Existem diversas causas para um carrinho abandonado, mas para todas elas há uma solução. Vem descobrir as estratégias para aumentar suas vendas!

Você recebe várias visitas no seu site diariamente, mas o volume de vendas não aumenta? Ao contrário, o que aumenta é a quantidade de carrinho abandonado?

Clientes que concluíram todo o processo de compra, passaram pelo funil de vendas, mas ao chegarem na página de checkout, desistiram da compra.

Neste artigo você vai identificar porque os clientes não finalizam seus pedidos, mesmo depois de demonstrar real interesse pelo produto. Inclusive, em como reverter o acúmulo de carrinho abandonado da sua plataforma, transformando-os em vendas para o seu negócio.

Entenda o carrinho de compra

Na loja online, o carrinho de compras funciona da mesma maneira que nas lojas físicas, ou seja, é para ele que se envia os itens que são selecionados durante as compras.

Concluído o processo de escolha de produtos, o cliente segue para a página de checkout, nesse momento pode ocorrer o abandono de carrinho, quando por algum motivo o cliente não finaliza o pagamento do seu pedido.

Existem algumas razões para o carrinho abandonado acontecer, é o que mostraremos a seguir.

Quais são as causas de carrinho abandonado?

Uma coisa que é importante ressaltar é que o carrinho abandonado é uma prática normal e pode ocorrer, mesmo com todos os passos internos da sua loja online estando de acordo com a jornada do cliente.

Mesmo assim é importante uma avaliação sobre os motivos que podem estar levando os clientes a desistirem, buscando rastrear a razão do carrinho abandonado, para entender as causas e corrigir.

Algumas razões do carrinho abandonado:

Custo inesperado

Um custo que aparece quando o cliente não esperava, pode fazer com que ele deixe o carrinho abandonado, para avaliar melhor se realmente tem a intenção de adquirir o item.

Esses custos podem ser desde serviços de montagem pagos à parte até mesmo um alto valor da taxa de entrega, e aqui é onde reside um dos maiores problemas.

Acontece em muitos casos em que o frete está muito elevado, muito maior do que o comprador esperava, ou quando pior, é maior que o valor do próprio item a adquirir. Esse fato, por si só, já se torna um motivo para o cliente desistir da compra. 

O valor do frete pode ser um diferencial na taxa de carrinho abandonado que seu e-commerce apresenta.

Longo processo de compra  

Outro ponto muito importante de se avaliar é como é feito o cadastro no seu site? 

Na internet, lidamos com atenção dos consumidores diariamente, competindo entre diversas outras ofertas que o cliente recebe. 

Quando a loja possui um cadastro enorme e complexo, solicitando informações completamente desnecessárias para a efetivação da compra, o cliente pode desistir da compra, por achar que não tem tempo suficiente para responder tantas perguntas.

Ausência de suporte aos clientes 

Um suporte inadequado ao potencial comprador dos seus produtos pela internet, também é uma das principais causas de carrinho abandonado. Isso porque ele não encontra informações detalhadas a respeito do produto, modo de usar, especificações técnicas ou fotos de melhor qualidade sobre o produto.

Quando o cliente tem uma dúvida não encontra um canal de atendimento, ou seja, não obtém retorno em tempo hábil e acaba deixando o carrinho abandonado.

Falta de segurança no site 

Com as compras sendo feitas cada vez mais online, a preocupação com os dados pessoais aumentou, e se o cliente não encontra confiança em finalizar o pedido no seu site, o funil de vendas não será concluído.

Não importa se o comprador entra no site da sua loja e acha um produto interessante, com todas as informações detalhadas, o preço está dentro da faixa que ele aceita pagar, aparentemente tudo está de acordo para finalizar a compra.

Acontece que na hora de finalizar, ele é direcionado para outra página, fora do site que ele passou todo o processo de compra.

Essa situação interrompe a execução do consumidor, que se sente inseguro de repetir suas informações pessoais em uma nova página. Com isso, deixa o carrinho abandonado porque sua interface transmite pouca confiança na finalização do pedido. 

Poucas opções de pagamento 

Com as inúmeras formas de pagamento que existem hoje no mercado, é quase impossível ofertar apenas débito, boleto ou depósito nas vendas online. Isso porque, se isso acontece, a chance de aumentar a quantidade de carrinho abandonado, é grande.

Oferecer uma variedade de linhas de pagamento é essencial para que o cliente tenha a liberdade de escolha e a facilidade de finalizar a compra de seu produto. 

Se quando o comprador se depara com poucas opções de pagamento e principalmente, se elas não se encaixam em suas possibilidades, a consequência acaba no carrinho abandonado. 

Estratégias para recuperar o carrinho abandonado

Agora que você já conhece os motivos que levam os cliente a desistirem da compra, entenda agora como recuperar o carrinho abandonado:

Otimize o checkout 

O checkout no e-commerce é a última etapa, onde o cliente vai preencher seus dados pessoais, endereço e finalizar com o pagamento do produto, e é justamente nessa etapa que pode acontecer o carrinho abandonado.

Para evitar, invista em melhorar a experiência do consumidor nessa etapa. Ele não precisa informar onde conheceu a empresa, porque está fazendo aquela compra e muito menos preencher infindáveis campos.

Torne o momento do pagamento simples e rápido, solicite informações de feedback após o pagamento do produto, após a experiência de compra do cliente ter finalizado, ou seja, após o funil de vendas ter sido concluído. 

Usabilidade do site 

Na internet, a atenção do seu cliente é dividida com outras tantas páginas que ele tem aberto enquanto realiza a compra dos produtos. Portanto, reter a atenção dele enquanto adquire os itens que deseja é fundamental. 

Se comunique com seu cliente! Existem ferramentas online com base em cookies que envia lembretes de recuperação de carrinho, ou que percebem que ele vai deixar a página, lembrando-o do carrinho abandonado.

Torne sua loja mais atrativa e visualmente mais usual para a realização das compras, pois isso pode diminuir a taxa de carrinho abandonado e deixar o seu e-commerce mais otimizado

Sua loja online precisa ser de fácil utilização, ou seja, intuitivo. Isto é, sem tanta poluição de informações, tornando confortável a busca por produtos que o consumidor deseja adquirir.

Além disso, é importante que ele seja completo, o que significa que as informações dos produtos, detalhes técnicos, campo de perguntas frequentes. Além disso, um botão de chat, para tirar dúvidas, deve estar à disposição para tornar a ação do cliente mais certeira quanto ao objetivo de finalizar o pedido.

O site que conduz o cliente de forma objetiva, que faz com que o usuário permaneça por muito mais tempo conectado com a marca e em contato com os produtos, diminui de forma consistente o efeito carrinho abandonado. Além disso, também converte o interesse do cliente em uma compra finalizada.

Ofereça benefícios 

Algo muito utilizado pelos lojistas no e-commerce é oferecer benefícios para fidelizar o cliente, como o cashback, ou cupons de descontos que surgem como pop-up.

Dessa forma, oferecer cupons de desconto também ajuda muito a incentivar o retorno do cliente para novas compras.

Oferecer frete grátis a partir de um determinado valor, é uma opção bastante utilizada, pois dá ao comprador uma taxa a menos o que se traduz em benefício, evitando que a situação de carrinho abandonado aconteça.

Utilize remarketing 

O remarketing é utilizado no e-commerce para lembrar ao cliente que ele navegou em busca de um produto e não finalizou a compra. Isso acontece seja através de e-mails ou imagens que invadem as páginas em que o cliente tem costume de navegar.

O produto aparece constantemente aguçando o interesse e instigando o cliente a retornar a página, resgatar o carrinho abandonado e comprar o produto. Portanto, essa é uma excelente técnica para ser utilizada em uma loja virtual.

O consumidor pode ter deixado o carrinho abandonado por conta de outros afazeres que surgiram e lembrá-lo da compra que ele estava realizando, pode ajudá-lo a finalizar seu pedido.

Considerações finais sobre carrinho abandonado

No e-commerce é necessário converter o máximo de vendas possível.

Se um cliente visitou as páginas do seu site e colocou produtos no carrinho, ele claramente manifestou seu interesse e deixou explícito os produtos que deseja.

Essas são informações de um cliente qualificado, que se ao final não finaliza a compra, vale avaliar os motivos para tomar as iniciativas apresentadas acima. E assim, diminuir a quantidade de carrinho abandonado.