Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Chatbot: o que é e 7 formas de usá-lo em seu negócio

Por que criar um chatbot em seu site?

Compartilhe:

Confira aqui as vantagens de utilizar chatbot em sua empresa e o que essa ferramenta pode fazer pelos seus atendimentos.

Presentes no nosso dia a dia, os chatbots trazem diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os usuários, já que simplificam as nossas vidas.

Com cada vez mais empresas apostando nesse tipo de inteligência artificial, vamos falar aqui sobre como os chatbots podem ajudar em seus negócios e como eles interagem nas mais diversas situações. Vamos lá?

O que é chatbot?

Os chatbots são robôs de conversa e comunicação. O nome vem do inglês, já que bot é robô e chat significa conversa. Dessa forma, eles são programas criados para computadores que imitam o comportamento humano em conversas online pela internet.

Todos esses bate-papos se baseiam em alguns scripts e regras, mas é como a pessoa do outro lado realmente estivesse falando com um humano. Eles são voltados para o atendimento digital e podem ser multifuncionais, e muitos desses chatbots já ganharam até nome ou apelido.

chatbot

Como funcionam os chatbots?

Os chatbots funcionam da seguinte forma: os usuários enviam mensagens de texto, imagens ou áudios. Essas mensagens são processadas pelo sistema que utiliza inteligência artificial para a leitura ou interpretação.

Com base em um conjunto de palavras-chave pré-programadas, o bot consegue dar respostas exatas. Quando usa processamento de linguagem natural, eles podem compreender erros ortográficos, abreviações ou concordância, mesmo em sentenças mais longas.

Outro ponto importante: as bibliotecas de frases. Elas são a base de conhecimento dessa estrutura, que vai sendo expandida e se tornando mais inteligente. É por isso que muitas vezes você receberá aquela resposta clássica: “não entendi”. Isso acontece pelo simples fato da resposta para aquela pergunta não existe, pois quanto mais o chat é utilizado, mais inteligente ele fica.

Sim, é exatamente isso que acontece nos bastidores. Quando você conversa com um bot, está dando mais informações para a formação de repertório do robô.

Diferente da memória humana, a memória de um chatbot é quase infinita. Todo esse aprendizado vai sendo acumulado e ajuda a criar novas respostas.

7 usos do chatbot que você precisa conhecer

Os chatbots servem para diferentes tipos de empresa e com variadas finalidades, pois estamos falando de comunicação.

Por isso, veja aqui sete usos desses robôs para que você possa conhecer ou se inspirar.

1 – Atendimento

Manter uma operação de atendimento é caro, já que isso depende de pessoas, estrutura, equipamento e processos. 

Uma pesquisa da Gartner revelou que o atendimento telefônico custa, em média, US$ 8 por pessoa. Já o autoatendimento custa somente US$ 0,10. Dessa forma, a tecnologia vempara baratear esses custos e escalar os atendimentos. 

Com o chatbot, hoje em dia, você pode obter a segunda via de contas ou até agendar uma consulta com um médico. E tudo isso em menor tempo, sem filas de espera ou no momento em que precisar.

2 – Vendas

Com a diversificação dos canais de vendas, o chatbot passou a ser uma excelente opção de conversão. Ele pode ser usado nas fases iniciais de prospecção e na qualificação de leads, passando a agir estrategicamente para melhorar as vendas e seus resultados financeiros.

A interpretação das perguntas indica as necessidades de seus potenciais clientes, enquanto as respostas direcionam possíveis alternativas ou soluções mais indicadas.

Em resumo, seus vendedores recebem leads mais quentes e mais prontos para fechar um negócio. 

3 – Suporte

Quando o cliente está com algum problema, bug ou precisa de ajuda técnica, ele quer um atendimento ágil. Por conta disso, ficar na linha telefônica esperando e ouvindo musiquinha não faz mais sentido.

Aqui, o chatbot pode entrar novamente em ação, oferecendo o autoatendimento ou fazendo a triagem inicial até que o chamado seja repassado para um atendente que já saberá qual é a demanda. Com isso, os clientes podem resolver o seu problema em menor tempo, e as métricas de atendimento da sua empresa podem ser otimizadas.

4 – Pós-venda

O melhor cliente é aquele que retorna ao longo do tempo, algo que chamamos de  Lifetime Value. Dessa forma, quanto mais tempo ele permanecer fiel e satisfeito, melhor.

Embora o pós-venda seja um pouco negligenciado por boa parte dos negócios, isso devia ser prioridade. Aliás, as estatísticas também comprovam isso.

Confirmação, rastreamento de pedidos, trocas e reembolsos. Aqui você tem uma lista básica do que o seu robô pode ajudar a responder em relação ao back office, sem qualquer interação humana.

5 – Relacionamento

A automatização de fluxos de marketing também pode ser feita com o uso de chatbot. Essa é uma forma muito criativa e inteligente para engajar, principalmente para quem não é seu cliente e está em dúvida se deve ou não comprar o seu serviço.

Disponibilize materiais ricos, recursos extras ou direcione para páginas específicas do seu site, onde as pessoas podem buscar mais informações. Tanto marketing quanto vendas podem se beneficiar dessas interações.

6 – Educação

A educação tem se reinventado nos últimos anos, o que é muito positivo. Essa aprendizagem passou a acontecer fora dos limites da sala de aula e ganhou novos ares.

Hoje você pode aprender inglês ou até programação com uso de bots. Estudar para o Enem ou para aquela prova difícil terá outra motivação, e até mesmo seus clientes podem ter meios mais interativos. Pense nisso.

7 – Pesquisas

Os formatos de pesquisas tradicionais já ficaram no passado. É por isso que muitas empresas têm implementado chatbots para receber o feedback dos clientes ou dos seus usuários.

De simples pesquisas de opinião, usabilidade ou até NPS, com a ferramenta certa a adesão dos respondentes pode ser muito maior.

Quais as vantagens de utilizar chatbots?

Agora que já vimos uma lista dos usos mais convencionais para chatbot, vamos entender um pouquinho das suas vantagens.

  • É uma ferramenta digital interativa, tem baixo custo e é escalável;
  • É de pronto atendimento, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • É uma tecnologia inovadora, mais acessível e inclusiva;
  • Traz mais agilidade à comunicação e aos negócios;
  • Melhora a experiência do usuário e gera maior engajamento.

Ao pensar em investir nessa tecnologia para sua empresa, verifique o tempo de implementação. O prazo entre o planejamento do projeto e seu lançamento pode variar em função da complexidade e estrutura necessárias.

Também é preciso lembrar de fazer a manutenção com a própria curadoria para que as respostas continuem sendo relevantes e coerentes para quem usa.

Lembre-se: as necessidades dos seus clientes podem mudar e você deve se preparar para isso.

Chatbots e assistentes virtuais: quais as diferenças?

Os assistentes virtuais, como o Siri, Alexa, o Google Assistente, também reconhecem texto e linguagem falada, mas podem responder via voz. A biblioteca, nesse caso, é de fonemas de voz, que são pré-gravados e atualizados constantemente conforme as perguntas. Essa arquitetura é mais complexa e exige uma capacidade de armazenamento de dados bem maior. 

Por outro lado, os assistentes virtuais podem fazer buscas na internet ou ao seu comando, acionar funções em outros aparelhos conectados, como acender a lâmpada da sala ou ligar a televisão em seu canal favorito.

Mágica? Não. Os objetos estão cada vez mais interligados pela internet das coisas. Podem ser integrados a outros dispositivos, como TV, alto-falantes, entre outros. No dia a dia, os assistentes também podem funcionar com smartphones ou computadores e interagir com seu público, assim como chatbot.

Muitos especialistas da área dizem que, na verdade, existe pouca diferença entre eles. O entendimento é de que, por serem agentes conversacionais que realizam tarefas e usam inteligência artificial são muito parecidos.

inteligência artificial chatbot

Conclusão

Agora que você já sabe o que são chatbots, faça um exercício. Você acredita que as ferramentas podem simplificar essas rotinas? Quanto a sua equipe pode otimizar em questão de produtividade? Quais seriam os ganhos para seus clientes? Como essas tecnologias podem contribuir para manter seus clientes fiéis e felizes?

Ao ter essa noção, fica mais fácil avaliar e entender se vale a pena ou não investir na criação de um robô conversacional.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado. Fique bem, um abraço e até a próxima!

Navegue por tópicos

  • O que é chatbot?

  • Como funcionam os chatbots?

  • 7 usos do chatbot que você precisa conhecer

    • 1 – Atendimento

    • 2 – Vendas

    • 3 – Suporte

    • 4 – Pós-venda

    • 5 – Relacionamento

    • 6 – Educação

    • 7 – Pesquisas

  • Quais as vantagens de utilizar chatbots?

  • Chatbots e assistentes virtuais: quais as diferenças?

  • Conclusão

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários