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Um guia definitivo sobre como montar uma loja de cosméticos virtual e começar a empreender na internet de forma rápida e simples.

Segundo a 39ª pesquisa da Webshoppers, o mercado online de cosméticos teve aumento de 112% e tornou-se uma das principais categorias de e-commerce no Brasil. E isso significa que esse é um mercado enorme, mas também é enorme a concorrência. 

Por isso, antes de abrir sua loja virtual de cosméticos, esteja ciente de que você já tem grandes concorrentes. E para concorrer em um mercado tão vasto, é necessário se diferenciar. Pensar sobre um nicho específico, que tenha demanda, mas que talvez não seja o foco de grandes marcas, é uma das táticas possíveis. 

Um bom exemplo em relação a cosméticos, é se especializar em produtos específicos para determinados tipos de alergia, ou então, à base de ingredientes naturais. Você também pode atender a demandas de salões de beleza ou clínicas de estética, vendendo seus produtos para esses locais. 

Enfim, as possibilidades para abrir uma loja de cosméticos virtual são muitas! Mas para qualquer que seja o nicho escolhido, é imprescindível que você se informe muito bem sobre como funciona o comércio eletrônico. Dessa forma, ao abrir sua loja virtual, as chances de sucesso aumentam bastante, pois você já estará preparado.

Para ajudar nessa jornada, preparamos um guia completo em 12 passos sobre como montar sua loja virtual de cosméticos. Venha conosco! 

O que é preciso para abrir uma loja de cosméticos?

Para iniciar uma empresa, primeiramente, é necessário traçar um bom plano de negócios. A partir dele, o empreendedor desenvolve todas as estratégias necessárias para colocar sua marca em operação. O plano de negócios é imprescindível para qualquer nicho e modelo de empreendimento, portanto, uma loja de cosméticos não fica isenta dessa tarefa inicial.  

Sabemos que o ramo de cosméticos pode ser altamente rentável, mas também possui bastante concorrência. Por isso, antes de iniciar seu e-commerce, é preciso pensar a respeito de sua atuação e isso engloba: definir seu público-alvo, quais produtos irá comercializar, qual será o diferencial de sua marca perante os concorrentes e também, qual será seu modelo operacional e investimento financeiro. 

Essa etapa do processo deve ser bem calculada e pensada pelo empreendedor iniciante, visto que determinará todas as etapas a seguir. 

Quanto custa para montar uma loja de cosméticos?

Essa resposta dependerá de alguns fatores que foram traçados em seu plano de negócios. 

Primeiramente, o empreendedor deverá somar os custos relacionados à abertura de seu CNPJ. Caso opte por iniciar seu e-commerce através de um CNPJ na modalidade MEI, não haverá custos para a abertura do registro. Para outros modelos, os custos podem variar entre R$ 500,00 a R$ 1.500,00, dependendo do porte da empresa. 

No que diz respeito aos demais investimentos iniciais, como estrutura e estoque, estes também variam. No caso de lojas virtuais, não é necessário somar valores relacionados a aluguel, água e luz, por exemplo, já que o empreendedor poderá começar a trabalhar de sua própria casa. Todavia, será necessário investir em uma plataforma de loja virtual e também em ações de marketing e anúncios pagos. 

Os valores para a criação de um site ou aluguel de plataforma, também variam de acordo com os tipos de serviços escolhidos pelo empreendedor e dos fornecedores que irá optar. Mas, em média, a construção de um site de e-commerce pode variar de R$ 50,00 mensais até R$ 10.000,00, dependendo da estrutura do site. 

Por falar em fornecedores, você também pode iniciar sua loja virtual sem a necessidade de um estoque prévio, através da modalidade dropshipping. Para aqueles que desejam começar com estoque próprio, os investimentos serão de acordo com os produtos e fornecedores escolhidos pelo empreendedor. 

De todo modo, podemos concluir que os custos iniciais de uma loja de cosméticos virtual variam de acordo com cada caso, mas é importante saber que é possível começar seu e-commerce sem a necessidade de um alto investimento. Ou, até mesmo, começar apenas com seu computador, acesso à internet e uma boa base de vendas e marketing digital. 

Qual a margem de lucro de uma loja de cosméticos?

A margem de lucro de seu negócio vai depender diretamente de seu plano de negócios, dos produtos que irá vender e do preço de venda colocado em cada um. 

Dependendo dos produtos escolhidos e, caso você firme parcerias com bons fornecedores, essa margem de lucro pode chegar a 60%. 

Isso, é claro, é apenas uma base de mercado, mas já serve para nos dar uma boa ideia a respeito da rentabilidade desse modelo de e-commerce. 

O que vender na loja virtual de cosméticos?

Esse é, sem dúvidas, um tópico extenso. Visto que o nicho de cosméticos é amplo e diversificado, sua loja virtual poderá vender quaisquer produtos que estejam diretamente relacionados à manutenção da beleza e higiene pessoal. 

Em geral, tratam-se de itens ligados a cuidados com a pele e cabelos, e também produtos para maquiagem. 

A seguir, apresentamos uma lista de alguns tipos de produtos que você pode vender em sua loja de cosméticos: 

Lista de produtos para loja de cosméticos

  • Shampoos, condicionadores, cremes de tratamento para cabelos;
  • Maquiagem: base, pó compacto, sombras, delineadores, etc;
  • Cremes hidratantes para rosto e corpo;
  • Espumas de barbear, loções pós barba;
  • Tinturas para cabelos; 
  • Ceras e cremes depilatórios; 
  • Perfumes e desodorantes; 
  • Cremes para massagem, cremes redutores de medidas;
  • Esmaltes e produtos para unhas;
  • Itens para profissionais da beleza: luvas, toucas e aventais descartáveis.
  • Pincéis para maquiagem e estética.

Como encontrar fornecedores de cosméticos?

Encontrar bons fornecedores pode ser a chave para o sucesso de sua loja virtual, por isso vale efetuar uma boa pesquisa e análise do mercado para encontrar seus parceiros. 

Após ter escolhido os produtos que irá vender no e-commerce, é o momento de procurar por fornecedores. Nessa etapa, você dispõe de algumas alternativas.

Aqui, vale fazer uma ampla busca pela internet, procurando por empresas que vendem os itens que você precisa em atacado, ou então, que trabalhem com a modalidade dropshipping.  A seguir, mostramos algumas formas de conseguir bons fornecedores para seu e-commerce de cosméticos: 

Procure em comunidades, associações comerciais, sindicatos e entidades de classe

Comece a se envolver em seu ramo de atuação. Busque por comunidades e entidades relacionadas à venda de cosméticos. Mostre para esses grupos que você está iniciando no mercado e quais são os diferenciais e o serviço que sua empresa prestará. 

Essa procura pode começar através de grupos em redes sociais e também em sindicatos e associações comerciais. Converse com empreendedores que já atuam no ramo e ouça deles quais são os desafios e os melhores caminhos. 

É claro que, para cada caso e cada marca, existem desafios diferentes, mas saber as opiniões de quem já atua nesse nicho pode lhe garantir bons conselhos. Nesse momento, vale que o empreendedor esteja equipado de toda a informação que conseguir sobre como montar uma loja de cosméticos virtual sólida e de sucesso. 

Fique atento aos fornecedores dos concorrentes

Uma vez que sua concorrência já está atuando no mercado, vale muito ficar atento aos fornecedores dessas lojas. Isso porque, se a loja concorrente está vendendo esses produtos, as chances desses fornecedores terem boas condições de negociação e itens de qualidade, é grande. 

E aqui, vale muito o pensamento estratégico. Se for preciso, adquira alguns produtos de seus concorrentes para testar. Ocupar o lugar do consumidor é uma boa tática para traçar os métodos de venda e o diferencial de sua marca perante essa concorrência. 

Regiões ou cidades que são referência

Não tenha medo de comprar produtos de cidades ou estados diferentes daquele em que você vai estabelecer sua loja virtual. Muitas vezes, os fornecedores de maior referência do mercado estão em outros pontos geográficos e esse pode ser um bom negócio. 

Ao vender produtos de outra localidade, dependendo dos itens escolhidos, sua loja virtual poderá ser uma das poucas a ofertá-los em sua região. E esse, pode ser um bom diferencial, mesmo para um e-commerce, pois você poderá disponibilizar produtos de referência a um valor de frete menor. 

Para alguns nichos, os produtores e fornecedores, muitas vezes, ficam concentrados em algumas regiões específicas do país. Portanto, vale a pena investir nos produtos vindos dessas localidades. Essa estratégia pode ajudar bastante em sua margem de lucro. 

Visite Feiras

Esteja sempre inserido nas novidades e atualizações de seu nicho. Por isso, sua loja deverá sempre marcar presenças em feiras, congressos e exposições relacionadas ao mercado de cosméticos. 

Nesses eventos, além do empreendedor ficar a par dos últimos lançamentos das marcas e das tendências do mercado, também consegue angariar ótimos fornecedores!

Desenvolva parceiros

Conforme mencionado anteriormente, o momento de negociação com seus fornecedores já é um bom teste acerca do poder de venda do empreendedor. 

Para que sua marca prospere, é preciso estabelecer parcerias sólidas para seu negócio. E essas parcerias, por sua vez, para serem firmadas, vão exigir que seus fornecedores tenham confiança em sua marca e percebam nela também boas chances de lucro. 

Por isso, busque os fornecedores com quem deseja desenvolver parceria e elabore para eles uma boa apresentação de seu negócio. Mostre a eles os motivos pelos quais seria importante e lucrativa a parceria com sua empresa. 

Para aqueles empreendedores que optarem pela modalidade dropshipping, essa fase é ainda mais importante. 

É necessário transparecer confiança e profissionalismo não apenas para seus consumidores, como também para seus parceiros de negócios. 

Como montar uma loja de cosméticos virtual?

Agora que já sabemos dos passos iniciais de como montar uma loja de cosméticos virtual, vamos então aos passos práticos. 

Para além do conceito, montar um e-commerce necessita de alguns passos fundamentais que deverão ser seguidos pelos empreendedores digitais para ter sucesso. Portanto, a seguir, mostraremos esse processo em 12 passos essenciais. Vamos lá? 

1. Conheça a Lei do E-commerce

O comércio eletrônico brasileiro é regulamentado pelo Decreto Federal nº 7.962/2013 que informa as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor para compras pela internet. 

Para o empreendedor digital é fundamental conhecer essa lei, bem como adequar a operação de sua loja virtual a ela. 

Entre as obrigações da loja virtual, de acordo com a Lei do E-commerce, estão a clareza de informações a respeito dos dados da empresa, como seu CNPJ, razão social, endereço da sede, e-mail, telefone e formulário para contato. 

Essas e outras informações contidas neste Decreto deverão ser de total conhecimento dos empreendedores que desejam iniciar seu e-commerce, para não haver problemas futuros em suas vendas. 

2. Comece com CNPJ, NFe e ICMS

Para iniciar suas operações de acordo com a legislação é necessária também a abertura de um CNPJ apto para realizar vendas. 

Existem diversas possibilidades para esse registro, que vão variar de acordo com o porte da empresa que deseja iniciar, bem como seu modelo de negócios. Para aqueles que desejam começar com uma empresa de pequeno porte, existe a modalidade MEI (Microempreendedor Individual), cujo registro é gratuito e pode ser realizado pelo próprio empreendedor. 

A partir do registro de CNPJ, sua empresa fica apta a emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) das mercadorias vendidas e também, consegue recolher os impostos comerciais devidos, como ICMS. 

3. Crie e siga um Plano de implementação

O primeiro passo de todos na implementação de sua loja de cosméticos virtual, é a elaboração de um plano de negócios. 

Esse plano de negócios tem por objetivo traçar todas as etapas de sua empresa, desde a definição do público-alvo, dos objetivos da marca, até as estratégias de marketing e investimentos financeiros que serão efetuados. E, mais do que criar, é preciso seguir seu plano de negócios. 

Existem alguns modelos disponíveis na web, mas nessa fase, o empreendedor pode contar também com a ajuda de uma consultoria de e-commerce especializada. 

4. Estabeleça as Formas de Pagamento

Defina quais serão as formas de pagamento que sua loja virtual irá aceitar. Esse é um passo que também precisa ser bem calculado pelo empreendedor, visto que algumas formas de pagamento, como cartões de crédito, podem cobrar taxas extras e exigirem algum tipo de parcerias prévias com bancos ou outras instituições de pagamento. 

Para lojas virtuais iniciantes, pode ser mais efetivo trabalhar com pagamentos via boleto ou depósito, para evitar gastos extras. 

5. Defina as Formas de Entrega/Frete

As operações logísticas também devem ser bem definidas pelo lojista. Para isso, estabeleça qual será a abrangência de entrega de sua loja virtual e, a partir daí, busque pelos serviços de entrega que melhor atendam essas regiões. 

Existem algumas estratégias que permitem que o lojista ofereça frete grátis ao comprador, todavia, para o ramo de cosméticos, essa estratégia é melhor aplicada para as vendas de de kits ou, então, de volumes mais altos de produtos para uma mesma compra.

A loja virtual pode estabelecer parcerias com os Correios e também com transportadoras privadas, dependendo da região que atende e dos valores e condições oferecidos por cada um.

6. Crie e valide Seu nome e endereço do site

Quando estiver elaborando seu plano de negócios, é preciso também decidir qual será o nome da sua marca. Feito isso, o empreendedor deve verificar se já não existe nenhuma loja virtual utilizando este mesmo nome. 

Caso não, é necessário então registrar sua marca e criar uma loja virtual com domínio próprio, para que ela possa se estabelecer no mercado com solidez. 

É importante ressaltar que o nome da marca é uma parte importante na construção da identidade e diferencial de seu e-commerce. Portanto, seja criativo e pense em um domínio chamativo e atraente para os consumidores. 

7. Escolha a plataforma da Loja Virtual 

Elaborar o site de sua loja virtual é muito importante. Afinal, como estamos falando sobre compras online, seu site será a sua loja. 

Esse site deve dispor de funcionalidades essenciais para permitir ao usuário uma experiência de compra agradável e satisfatória. Pois, uma vez que o usuário não conseguir navegar ou efetivar a compra em seu site por algum erro técnico, certamente, ele o fará em outra loja concorrente. 

Atualmente, existem no mercado algumas plataformas de loja virtual que dispõem de ótimas funcionalidades, a preços acessíveis, como é o caso da DLoja Virtual

A plataforma da DLoja Virtual proporciona ao lojista criar um site personalizado para seu e-commerce, com layout e CSS customizados. Além disso, também dispõe de auxílio em marketing para sua loja virtual, com ferramentas para recuperação de carrinho, chat online, e integração com sistemas de gestão e monitoramento de tráfego. 

Vale a pena conferir as funcionalidades da DLoja Virtual e ter acesso a um site personalizado e com suporte técnico para a sua loja! 

8. Inicie configurando a aparência da sua loja

A identidade visual de seu e-commerce faz parte de seu diferencial na internet. Por isso, é muito importante atentar-se a isso. 

Customizar a aparência de sua loja virtual de acordo com a sua marca, transmite maior credibilidade aos consumidores e permite traçar uma comunicação mais efetiva com seu público-alvo. 

9. Realize o Cadastramento de Produtos utilizando técnicas de SEO

Não temos como montar uma loja de cosméticos virtual sem utilizar as técnicas de SEO. Isso porque, no ambiente virtual, sua loja será encontrada pelos consumidores através dos mecanismos de busca, como Google. Se o empreendedor não fizer uso desse recurso, mesmo os melhores sites, produtos e ofertas ficarão escondidos de seu público-alvo. 

Portanto, identifique as palavras-chave que possam ser utilizadas pelos consumidores que buscam por seus produtos, e as utilize na descrição e cadastro de seus itens no e-commerce. Dessa forma, quando um usuário procurar por aqueles itens, sua loja estará entre os resultados mais relevantes. 

10. Preencha os Dados Cadastrais, Páginas Adicionais e Página Quem Somos

Conforme vimos anteriormente no tópico relacionado à Lei do E-commerce, existem algumas informações que sua loja virtual deve apresentar obrigatoriamente aos consumidores. Todavia, algumas outras informações, mesmo que não obrigatórias por lei, ajudam sua loja a transmitir maior segurança para os usuários. 

Portanto, preencha os dados cadastrais e a página “Quem Somos”, bem como algumas páginas adicionais que ajudem os clientes a conhecerem melhor sua marca e se identificarem com ela. 

11. Escolha os melhores Sistemas e Ferramentas para otimizar a sua loja

Sua loja virtual precisará ser bem gerenciada. Para isso, é necessário utilizar sistemas de controle integrados à sua loja virtual, para que você possa administrar seu estoque, as entregas e analisar o tráfego do site. 

Por isso, busque no mercado por sistemas e ferramentas que auxiliem no gerenciamento de seu e-commerce e os integre à sua loja virtual. 

12. Faça um teste na Operação da Sua Loja virtual de cosméticos

Por fim, teste sua operação. Isso significa efetuar uma compra em sua loja virtual, fazendo o processo do início ao fim. 

Essa tarefa, muitas vezes, é ignorada por alguns empreendedores, mas testar sua operação é fundamental para medir e analisar os pontos de atrito e todas as fases da venda. 

Através desse teste inicial, você conseguirá mensurar a qualidade e a capacidade de atendimento, navegabilidade do site e o processo de entrega atuais de seu negócio e, assim, traçar mudanças necessárias ou então confirmar que está tudo certo para iniciar! 

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    • 3. Crie e siga um Plano de implementação

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    • 5. Defina as Formas de Entrega/Frete

    • 6. Crie e valide Seu nome e endereço do site

    • 7. Escolha a plataforma da Loja Virtual 

    • 8. Inicie configurando a aparência da sua loja

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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