Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Em certos casos, algumas medidas básicas podem auxiliar na melhorar a velocidade e a performance do computador. Confira algumas dicas no blog da HostGator.

Uma das situações que mais tiram nossa paciência é ter um computador lento. A dependência desses equipamentos atualmente é gigante, pois os usamos para fazer diversas atividades do dia a dia.

A internet realmente facilita e agiliza muitas tarefas, se antes passávamos horas na fila de uma lotérica, hoje, em poucos cliques, conseguimos pagar nossos boletos on-line.

Em tempos de pandemia, inclusive, vimos mais do que nunca que é possível executar as mesmas tarefas do escritório no conforto da nossa casa.

Entretanto, essa dependência dos computadores pode causar um certo desespero se, por acaso, o equipamento apresentar lentidão ou até mesmo parar de funcionar.

Com cada vez mais aplicações e extensões sendo lançadas, podemos perder o controle do que é processado na máquina e o computador se tornar lento, atrasando tudo o que precisamos fazer.

Veja agora algumas das principais causas do computador lento e o que pode ser feito para melhorar o desempenho da sua máquina rapidamente.

O que deixa um computador lento?

Existem diversos fatores que podem influenciar na velocidade de um computador, mas a maioria está relacionada à memória do equipamento.

Quando existem muitos arquivos e programas instalados, é possível que a CPU fique sobrecarregada com tanta informação e acabe demorando demais para abrir um simples documento.

Para verificar o espaço disponível em seu disco rígido, basta ir nas “propriedades” do Disco Local (C):.

Um gráfico de pizza exibirá o quanto de espaço interno você ainda tem para armazenar seus arquivos.

Caso esteja acima de 80% da capacidade, este é provavelmente um dos grandes motivos que está deixando seu computador lento.

Outro problema bem comum são os vírus. Sim, se o seu computador tiver sido infectado com algum malware, muito provavelmente ele começará a apresentar erros e lentidão.

Uma notícia não tão ruim é que seu computador lento pode estar assim somente devido ao seu navegador de internet.

Isso significa que não é nenhum problema grave nem interno do seu equipamento, e somente fechando algumas abas ou excluindo algumas extensões do seu navegador, você pode resolver a situação.

Independentemente da origem da lentidão, é possível fazer reparos em casa mesmo, sem a ajuda de um especialista para resolver o problema.

O que fazer quando o computador está lento?

A primeira coisa que você precisa verificar se seu computador está lento são as atividades que você está executando naquele exato momento.

Pode ser que, apenas pelo fato de haver muita coisa sendo processada ao mesmo tempo, a máquina esteja travada, e isso é fácil de resolver.

Se você usa Windows, basta apertar “CRTL+SHIFT+DEL” para abrir o Gerenciador de Tarefas.

O Gerenciador de Tarefas é uma janela pequena que será aberta na tela do seu computador, independentemente dele estar ou não totalmente paralisado.

Esse comando é muito eficiente e vai mostrar tudo o que está sendo executado pelo sistema naquele momento.

Dessa forma, é possível selecionar os programas que você não está utilizando e encerrá-los ali pelo gerenciador mesmo. Essa simples ação pode resolver seu problema com computador lento.

No Windows 8, 8.1 e 10, esse mesmo recurso possui uma aba chamada “Inicialização”. Nela, é possível verificar quais programas são inicializados automaticamente sempre que você liga seu computador.

Essa ação automática pode ser a causa do seu computador lento, e, por essa guia mesmo, é possível desabilitar todos os programas que estão configurados para abrirem sozinhos.

Apague programas em desuso

A etapa anterior pode resolver seu problema de computador lento a curto prazo, mas ele pode estar nesse estado porque sua memória RAM está cheia e o CPU simplesmente não consegue processar muitas tarefas ao mesmo tempo.

Para resolver isso, será necessário limpar a memória do seu computador. Comece desinstalando programas que você não usa ou que ofereçam versões na nuvem.

Aplicações como Spotify, WhatsApp e Slack, por exemplo, possuem as mesmas versões on-line, não havendo nenhuma necessidade de ter os softwares baixados em seu disco rígido.

Inclusive, em seu Painel de Controle, na janela “Adicionar ou remover programas”, é possível que você se depare com diversos arquivos que nem se recorde de ter baixado.

Ao eliminá-los, é provável que você sinta uma melhora efetiva na velocidade do seu computador. Para concluir o processo, é recomendável que você reinicie a máquina após excluir os programas. 

Libere a memória

Outra dica para limpar a memória do seu computador e deixá-lo mais rápido é transferir arquivos importantes para um HD externo, pendrive ou mesmo subi-los na nuvem.

Existem muitas vantagens em realizar essa ação, a primeira delas é garantir a segurança dos arquivos. Se, por acaso, seu equipamento paralisar de vez e for necessário realizar a formatação, você perderá tudo o que está armazenado nele.

Fotos e documentos importantes, softwares e aplicativos, toda informação será perdida e o sistema retornará ao modelo de fábrica.

Transferir esses arquivos para um HD externo vai garantir uma melhora efetiva na velocidade e ainda deixá-los em um lugar seguro para que você os acesse somente quando realmente precisar.

A tecnologia em nuvem (Cloud Computing) também é um excelente recurso para guardar esses arquivos em segurança e liberar espaço no disco rígido.

Atualmente, a maioria dos e-mails conta com um espaço de armazenamento em nuvem gratuito e é possível subir um volume considerável de arquivos — o que já ajuda bastante no desempenho da máquina.

Resolva problemas com o navegador

Um dos erros mais comuns que cometemos ao navegar na internet e que torna o computador lento é deixar várias abas do navegador abertas.

Muitas vezes, vemos um assunto interessante e queremos checá-lo depois de concluir uma tarefa, e, no meio do caminho, surge outra página que deixamos para depois. Quando nos damos conta, estamos com dezenas de janelas abertas.

Apenas fechá-las pode não resolver muito se o problema estiver relacionado com as configurações do seu navegador.

Verifique se há muitas extensões instaladas ou se o bloqueador de anúncios está desativado. Caso esteja, ative-o. Dessa forma, você diminui o armazenamento em cache e melhora a velocidade do seu computador.

Outra coisa que você pode fazer é justamente limpar seu histórico de navegação e o cache. Isso pode ajudar bastante a acabar com travamentos e lentidão.

O ideal é que você feche todas as janelas após fazer isso e abra o navegador de novo. Outra dica é apagar o cache, mas deixar a opção de dados de preenchimento automático habilitada.

Assim, você limpa a memória e deixa seu computador mais rápido, porém, não haverá a necessidade de se lembrar de todos os usuários e senhas novamente para acessar suas contas na internet.

Boas práticas

Todas essas dicas podem te ajudar a melhorar consideravelmente o desempenho do seu computador, mas é sempre bom levar em consideração o tempo de uso do seu equipamento.

Com as atualizações dos programas cada vez mais frequentes, é muito comum que, dentro de poucos anos, os computadores acabem não conseguindo mais operar com a melhor performance.

É importante reconhecer isso e saber o momento de trocar seu PC. Caso isso não seja possível no momento, há também boas práticas que aumentam a vida útil de um computador e que devem ser realizadas desde o início do seu uso.

  • Desligar o computador

Sim, muita gente sequer desliga o computador quando não está utilizando-o. Apenas abaixar a tampa do seu notebook ou desligar o monitor fará com que seu equipamento perca anos de vida útil.

Quando você faz isso, é como se não desse descanso para seu computador. Mesmo em standby, ele está ligado e seu sistema está alerta para executar uma ação a qualquer momento.

  • Ter um antivírus

A internet pode ser um ambiente tão inseguro quanto uma rua desconhecida. É importante se precaver de ataques cibernéticos e arquivos maliciosos com um antivírus.

Essa é uma regra básica para usuários de qualquer tipo de computador, que apresente ou não lentidão. Ter uma proteção em seu sistema é indispensável.

  • Realizar atualizações

Geralmente, as atualizações acontecem automaticamente, mas, pelo menos, a cada seis meses, verifique se há algum update disponível para seu computador junto ao fabricante.

Essa prática pode melhorar consideravelmente o desempenho do seu computador.

Última chance

Se nenhuma das práticas anteriores resolver seu problema, antes de levar meu computador lento a uma assistência técnica, você pode tentar restaurá-lo.

Você vai perder todos os arquivos e programas nele instalados, por isso, salve o que considera importante em um HD externo ou suba esses arquivos na nuvem, se possível, antes de começar a restauração.

Para restaurar um computador, o processo é bem simples. Nas versões mais atuais do Windows, ao digitar a palavra “restaurar” na pesquisa interna do seu PC, a opção já será exibida.

Para versões de sistemas mais antigos, basta ir nas “Configurações” e lá clicar na opção “Restaurar Computador”.

O processo pode demorar algumas horas, por isso, é recomendável fazê-lo de madrugada ou quando realmente não for precisar utilizar o equipamento por um longo período.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar! Acompanhe o blog da HostGator para mais informações relacionadas a tecnologia, negócios, etc!

Navegue por tópicos

  • O que deixa um computador lento?

  • O que fazer quando o computador está lento?

  • Apague programas em desuso

  • Libere a memória

  • Resolva problemas com o navegador

  • Boas práticas

  • Última chance

Tags:

  • computador lento
  • Criador de Sites

Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários