD? Esses são processos muito importantes para quem deseja atuar e divulgar de forma ampla, mas garantindo a privacidade e a segurança que os seus clientes merecem. 

Se você deseja continuar se informando com os melhores conteúdos da web sobre e-mail, domínios e hospedagem de site, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos artigos cheios de informação para você ficar sempre por dentro de tudo sobre o mundo dos negócios!

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  • O que é LGPD?

    • Por que a LGPD é importante?

  • Como adequar e-mail corporativo à LGPD?

    • 1 – Separe os contatos que aceitaram as mensagens

    • 2 – Revise a sua base de leads

    • 3 – Explique os dados que foram solicitados

    • 4 – Ofereça opções segmentadas de conteúdo

  • Conclusão

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  • E-mail Titan

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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