Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Escolher um serviço profissional de hospedagem de sites é o primeiro passo para garantir a sua presença online. Uma escolha bem pensada trará qualidade e segurança para a sua empresa ou blog pessoal, além evitar uma série de preocupações futuras. Mas você realmente sabe quais os critérios que deve analisar para fazer a escolha da […]

Escolher um serviço profissional de hospedagem de sites é o primeiro passo para garantir a sua presença online. Uma escolha bem pensada trará qualidade e segurança para a sua empresa ou blog pessoal, além evitar uma série de preocupações futuras.

Mas você realmente sabe quais os critérios que deve analisar para fazer a escolha da melhor hospedagem de sites para o seu projeto online? Para facilitar a sua decisão, criamos uma lista com algumas dicas para você analisar antes de fazer a escolha.

Qual é a real necessidade do seu site?

Para fazer a escolha é preciso analisar primeiro a real demanda e necessidades do seu site.

Você também precisa ter em mente quais são seus objetivos com o site.

Então, antes de fazer a escolha pela melhor hospedagem de sites para seu projeto, procure responder questões como:

  1. Qual é o tamanho do site? Ele será pequeno ou grande? Com quantas páginas? Terá muitas imagens, vídeos e áudios? Irá crescer com o tempo?
  2. Qual será o tráfego do seu site? Qual será o número de acessos nele?
  3. Quanto de espaço será preciso para armazená-lo?
  4. Você pretende ter uma loja virtual? Se vai, a hospedagem oferece compatibilidade com o protocolo SSL?
  5. Você já sabe qual aplicação vai usar para publicar seu site? Se você vai utilizar um Criador de Sites, terá um site estático em HTML ou se vai utilizar alguma aplicação como WordPress ou Magento, por exemplo?

Para esclarecer:
Um site pequeno ou médio, com volume de tráfego baixo a moderado se adapta perfeitamente em uma Hospedagem de Sites, ainda mais se estiver bem otimizado.

Já os sites com muitas páginas e arquivos, com alto tráfego e picos de acessos precisam de uma hospedagem mais robusta e com alto desempenho como um Servidor Dedicado.

Entenda um pouco mais sobre eles

Hospedagem de Sites
Também chamada de ‘compartilhada’, esse tipo de hospedagem de sites é uma ótima opção para quem procura uma solução com melhor custo-benefício.

Como o próprio nome já diz, esse serviço consiste em alocar diversos sites compartilhando um mesmo servidor web – por isso ela possui um preço mais acessível.

Mas mesmo compartilhando um único servidor, cada conta de hospedagem possui seus próprios recursos para armazenamento do site.

Essa hospedagem é indicada para pequenas empresas, blogs pessoais e pequenas lojas virtuais que estão começando a construir sua presença online, mas não contam com um grande orçamento.

Servidor Dedicado
O Servidor Dedicado é um serviço de hospedagem exclusiva recomendada para lojas virtuais ou sites com grande tráfego, por exemplo.

Este serviço permite um controle avançado sobre o servidor com possibilidade de realizar configurações de acordo com as suas necessidades – o que exige um conhecimento mais avançado para gerenciar o servidor.

Depois de entender melhor a diferença entre esses dois tipos de hospedagem e entender as necessidades do seu site, é hora de procurar o tipo de hospedagem é mais adequada para ele pesquisando pelas empresas e produtos que elas oferecem.

Para ajudar você na busca da melhor hospedagem de sites veja abaixo os critérios que devem ser analisados:

Sobre a empresa

  • Suporte Técnico: Verifique se a empresa oferece serviço de atendimento ao cliente, quais são os canais e horários de atendimento. Procure por uma empresa com profissionais capacitados, atendimento em português e que esteja à sua disposição 24 horas nos 7 dias da semana, por exemplo.
  • Boa reputação: Veja o que os clientes dizem sobre a empresa, se ela se preocupa em responder os clientes e resolver os problemas. Procure pelo histórico dela para saber se possui experiência no mercado. Busque informações como: em que ano foi fundada, qual o tamanho dela, se possui premiações etc. Hoje também contamos com as redes sociais para conhecer melhor as empresas; além disso, sites como o Reclame Aqui podem te ajudar a conhecer a reputação da empresa.
  • Gerenciamento: A empresa oferece um painel de controle eficiente para você administrar o seu site? É em português? É intuitivo e fácil de usar?
  • Uptime: Procure por uma empresa que oferece garantia de disponibilidade do servidor e cumpre com o prometido.
  • Garantias: Verifique se ela possui políticas de reembolso caso o cliente não esteja satisfeito com o serviço prestado.

Sobre o produto

  • Espaço de armazenamento em disco: O espaço em disco oferecido no plano atende às necessidades do seu site? Se ele crescer, seria fácil fazer upgrade para uma plataforma mais robusta ou com mais recursos?
  • Transferência de dados: Veja qual é o limite de tráfego do plano e se ele é suficiente para o número de visitas do site.
  • Diferentes tecnologias: A hospedagem de sites oferecida é Linux ou Windows? É importante conhecer isso pois se o seu site roda aplicações baseadas em .NET ou ASP, por exemplo, é importante optar por um servidor Windows.
  • Número de endereços de e-mail: Verifique se há limitação de contas de e-mail e do espaço de armazenamento. A quantidade oferecida é suficiente para o número de usuários de e-mail que você tem?
  • Domínios: Você quer ter mais de um site? Então veja se o serviço que você pretende contratar permite ter múltiplos domínios hospedados.
  • Segurança e sistema de backup: Conheça as medidas de segurança da empresa e o sistema de backup dela, e como você pode ter acesso a ele caso precise.
  • Flexibilidade: Veja se a empresa oferece diferentes serviços e se há a possibilidade de alteração futura ou então a escalabilidade do plano contratado, caso seu site cresça e precise de uma hospedagem mais robusta.
  • Extras: Se você não sabe programar procure saber se empresa oferece um Criador de Sites ou se possui um sistema fácil para instalar as aplicações mais conhecidas, como WordPress, Joomla, Magento. Você vai precisar de alguns produtos adicionais como SSL ou serviços de segurança? É possível comprar domínios com a mesma empresa? A empresa oferece produtos diferenciados como, por exemplo, e-mail profissional ou uma ajuda para configurar o seu site? Tudo isso facilita na hora de gerenciar as suas contas.

Conhecer a empresa e os serviços que ela oferece antes de realizar a contratação é fundamental para encontrar a melhor hospedagem de sites para você.

Então procure conversar com a equipe de pré-vendas da empresa para esclarecer dúvidas sobre as características da hospedagem escolhida.

Aproveite e venha conhecer mais sobre os serviços da HostGator Brasil, converse com os nossos analistas no chat online.

Navegue por tópicos

  • Qual é a real necessidade do seu site?

    • Entenda um pouco mais sobre eles

  • Sobre a empresa

  • Sobre o produto

Tags:

  • hospedagem de site

Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias digitais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários