Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Quer saber como ganhar seguidores no Instagram de forma rápida? Veja 18 dicas para ganhar seguidores e aumente sua rede rapidamente!

A cada dia o Instagram reúne mais usuários interessados em compartilhar as suas vidas através de fotografias na rede social e em acompanhar a rotina de pessoas próximas e de influenciadores digitais. Se é lá que as pessoas estão nas suas horas vagas, as marcas entenderam que também devem marcar presença. 

A lógica está correta e, por isso, é grande o número de empresas pequenas, médias e grandes que alimentam os seus perfis com imagens dos produtos e dos processos produtivos. Uma das preocupações de quem decide participar dessa rede social é em relação ao número de seguidores, já que isso tem influência na reputação da marca.

Você quer criar um perfil na rede social e entender como ganhar seguidores no Instagram? Criamos esse material super completo explicando tudo sobre essa rede queridinha. Continue lendo e descubra!

Como Aprender a Usar Instagram?

Em primeiro lugar, você deve entender como funciona para usar o Instagram. O aplicativo é gratuito e está disponível para download em Android, iPhone e Windows Phone. Abaixo apresentamos os principais passos:

1. Criar Conta no Instagram

Para criar uma conta no Instagram, faça download do aplicativo, abra e clique em criar uma nova conta. Nesse campo, você terá que colocar o seu endereço de e-mail ou número de telefone. Independente da alternativa, será necessário confirmar a ação. Depois disso, avance e crie um nome de usuário com senha. 

2. Adicionar Amigos

Depois do primeiro passo, você já terá criado uma conta na rede social. Depois disso, é bacana adicionar os seus amigos que já estão na rede. É possível sincronizar o Instagram com o Facebook, fazendo com que a própria rede social indique as pessoas que você já conhece. Você também pode procurar amigos de forma autônoma, a partir da busca.

3. Adicionar Fotos

As fotos são a cereja do bolo do Instagram! Essa é uma rede baseada em imagens de qualidade e, por isso, quanto melhores forem as fotos que você usar, mais bacana será o perfil na rede. Para adicionar fotos, clique no botão com um + e use as edições que achar mais apropriadas. 

4. Criar Stories

Os stories são um recurso um pouco mais recente, que chegaram depois das fotos no feed. Através deles é possível publicar fotografias e vídeos que somem em 24 horas. Essa é uma maneira interessante de mostrar um pouco da sua rotina para as pessoas que o acompanham na rede. 

5. Usar Direct no Instagram

O direct equivale às mensagens privadas e é usado por muitos consumidores que querem saber mais detalhes sobre o produto, como preço, condições de entrega, prazo, etc. Para que as respostas sejam ágeis, ele deve ser acompanhado com frequência. 

Qual é o Melhor Aplicativo para Ganhar Seguidores no Instagram?

Na ânsia por ganhar uma legião de seguidores no Instagram, algumas marcas optam por estratégias de compra de seguidores, o que não é nem um pouco recomendado, por diversos motivos. O primeiro é que esta é uma prática desleal, o que por si só já é razão suficiente para não fazê-la.

Além disso, existe um outro fator que mensura o sucesso da loja e que vai além do número de seguidores. A taxa de engajamento faz uma média entre seguidores e interações com a página. Assim, uma página que tenha comprado seguidores, provavelmente terá poucos likes nas suas publicações, o que será prejudicial. 

1. Bume

Embora o foco do Bume não seja conquistar novos seguidores, a ferramenta permite criar um link na bio com páginas personalizadas, inclusive facilita a criação de um link (https://blog.bume.com/link-na-bio/)  direto para o seu WhatsApp. O Bume também possui uma funcionalidade de inbox onde você pode fazer o atendimento via WhatsApp e melhorar o relacionamento com o cliente.

2. Gerenciagram

O Gerenciagram também é focado em atrair clientes de forma automatizada a partir de definições de hashtags ou localizações. Além disso, também permite que o gestor do Instagram agende o conteúdo que será publicado.

3. Grow Social

O Grow Social segue a mesma lógica das ferramentas apresentadas acima, com a possibilidade de interagir de forma automatizada com os seguidores, seja seguindo, deixando de seguir ou enviando mensagens no direct. 

4. Instaeasy

O Instaeasy também aposta nas mensagens e interações automatizadas para o crescimento do perfil no Instagram. A plataforma também ajuda o gestor a escolher as melhores hashtags para as publicações.

Como Ganhar Seguidores no Instagram?

Quer saber como ganhar seguidores no Instagram de forma rápida? Veja 18 dicas para ganhar seguidores e aumente sua rede rapidamente!

Sem dúvidas, as ferramentas acima podem ajudar um perfil a se consolidar no Instagram, mas sozinhas elas não fazem milagres. Isso porque, quanto mais humanizado for um perfil, maiores serão as chances de os seguidores se identificarem e, inclusive, virem a se transformar em clientes.

Por isso, mesmo que você recorra a técnicas automatizadas, não deixe de explorar alguns pontos de contato com o seu consumidor. A seguir, veja como ganhar seguidores no Instagram de maneira orgânica: 

1. Migre para um Perfil de Negócios

Apesar de a dica parecer óbvia para alguns, muitos gestores ainda não usam um perfil comercial. Se você ainda não gerencia um perfil de empresa, comece a usar esse modelo o quanto antes. A medida é simples e rápida e, assim, você pode acessar uma série de funcionalidades que não são disponibilizadas para perfis pessoais.

Para começar, é preciso ter uma página no Facebook. O próximo passo é ir às configurações do Instagram e alternar para um perfil de comércio. Realize a vinculação à página do Facebook e informe os dados requeridos. Não esqueça de colocar algum contato, para que seus clientes consigam falar facilmente com a sua marca.

Para escolher o nome de usuário, opte por um que seja curto e de fácil assimilação. Evite números, muitas palavras e termos que não estejam diretamente ligados à sua empresa. Não se esqueça de preencher o campo do nome da empresa, que fica em negrito abaixo da foto de perfil.

2. Preze pelo Visual

Para ganhar seguidores no Instagram é preciso ter uma página convidativa. Por isso, gerencie bem as imagens, já que é esse o foco da rede social, de forma que o usuário saiba imediatamente do que se trata o seu perfil. Como você já tenha uma página no Facebook, o ideal é padronizá-la de acordo com o seu Instagram. 

Para isso, escolha a mesma foto de perfil, publique imagens semelhantes e aposte na homogeneidade das informações visuais. O mesmo vale para as demais redes sociais gerenciadas pela sua marca. Dê valor à seção de biografia no Instagram. Ali é possível realizar a inserção de links, permitindo divulgar seu site. 

Nesse caso, o ideal é usar um encurtador de links. Pode ser o do Google, por exemplo. Mas antes de divulgar seu perfil, preocupe-se em postar algumas imagens interessantes. E não se esqueça: nessa rede social, a qualidade das fotos é de extrema importância. Nada de baixa resolução! 

3. Interaja com os Seguidores

Quer ganhar seguidores no Instagram? Então não deixe seus followers sem resposta. Preocupe-se em criar uma interação orgânica em vez de comprar seguidores que não estão de fato atraídos pelo seu conteúdo. Siga as contas de empresas parceiras e pessoas que são referência em seu mercado. 

Procure interagir com elas, curtir as publicações e deixar comentários. Faça o mesmo com os seus seguidores, criando uma relação afetiva com os potenciais clientes. Além disso, não perca as oportunidades de atrair seu público, trocar ideias e se inspirar com os conteúdos compartilhados. Porém, nada de spam! 

Não basta comentar o conhecido “segue de volta”, o que pode gerar um efeito contrário, afastando seus seguidores. Mostre que você se importa com seus seguidores e abuse das respostas aos comentários, siga de volta perfis que tenham a ver com seu conteúdo e esteja engajado nas publicações dos followers.

4. Aposte nas Melhores Hashtags

As hashtags são fundamentais no Instagram, pois elas organizam em uma única página todas as publicações centradas no mesmo tema. Além disso, se a sua empresa aplica hashtags relevantes, os posts são expostos a uma audiência ainda maior, que está movida pelos mesmos temas que a sua marca.

Dentre as temáticas que se relacionam com sua empresa, escolha aquelas que têm mais popularidade na rede. Digite uma palavra depois do símbolo de hashtag no Instagram e avalie o número de publicações. Quando você faz isso, o próprio app sugere outras hashtags associadas.

Além das hashtags que se relacionam com seu negócio, aproveite aquelas que são populares nos perfis pessoais, como #tbt. Essa sigla sugere que nas quintas-feiras os perfis publiquem fotos antigas, lembrando de momentos interessantes e que podem fortalecer o vínculo com os seguidores.

5. Utilize os Stories

A ferramenta lançada em meados de 2016 pode ser uma boa pedida para ganhar seguidores no Instagram. O stories é perfeito para divulgar posts e materiais gratuitos, além de celebrar ocasiões efêmeras, que não necessitam de uma postagem fixa na sua rede social. No stories, geralmente se aposta em imagens menos editadas. 

Portanto, é um recurso interessante para mostrar os bastidores da empresa, novidades e acontecimentos do dia-a.dia. Postar as imagens de uma palestra, por exemplo, combina muito bem com a ferramenta. Por isso, se a sua empresa é um negócio local, as novas funções do stories são uma aposta perfeita. 

Com elas, o aplicativo reúne todos os stories em uma só página, de acordo com as hashtags que foram utilizadas ou com o local marcado nas publicações. Assim, fica mais fácil de o seu público-alvo encontrar as suas publicações e começar a segui-lo na rede social. 

6. Crie Parcerias e Gere Sorteios no Instagram

Outra forma de conseguir seguidores no Instagram é através dos perfis parceiros. Observe quem são os influenciadores digitais que atuam no mesmo segmento do seu comércio eletrônico e informe-se sobre parcerias ou sobre publicações pagas. Este tipo de iniciativa pode ser interessante para que você consiga mais seguidores qualificados em seu perfil.

Além disso, considere a ideia de fazer um sorteio de algum produto ou serviço que você vende. Em geral, os perfis que fazem isso criam algumas regras. Dessa forma, para concorrer, as pessoas devem seguir o perfil no Instagram e marcar amigos na publicação, o que amplia a visibilidade da página da sua empresa. 

Antes de criar uma ação deste tipo, avalie bem a estratégia adequada e calcule o investimento e a chance de retorno. Por incrível que pareça, muitas páginas pequenas começaram a crescer no Instagram ao usar técnicas desse tipo.

7. Faça Posts Patrocinados

Assim como o Facebook, o Instagram tem uma ferramenta de posts patrocinados, o que proporciona que mais pessoas conheçam o seu perfil na rede social. Na hora de criar esse material, siga o mesmo padrão de estética e de linguagem, para demonstrar exatamente o propósito da sua marca.

Além disso, segmente as publicações patrocinadas para o seu público-alvo, que são as pessoas que verdadeiramente vão se interessar pelos seus produtos ou serviços. Caso não faça isso, arcará com o risco de não recuperar o investimento realizado.

Além disso, na hora de fazer os posts patrocinados, você tem a alternativa de direcionar as pessoas para o e-commerce ou para o seu perfil na rede. Se você quer ganhar seguidores, poderá vincular a sua página no Instagram. Caso queira aumentar as vendas, poderá usar o link do site.

8. Interaja com Outras Marcas

Até pouco tempo, toda e qualquer marca do mesmo segmento era vista como uma concorrente. Hoje em dia, existe um olhar muito mais amigável entre as empresas e já se sabe que uma marca tem condições de trabalhar em conjunto com a outra, impulsionando umas às outras.

Identifique alguns negócios do seu setor ou de setores próximos e invista em construir um bom relacionamento. Quem sabe um parceiro poderá gostar do seu trabalho e recomendá-lo para um amigo ou familiar? Nunca se sabe da onde uma indicação pode partir! 

Por isso, esteja presente no perfil das outras marcas e, sempre que possível, publique comentários de apoio e de reconhecimento. Não se trata de ser puxa-saco, mas de ser estratégico, já que isso fortalece a sua imagem na rede social e aumenta a reputação da sua loja virtual. 

9. Escreva Legendas Interessantes

O Instagram é uma rede social baseada em fotografias. Isso quer dizer que as imagens devem ser tiradas em boa definição e mostrar elementos interessantes, que realmente agreguem à vida dos seguidores que acompanham o seu perfil. Mas o conteúdo da rede não termina por aí.

Logo abaixo da imagem existe um campo para a legenda, correto? Então aproveite para complementar as informações da fotografia! Não se trata de escrever textos enormes, mas de saber combinar o conteúdo da imagem com o do texto, estreitando o vínculo com quem acompanha você.

Se você publicou a fotografia da produção de uma camiseta, que tal contar que etapa é aquela? Diga se esse processo ocorre todos os dias, uma vez por semana, etc. Os bastidores do seu negócio importam muito! 

10. Explore o IGTV

O IGTV é um recurso bem mais recente proposto pelo Instagram e em certa medida lembra o Youtube. Nele, é possível publicar vídeos mais longos, sem que os usuários saiam da rede social para assisti-los. 

Assim, você pode usar o IGTV para postar conteúdos que não caberiam em stories, seja pelo tempo ou pela relevância. O material divulgado no IGTV fica salvo e pode ser visto pelos seguidores antigos e novos.

Essa é uma maneira muito boa de complementar as fotografias com conteúdo de vídeo, mostrando um pouco dos bastidores da marca, dos detalhes dos produtos e da rotina de encomendas. 

Como Conseguir Seguidores no Instagram de Forma Orgânica?

Deu para ver que existe uma série de iniciativas para colocar em prática que podem fortalecer a sua página no Instagram e atrair seguidores. Além de tudo o que falamos acima, ainda temos mais algumas dicas sobre como ganhar seguidores no Instagram. Sem dúvidas, a combinação dessas estratégias pode trazer bons frutos à sua marca. 

1. Poste Fotos que Chamam Atenção

O Instagram é uma rede social baseada em imagens. Dito isso, é essencial que você publique fotos que chamem a atenção, seja pela alta resolução, pela criatividade do ângulo ou por qualquer outro motivo. Além disso, não repita imagens. Postou uma vez, não poste novamente – de vez para novos conteúdos. 

2. Adicione uma Legenda Grande no seu Post

Uma legenda grande quer dizer uma legenda completa, ok? Não precisa ser nada enorme, que se estenderá pelos comentários. Use o espaço da legenda para complementar o que você mostra na fotografia e aproveite a oportunidade para agregar valor àquilo que você vende. 

3. Adicione Hashtags Estratégicas

Existem hashtags boas e ruins. E isso depende muito do seu setor, produto e público-alvo. Então como é possível saber quais usar? Testando e observando os resultados. Além disso, existem algumas ferramentas online que ajudam na escolha das melhores hashtags. 

4. Crie um Cronograma de Postagem

Planeje os conteúdos que você publicará na rede e estabeleça os dias de postagem. Quando você tem uma rotina definida, fica mais fácil de seguir o ritmo de publicações e de se beneficiar do algoritmo do Instagram.

5. Encontre e Siga seus Usuários-Alvo

Sabe aquela história de que é preciso ter muitos seguidores, mas seguir pouca gente? Ela nem sempre está correta! Seguir o seu público-alvo é uma boa maneira de chamar a atenção na rede e de interagir com as pessoas certas.

6. SIGA CONTAS VERIFICADAS NO SEU NICHO

Uma conta verificada demonstra que aquele perfil se refere a uma autoridade de algum segmento. Procure as contas verificadas do seu nicho e acompanhe para entender quais são as tendências ali abordadas. Sempre que possível, interaja com esse perfil.

7. SIGA UMA MÉDIA DE 50 USUÁRIOS POR HORA

Esse número é uma estimativa e nem sempre se aplica a todas as contas. Em resumo, procure pessoas do seu segmento e crie uma relação próxima com essas pessoas, mas sem forçar uma intimidade que não existe.

8. SEJA ATIVO NA COMUNIDADE

Criar uma voz no segmento onde atua é uma boa estratégia para fortalecer a imagem da marca e ser vista como referência. Isso pode ser feito com a publicação de um conteúdo assertivo e que dialogue diretamente com o público-alvo.

É claro que quanto mais o gestor do e-commerce conhecer seus clientes, maiores serão as chances de adotar uma linguagem eficiente. Por isso, tão importante quanto como ganhar seguidores no Instagram, é saber mantê-los e transformá-los em clientes.

Confira também, outros artigos relacionados:

Navegue por tópicos

  • Como Aprender a Usar Instagram?

    • 1. Criar Conta no Instagram

    • 2. Adicionar Amigos

    • 3. Adicionar Fotos

    • 4. Criar Stories

    • 5. Usar Direct no Instagram

  • Qual é o Melhor Aplicativo para Ganhar Seguidores no Instagram?

    • 1. Bume

    • 2. Gerenciagram

    • 3. Grow Social

    • 4. Instaeasy

  • Como Ganhar Seguidores no Instagram?

    • 1. Migre para um Perfil de Negócios

    • 2. Preze pelo Visual

    • 3. Interaja com os Seguidores

    • 4. Aposte nas Melhores Hashtags

    • 5. Utilize os Stories

    • 6. Crie Parcerias e Gere Sorteios no Instagram

    • 7. Faça Posts Patrocinados

    • 8. Interaja com Outras Marcas

    • 9. Escreva Legendas Interessantes

    • 10. Explore o IGTV

  • Como Conseguir Seguidores no Instagram de Forma Orgânica?

    • 1. Poste Fotos que Chamam Atenção

    • 2. Adicione uma Legenda Grande no seu Post

    • 3. Adicione Hashtags Estratégicas

    • 4. Crie um Cronograma de Postagem

    • 5. Encontre e Siga seus Usuários-Alvo

    • 6. SIGA CONTAS VERIFICADAS NO SEU NICHO

    • 7. SIGA UMA MÉDIA DE 50 USUÁRIOS POR HORA

    • 8. SEJA ATIVO NA COMUNIDADE

Tags:

  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários