Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda mais sobre o assunto e finalmente acabe com esse problema no seu site.

Uma grande fonte de problemas para um website é um link quebrado, também conhecido pelo erro 404. Você sabe por quê? Bom, primeiro é preciso explicar como esse erro acontece. 

O error 404 ocorre em função de uma alteração na URL original de determinada página. Assim, quando o usuário clica em algum link que direcionava para a antiga URL, ele não consegue acessar o conteúdo. 

Isso acaba gerando alguns problemas, como uma má experiência do usuário, e também prejudica o SEO do site junto ao Google, já que você deixará de ganhar autoridade com esses links quebrados. 
Por isso, neste post criei um pequeno tutorial explicando o que é link quebrado e como resolver esse problema no WordPress. Confira!

Para começar, preciso dizer que não é muito simples descobrir links quebrados “na mão”, principalmente se há muitos sites apontando para páginas do seu site, ou se você faz bastante linkagem interna.

Por isso, o ideal é baixar algum plugin que faça essa identificação, como o Broken Link Checker. Assim que ativá-lo em seu site WordPress, vá à página “Configurações” e depois em “Link Checker”.

O plugin fará uma varredura nos links quebrados do seu site. Se ele tiver muito conteúdo, essa operação pode levar algum tempo. Depois que o plugin fizer essa busca, mostrará um link com a quantidade de links quebrados do lado do item “Status” – no nosso caso, ele não apontou nenhum. Caso ele tenha mostrado algum link quebrado para você, basta clicar na mensagem e todos os links quebrados aparecerão.

Opções do plugin link checker


Depois disso, corrija os links quebrados clicando em “Editar URL” ou “Remover Link” logo abaixo do link com problema. Se você perceber que algum deles não está com problema de fato, simplesmente ignore, refaça a verificação ou marque-os como não quebrados.

Além de ver o status de verificação, também é possível alterar outros itens na página de configuração do plugin, como:

  • Criar formatações específicas para link quebrados ou removidos;
  • Criar um e-mail para notificar quando encontrar um link quebrado;
  • Impedir que o Google siga os links quebrados;
  • Mudar a frequência com que os links são analisados (links novos são verificados de imediato).

O relatório dos links quebrados você encontra no item “Ferramentas”, e depois em “Broken Links”. Com essas informações, você pode optar por editar cada página para remover o link ou atualizar para um novo. Uma dica para configurar o plugin é usar a verificação conforme o status de publicação, evitando erros. 

Assim, é possível ver as publicações finalizadas e as que estão em rascunho, impedindo que os links quebrados sejam publicados. Também é possível verificar vídeos embedados do YouTube e Vimeo, e também do Google Vídeos.

Se você tentou a primeira alternativa para solucionar o erro 404 e não deu certo, não se preocupe, existem outras formas de resolver os links quebrados. Você também pode, por exemplo, alterar a estrutura dos seus links permanentes (a parte que vem antes da “/”, como em www.exemplo.com.br/exemplo-1). 

Para fazer isso, é necessário fazer o login no WordPress, clicar em “Configurações” no painel de navegação e, em seguida, em “Links Permanentes”. Configurações do WordPress – Links permanentes. 

Tire as “Configurações Comuns” dos links permanentes da alternativa que está e coloque em outra. Por exemplo, se está em “Dia e Nome”, coloque em “Mês e Nome”. Depois, volte para a configuração anterior (no exemplo que demos, “Dia e Nome”), e salve em “Salvar Alterações”. 

Feito isso, tente abrir as páginas que estavam com os links quebrados e veja se estão funcionando. Se estiver, tudo ok. Se não, tente a próxima alternativa.

Desative plugins do WordPress

Um problema que pode causar links quebrados é o conflito entre alguns plugins do WordPress. Infelizmente, a saída mais certa para resolver, neste caso, é desativar os plugins um de cada vez, fazendo a redefinição do link permanente do item anterior. Veja abaixo como fazer.

No seu WordPress, vá até o item “Plugins”, e desative um dos plugins que está instalado em seu site, como no exemplo abaixo:

Desativar plugins WordPress

Não se esqueça de que é preciso clicar em “Salvar Alterações” a cada mudança. Após fazer isso, acesse as páginas que estavam quebradas para confirmar se voltaram a funcionar. 

Repita o processo para cada plugin até que ache o problemático. Uma dica é tentar fazer isso a partir do plugin instalado ou atualizado mais recentemente, e depois ir para os mais antigos. Ao  corrigir esses erros, o tráfego orgânico do seu site irá melhorar muito!

Agora que você já sabe resolver um problema com link quebrado, saiba mais sobre outros motivos que causam erros no WordPress e entenda cada um deles!

Depois de colocar tudo em prática compartilhe conosco se este artigo foi útil para lhe ajudar a resolver os links quebrados no WordPress. Agora se você quiser ver mais conteúdos como esse, continue no nosso blog!

Navegue por tópicos

  • Desative plugins do WordPress

Tags:

  • otimização
  • Hospedagem de Sites

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários