Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Atualizado em 13/05/2014 – Por: HostGator Brasil Já fez o backup do seu site? Se a resposta é não, preste atenção neste post. Fundamental para garantir a segurança e a integridade do seu site, a recomendação de fazer backup completo do site é uma daquelas dicas fundamentais de segurança que muitos usuários esquecem de priorizar. 

Atualizado em 13/05/2014 – Por: HostGator Brasil

Já fez o backup do seu site? Se a resposta é não, preste atenção neste post. Fundamental para garantir a segurança e a integridade do seu site, a recomendação de fazer backup completo do site é uma daquelas dicas fundamentais de segurança que muitos usuários esquecem de priorizar. 

A boa notícia é que o cPanel disponibiliza de forma extremamente fácil uma ferramenta muito útil – que muitas vezes só é lembrada quando algum imprevisto acontece.

Como fazer o backup do seu site via cPanel

Fazer um backup via cPanel é extremamente simples. Com apenas alguns cliques é possível fazer uma cópia de toda a sua base de arquivos.

O sistema permite que você faça o download (para o seu computador) de um arquivo zipado de todo o seu site, incluindo seu diretório pessoal, banco de dados, configuração de remetentes de e-mail, além de configurações de filtros de e-mail. Há a opção, também, de realizar o backup parcial do site.

Abaixo, o passo a passo básico para realizar o backup via cPanel:

  1. Faça login no cPanel;
  2. Na aba Arquivos, clique na opção Backups;
  3. Na página que abre, opte pelo backup completo ou backup parcial da conta;
  4. Se optar por gerar um backup completo, clique no botão Fazer Download ou Gerar Backup de Website Completo;Gerenciar Backup Completo - HostGator Brasil
  5. Na nova página, defina:
    • Destino de Backup: local para armazenamento do backup, que pode ser Diretório Pessoal, Servidor FTP Remoto, Servidor FTP (transferência de modo passivo) ou Cópia Segura (SCP).
    • Endereço de e-mail: neste campo você pode informar o endereço de envio da notificação de conclusão do backup, ou pode optar por não receber a notificação.
  6. Clique em Gerar Backup;
    gerar um backup completo - HostGator Brasil
  7. O backup será gerado automaticamente pelo servidor. O processo pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho do site;
  8. Para visualizar o backup gerado, clique uma vez no nome do arquivo gerado. O download será iniciado.

Importante lembrar que nos planos compartilhados e de revenda existe uma limitação: para gerar o backup diretamente via cPanel, as contam não devem ter mais de 4GB. Caso o site ultrapasse este tamanho, basta solicitar o backup para nossa equipe via ticket. Para fazer isso, envie e-mail para [email protected].
Se preferir, você pode optar por realizar o backup parcial, basta selecionar a opção desejada em Backups Parciais, conforme imagem abaixo.

A ferramenta permite gerar backup de diretório pessoal, banco de dados MySQL, remetentes e filtros de e-mail. A opção pode ser selecionada no lado esquerdo da tela. A opção para restaurar os arquivos está disponível no lado direito da tela.

Backups Parciais novo cPanel - HostGator Brasil

Dica: se você possui uma conta de hospedagem compartilhada (planos P, M, Turbo ou Plus) ou de revenda de hospedagem com a HostGator, certifique-se de apagar o arquivo no servidor após baixa-lo em seu computador. Em servidores compartilhados, o armazenamento de backups não é permitido, já que gera um alto consumo de recursos.

Para servidores dedicados e VPS com cPanel existe a possibilidade de agendar backups, conforme você pode conferir na FAQ da HostGator.

Vem entender como gerencias seu backup no vídeo que preparamos para te ajudar:

Então, preparado para gerar seus próprios backups? Se tiver outras dúvidas sobre o tema, compartilhe conosco no espaço para comentários.

Acesse esse nosso conteúdo super útil para mais detalhes de como aumentar a segurança do seu site – Mantenha seu WordPress seguro e proteja as informações do seu site.

Navegue por tópicos

  • Como fazer o backup do seu site via cPanel

Tags:

  • backup

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários