desafios-Covid-19

Saiba como as empresas estão se adaptando aos desafios impostos pela Covid-19

segunda-feira, 17 de agosto de 2020 | Comentários

Escrito por

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Nos últimos meses, o mundo vem tentando se ajustar aos desafios e consequências da pandemia da Covid-19: fragilidade do sistema de saúde, distanciamento social e crise socioeconômica – que estimulou a criatividade nos negócios.

Durante o período, os professores adequaram suas aulas para o ambiente virtual, as academias inauguraram canais no Youtube, o e-commerce se tornou ainda mais popular e o serviço de entrega experimentou um verdadeiro “boom”.

Com as pequenas e médias empresas (PMEs) não foi diferente. Apesar dos tempos excepcionalmente difíceis, com lojas fechadas, funcionários demitidos e saldos negativos, as empresas estão dinamizando suas estratégias de negócios para atender as expectativas impostas pelo mercado, manter sua estabilidade financeira e, ainda assim, buscar caminhos para seguir crescendo.

A Covid-19 nos obrigou a sair da zona de conforto, mas também forneceu ferramentas para realizar o sonho de empreender, com um novo senso de urgência.

Foi pensando em aproveitar estas oportunidades que preparamos um conteúdo especial, em que você irá saber como os empreendedores estão se adaptando e superando os principais desafios dos tempos de Covid-19.

Neste artigo, você conhecerá os critérios mais importantes que devem ser considerados para otimizar suas estratégias e superar a crise.

Boa leitura!

O que você vai encontrar no conteúdo:

1 – Os principais desafios na época da Covid-19

2 – Como adaptar minhas operações aos desafios da época da Covid-19?

Os principais desafios da pandemia

A crise da saúde é o principal desafio que o mundo enfrenta com a pandemia da Covid-19. Além disso, as pessoas e seus negócios têm sido impactados financeiramente devido à necessidade de distanciamento social.

A orientação para ficar em casa afetou a circulação econômica e o planejamento de receita da maioria das empresas. Como é possível minimizar esse impacto no seu negócio?

  1. Reduza custos: tenha uma visão detalhada de quais elementos de sua empresa se traduzem em despesas desnecessárias. Os custos fixos, como aluguel e pagamento de eletricidade, costumam ser os mais difíceis de reduzir, no entanto, ao criar uma lista de despesas, você será capaz de identificar os custos que podem ser reduzidos.
  2. Cultive relacionamentos: ainda que estejamos em isolamento social, não estamos sozinhos! Faça seu network, participe de webinars, seja ativo nas redes sociais, compartilhe seu conhecimento como autor convidado em outros blogs e permita espaço para atividades colaborativas.
  3. Mantenha uma comunicação fluida: seus fornecedores e clientes querem saber sobre você, comece a enviar uma Newsletter periódica comentando as novidades do seu negócio, planeje sua comunicação nas redes sociais e seja consistente. Deixe todo mundo saber que você está aberto aos negócios!
  4. Inicie sua transformação digital: comece identificando os canais digitais que darão visibilidade à sua marca na Internet e leve seus produtos e serviços para o ambiente online. Por exemplo, crie tutoriais para o uso de seu produto em um canal do YouTube. Esta estratégia é ideal para alcançar pessoas interessadas, afinal quem compra tinta para cabelo quer saber a forma correta de aplicá-la, certo?

Como adaptar minhas operações aos desafios da Covid-19?

O momento de incerteza causado pela pandemia deixou os empreendedores inseguros sobre qual o melhor caminho a seguir. No entanto, quando estamos abertos a experimentar novidades e testar nossas opções, várias soluções se apresentam.

A seguir, você conhecerá como os empreendedores estão se adaptando aos principais desafios da época da Covid-19 e poderá se inspirar com alguns casos:

1- Reveja seu planejamento

Como mencionado no tópico anterior, um planejamento que leve em conta o contexto da pandemia lhe ajudará a tomar decisões financeiras mais compatíveis com o momento atual. Assim, você poderá planejar, com base na sua realidade, quais são os próximos passos para voltar a crescer. Não sabe por onde começar? Confira abaixo duas sugestões de leitura:

2- Aproveite os recursos digitais

Nunca se falou tanto em transformação digital como agora! Este processo tem como objetivo realizar a transição da empresa para a cultura digital, utilizando a tecnologia para repensar e melhorar os processos produtivos. Abaixo você confere 8 dicas de leitura para otimizar seus negócios para o ambiente digital.

Dica bônus: como vender seus produtos ou serviços na Internet?

3- Adapte sua comunicação

Como seus clientes chegam até você? Caso sua empresa ainda não tenha uma presença digital sólida, está na hora de investir tempo e recursos na sua comunicação. Mostrar que sua marca é relevante e confiável é essencial para que você consiga cada vez mais negócios. Leia os 3 artigos abaixo e reinvente a comunicação da sua marca:

4- Acompanhe suas métricas na Internet

A época de tomar decisões baseadas na intuição acabou. Se numa loja física há dificuldades em rastrear o número de visitantes durante o dia, mês ou ano, numa loja virtual é possível acessar essas informações de forma prática! O primeiro passo é aprender a configurar o Google Analytics: guia básico para seu site.

Além disso, você pode criar e monitorar suas campanhas de divulgação:

5- Mantenha-se atualizado: estude tendências em estratégias para o seu mercado

Nenhuma marca permanece no mercado sem conhecer seus pontos fortes, seus concorrentes e, claro, as tendências. É importante conhecer seu público-alvo, quais são seus hábitos de compra e como eles evoluem com o passar do tempo. Nos tópicos abaixo, nós separamos dicas de negócios para três segmentos.

E-commerce e Varejo

Hospitalidade

Mercado Imobiliário

Conte para a gente o que você achou destas dicas! Veja também o curso grátis: Aprenda como expandir seu negócio na Internet.


Tags:, ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar