Você sabe como funciona a linguagem C++? Saiba como ela funciona, porque utilizá-la e para o que ela funciona e ainda, como programar em C++!

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Na ciência da computação, existem muitas linguagens de programação. Algumas delas, no entanto, têm uma vida útil maior porque oferecem desempenho e recursos particularmente interessantes. Neste artigo, vamos explicar como programar em C++ é uma vantagem ainda hoje.

Confira!

Por que aprender a programar em C++?

C++ é uma linguagem conhecida por seu poder e velocidade. Ela permite controlar perfeitamente o computador através da gestão de memória, processos, disco rígido e até placa gráfica.

Em termos de desempenho, essa linguagem oferece importantes vantagens em relação a outras linguagens de programação. Por exemplo, sabia que seu navegador está programado em C++? Além dele, muitos outros softwares também!

Veremos a seguir, quais são os motivos que podem levar você a querer aprender como programar em C ++. Também discutiremos algumas das linguagens mais utilizadas hoje.

Como funciona a programação C++?

C++ é uma linguagem de programação e é a mais utilizada pelos desenvolvedores, principalmente no que diz respeito a aplicativos. Ela permite abordar o desenvolvimento sob diversos paradigmas: programação genérica, procedural e orientada a objetos (POO).

Além disso, C++ é uma linguagem compilada, o que significa que o código-fonte é traduzido em código objeto ou binário para que a máquina possa executá-lo diretamente.

O que é possível programar em C++?

A linguagem C++ não é muito recente: foi desenvolvida na década de 1980 para fornecer mais funcionalidade à linguagem C, desenvolvida na década de 1970. A compatibilidade entre as duas linguagens é cada vez mais limitada. 

No entanto, a principal desvantagem é seu alto grau de abstração, ou seja, de isolamento. Ao contrário de linguagens como Python ou Ruby, que são relativamente mais acessíveis ao público em geral, a C++ é considerada uma linguagem de baixo nível. 

Em outras palavras, a linguagem C++ está mais próxima do funcionamento da máquina e, portanto, é menos compreensível e intuitiva para humanos.

Por outro lado, aprender como programar em C++ oferece muitas vantagens para seus usuários.

Vantagens de programar em C++

  • Mais performance no programa criado, já que é uma das linguagens mais poderosas e rápidas. Isso explica seu sucesso na competitiva indústria de aplicativos para smartphones!
  • Muito popular, é amplamente comentada e ministrada na web, por meio de fóruns especializados e plataformas de treinamento online. Embora não seja a linguagem mais simples, permanece, portanto, acessível para iniciantes em auto treinamento;
  • Portátil de um sistema operacional para outro, não precisa ser retrabalhado para passar do Windows para Linux ou Mac OS;
  • Bem fornecida com bibliotecas, uma vez que a biblioteca C ++ padrão inclui a maioria dos elementos da biblioteca C padrão e a Biblioteca de modelos padrão (STL). Este ponto oferece uma variedade de características muito interessantes.

Pontos de destaque da linguagem C++

  • Velocidade

O principal argumento que pode fazer você escolher C++ é sua velocidade. Sem exagerar, é entre 10 e 100 vezes mais rápido que outras linguagens como Python, Ruby, Javascript, NodeJS, Java.

Você vai ler na internet que o desempenho de Java e C++ pode ser muito parecido. Esse é um grande erro.

Ao contrário do que muitos pensam, JAVA é uma linguagem de interpretação. Portanto, é muito mais lenta.

  • Controle

C ++ é uma linguagem compilada. Você interage diretamente com o processador usando linguagem binária ao programar em C++. É o meio mais preciso e avançado de comunicação por computador. Por isso, você tem controle sobre tudo. 

Domine a placa de vídeo, placa de som, processador, disco rígido, dispositivos externos como microfone, teclado ou mouse. Todos os drivers e programas que controlam os componentes eletrônicos são desenvolvidos em C ou C ++. 

É impossível ter o mesmo nível de controle com linguagens interpretadas. Além disso, você deve gerenciar aspectos como a memória.

Você mesmo gerencia os recursos e os otimiza como achar adequado. 

  • Escalabilidade

A escalabilidade do C++ é simplesmente incrível. É possível criar aplicativos gigantescos. Pegue os videogames, por exemplo, eles pesam dezenas de gigabytes e usam vários gigabytes de memória.

Imagine desenvolver um aplicativo como este em Python ou Java, é quase impossível. A estrutura do C++ permite que você almeje muito, porque você tem controle total sobre o seu programa.

Aplicações C++: Onde a linguagem é utilizada?

Embora as linguagens Java e C# sejam as mais completas hoje, a linguagem de programação C++ ainda é amplamente usada para alguns casos, como:

  • A maioria dos aplicativos gráficos: criação de programas 3D, por exemplo
  • Ler processador de texto
  • Jogos de vídeo 
  • A implementação de ferramentas financeiras
  • A criação de certos programas militares.

Como e porque utilizar a linguagem de programação C++

Uma das formas mais comuns de fazer essa linguagem funcionar é por meio do ambiente de desenvolvimento integrado Visual C++, especialmente desenvolvido pela Microsoft.

Como aprender a programar em C++?

C++ é uma linguagem de programação extremamente complexa. Ela oferece oportunidades incríveis graças ao seu desempenho e controle sobre a máquina, por isso é muito importante que você queira aprender como programar em C++.

No geral, programar em C++ permite que você faça tudo. Claro, você terá que lidar com coisas como memória ou tipos de variáveis, mas os jogos valem a pena e o desempenho é simplesmente incrível.

Além disso, você pode contar com alguns benefícios.

Benefícios do C++

  • Permite o uso de orientação a objetos
  • A linguagem C++ se adapta às necessidades que os softwares criados pedem.
  • Programar em C++ possui biblioteca de sincronização de dados
  • C++ programa qualquer tipo de hardware.

A comunidade de desenvolvedores C++

Ao considerar se vale a pena aprender uma linguagem de programação, a comunidade desempenha um grande papel. Se você tiver um problema ou estiver procurando por um tutorial, uma boa comunidade poupará dezenas de horas de trabalho sozinho.

Quanto maior a comunidade, mais ativa e prestativa, mais ajuda você receberá.

Portanto, quanto mais desenvolvedores houver e quanto mais velha for a estabilidade da comunidade, mais ferramentas, bibliotecas e estruturas estarão disponíveis para tornar sua vida mais fácil.

Segundo o Github, C++ está entre as linguagens de programação mais populares, recebendo a sexta colocação. Ela é usada para projetos como módulos Electron ou NodeJS. Existem centenas de bibliotecas C++ que você pode baixar no site.

Além disso, grandes programas como a suíte Adobe ou motores de videogame como o Unreal Engine são desenvolvidos em C ++.

A maior taxa de resposta segundo Stack Overflow

O Stack Overflow é um site que permite fazer e responder a perguntas de programação. C ++ é a linguagem com a melhor taxa de resposta. Se você tiver alguma dúvida, pode ter certeza de que terá uma resposta útil durante o dia.

É um ótimo apoio, especialmente para quem está começando. Se você tiver um problema, obterá ajuda rapidamente.

Oportunidades de carreira

C ++ é uma linguagem amplamente utilizada por grandes empresas. Por exemplo, se quiser criar videogames, você precisará desta linguagem em larga escala. Além disso, grandes empresas como Adobe ou Facebook usam C ++ para otimizar seus aplicativos. 

Portanto, existe um mercado real. Os desenvolvedores C ++ costumam receber muito mais do que os desenvolvedores de linguagem interpretada ou da web – exatamente por essa complexidade.

Se você deseja se especializar, pode aproveitar a onda crescente de cursos online e vídeos (inclusive alguns gratuitos) que ensinam passo a passo a como programar em C++.

Além disso, não deixe de conferir outros materiais sobre programação e tecnologia no Blog da HostGator e no YouTube – atualizamos frequentemente com informações importantes sobre diversos assuntos relacionados a esses temas, inclusive cursos de tecnologia, já conferiu?

E então, este artigo foi útil? Esperamos ter ajudado e fazer você ter interesse em programar em C++!

Até a próxima!