Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A demanda por cientistas de dados e outros profissionais capacitados a utilizar la tecnologia necessária para realizar análises e predições a par de dados está cada vez maior. Estruturar uma mentalidade orientada a dados nas empresas e organizações pode ter um impacto profundo na geração de indicadores para avaliação e melhoria dos negócios, das políticas públicas e na tomada de decisão de qualquer gestor.

Trabalhar com bases de dados reais apresenta inúmeros desafios. Desde a coleta e manipulação dos dados, até as análises e interpretações que resultam em relatórios e visualizações convincentes, há um longo percurso.

Muitos desses desafios são inerentes à natureza da profissão e espera-se que um profissional treinado saiba como lidar com eles e como orientar os menos experientes rumo ao seu próprio desenvolvimento.

Contudo, há alguns desafios que fogem à capacidade do indivíduo e decorrem de uma limitação do hardware, dificultando a vida de pessoas que gostariam de estudar ou realizar trabalhos na área. Bases de dados reais podem ser muito grandes e muitas pessoas ainda não dispõem de computadores pessoais com capacidade de operar bem com elas. 

Quer saber mais? Conheça o canal Programação Dinâmica | Discussões sobre tecnologia e seus impactos | + 50K suscritos no YouTube

A dificuldade em operar com grandes volumes de dados pode ser gerenciada com alguma experiência e paciência, mas, além disso, o uso de técnicas mais avançadas como o treinamento de modelos de machine learning e deep learning requer um poder computacional muito elevado. Tentar treinar esses modelos sem a aceleração e paralelismo fornecidos pelas placas de vídeo (GPU) mais modernas pode demandar um tempo inviável para um rendimento produtivo. Como, então, é possível trabalhar com análises de dados sem dispor desses recursos? 

Analise dados na Nuvem 

Uma possível solução que você deve avaliar para este problema é a plataforma Google Colaboratory ou apenas Google Colab. A Google Colab é uma plataforma online utilizada por cientistas de dados do mundo inteiro para criação e compartilhamento de soluções de dados. Com esta ferramenta, é possível criar notebooks no estilo “Jupyter”, para executar seus códigos em Julia, Python ou R.

Sendo uma solução concebida para a nuvem pela Google, você pode utilizar o seu espaço disponível no Google Drive para armazenar os dados de trabalho e ainda pode compartilhar o link para a sua solução com outras pessoas, seja para colaboração profissional ou divulgação dos resultados. Neste ambiente, você ainda dispõe da possibilidade de utilizar GPU para realizar o treinamento de seus modelos de inteligência artificial, acelerando muito o processo.

Quer aprender como utilizar essa ferramenta incrível para os seus estudos e trabalhos com dados? Confira este vídeo do canal Programação Dinâmica, em que a cientista de dados Kizzy Terra te ensinará tudo, na prática. Se liga nesse vídeo!

Assine também a nossa newsletter para ler sempre em primeira mão os conteúdos que publicamos no nosso blog.

Navegue por tópicos

  • Analise dados na Nuvem 

Tags:

  • Servidor VPS

Programação Dinâmica

Kizzy é uma cientista de dados e Hallison, doutorando no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Formados como engenheiros de computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Seguiram com um mestrado em matemática por instituições de excelência e acreditam em poder retribuir as oportunidades que tiveram, de uma maneira mais ampla para todo o Brasil. Por isso, criaram a Programação Dinâmica, onde ensinam sobre programação, ciência de dados e discussões sobre novas tecnologias e seus impactos na sociedade.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários