O marketing jurídico pode ser uma excelente ferramenta para se destacar na carreira e conseguir clientes.

Montar e colocar em prática uma boa estratégia de marketing jurídico é o segredo do sucesso de muitos escritórios de advocacia. Afinal, em um mundo hiperconectado, depender apenas de indicações para conseguir novos clientes é bastante arriscado. 

Por isso, ter estratégias de marketing para advogados pode ajudar o seu escritório a ter mais previsibilidade na aquisição de clientes, além de aumentar a sua autoridade no mercado. 

Confira esse artigo que preparamos para ajudar a entender quais são as principais táticas de captação de clientes e como se destacar no meio digital respeitando o Código de Ética OAB

Quais são as vantagens do marketing jurídico?

O marketing jurídico é excelente para se destacar dentro do nicho de atuação. Ele possibilita produzir conteúdos que mostram valores e conhecimentos, construir relacionamento com o cliente e fazer um bom networking.

Além disso, o marketing jurídico digital permite aumentar a autoridade no ramo e se tornar uma referência da especialidade. Dessa forma, é possível obter confiança e atrair ainda mais clientes. 

Entenda o código de ética da OAB

Antes de utilizar o marketing jurídico para captação de clientes, é importante se atentar às regras do Código de Ética da OAB, já que ele impõe uma série de restrições. Portanto, é preciso que o conteúdo seja informativo e não incentive ações como a compra de serviços e produtos.

Ao tomar esses cuidados, é possível aproveitar os benefícios desse tipo de estratégia sem ferir o código. Portanto, leia-o com atenção e defina uma estratégia com foco em informações, dicas e curiosidades da área.

Como fazer um bom marketing jurídico?

Agora que entendemos as vantagens do marketing jurídico e como utilizá-lo de forma correta, é hora de conhecer o passo a passo para montar a estratégia. Veja mais detalhes a seguir.

Como fazer marketing juridico

Faça um bom marketing de conteúdo

Milhares de buscas são feitas todos os dias sobre assuntos relacionados ao Direito. É nesse momento que você precisa aparecer para o seu público com conteúdo que o ajude a ter uma melhor orientação sobre o tema buscado.

O conteúdo de qualidade ajuda a posicionar um site entre os primeiros do Google. Então, ter um blog é um dos melhores investimentos a serem feitos, pois cada artigo postado respondendo às dúvidas frequentes das pessoas pode gerar novos clientes todos os dias. 

Capriche no visual do site

O velho ditado “A primeira impressão é a que fica” também continua valendo hoje em dia. Por isso, o visual e a navegação do site devem ser impecáveis. Capriche nas fotos do escritório e da equipe, tenha um site bem construído e adaptável ao celular. 

De nada adianta atrair o melhor público, se o site causar uma má impressão. Logo, uma boa dica é aplicar conceitos de User Experience. Assim, os visitantes da página terão uma boa experiência e voltarão mais vezes. 

Anuncie no Google Ads

O Google Ads permite exibir anúncios do escritório de advocacia para quem está procurando por termos relacionados no buscador. Ele é uma excelente opção de marketing estratégico para advogados, pois aumenta o número de pessoas que visitam o site.

Com ele, é possível entender a importância das métricas para avaliar o sucesso do seu site, como número de visitas na página. Assim, mesmo com pouco investimento, já se pode obter ótimos resultados sem ferir o código de ética da OAB. 

Faça um perfil no Google Meu Negócio

Para quem deseja impulsionar a empresa sem custo algum, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que precisa ser utilizada. Ele facilita que o escritório seja encontrado tanto nos mecanismos de busca do Google quanto no Google Maps. 

Assim, ele aumenta as visualizações e torna o escritório de advocacia muito mais acessível. Por isso, preencha as informações de forma completa para que o negócio apareça nas primeiras páginas.

Conte com a ajuda das redes sociais

Outra forma de utilizar o marketing jurídico é fazer um perfil profissional em redes sociais como o Instagram, LinkedIn e Facebook. Isso possibilita atingir mais pessoas e ter um contato próximo com o público. 

Com o marketing jurídico no Instagram, por exemplo, é possível criar conteúdos informativos a partir de recursos como lives, fotos e vídeos. Lembre-se de responder os comentários e disponibilizar informações importantes, como registro profissional, área de atuação e formas de contato.

Entenda mais sobre Marketing Digital

Gostou de saber mais sobre as vantagens do marketing jurídico para a sua carreira e quer continuar aprendendo? Então, acesse o blog da HostGator e confira nosso conteúdo sobre como utilizar o marketing de indicação na sua estratégia.