Confira um guia completo com dicas para estruturar sua rotina, organizar suas tarefas e aumentar sua produtividade ao trabalhar de home office.

Trabalhar de home office tem se tornado um grande desafio para empresas e funcionários que precisaram se adaptar a uma nova realidade do dia para noite!

No entanto, com medidas eficazes, esse modelo de trabalho pode até permitir que você seja mais eficiente do que durante seus dias normais em espaço aberto ou no escritório.

Quer entender como? Confira nossas dicas neste artigo!

O que é trabalhar de Home Office?

Esse termo se popularizou principalmente durante a pandemia, uma vez que as empresas precisaram implementar medidas urgentes de isolamento social para garantir a segurança de seus colaboradores e a não proliferação do vírus de COVID-19.

Às vezes também conhecido como teletrabalho, o trabalho remoto ou home office é uma modalidade de serviço para uma empresa ou empregador executada de casa. Uma definição mais ampla inclui, ainda, trabalhar em um café ou ao ar livre. 

Graças às novas tecnologias, temos mais opções do que nunca para trabalhar remotamente ou em casa!

Quais são as vantagens e desvantagens ao trabalhar de Home Office?

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais é mais vantajoso trabalhar de casa:

  • Horário flexível: no topo da lista está a flexibilidade de trabalhar em seu próprio espaço, no seu próprio ritmo. 
  • Economia de tempo (e dinheiro): trabalhar em casa economiza tempo e dinheiro tanto para o funcionário quanto para o empregador. O funcionário não perde tempo indo para o trabalho, e não é interrompido por pequenas solicitações ou qualquer outra perda de tempo. 

Além disso, entre o custo de transporte, alimentação, cafés e outros, há uma centena de maneiras de gastar dinheiro no escritório que não existem em casa. O empregador também economiza dinheiro nos custos de empregar alguém localmente.

Por outro lado, essa modalidade também pode ser bastante cansativa e estressante. As principais desvantagens são:

  • Multitarefa: trabalhando de casa, você acaba exposto a uma rotina totalmente diferente daquela praticada no escritório. Por exemplo, é impossível estar 100% focado durante todo o dia se você tiver filhos pequenos ou morar em um bairro muito barulhento.

Além disso, pode ser mais fácil se distrair, como passar horas navegando na Internet e parecendo “ocupado”. Afinal, não há fiscalização!

  • Menos interações sociais: outro ponto é que, sem dúvida, trabalhar em casa limita as interações sociais. Nada de conversas durante o café da tarde ou sair para almoçar com os colegas, o que acaba criando um clima mais introspectivo.

Dicas para trabalhar de Home Office

Já estamos em uma segunda rodada de confinamento em razão da pandemia, e os hábitos de teletrabalho parecem cada vez mais estabelecidos e fortes! A obrigatoriedade do isolamento só tem acelerado um fenômeno que já era tendência no mundo do trabalho.

O home office é a nova ordem mundial! Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dificuldade de trabalhar em casa por inúmeros motivos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que deseja melhorar sua eficiência:

1. Escolha um lugar adequado

A primeira pergunta a se fazer é: onde você trabalhará em casa? E atenção: isso não significa necessariamente onde você costuma usar o computador. Normalmente, uma melhoria no espaço é necessária.

A menos que você não tenha outra escolha, esqueça o sofá e escolha uma escrivaninha ou mesa para se alocar. O cômodo escolhido também não pode ser a área principal da casa. O ideal é um escritório, mas pode ser um quarto ou outro local reservado. Isso é necessário para marcar uma ruptura entre o trabalho e a vida familiar!

Se o tamanho da sua casa não permite que você fique isolado em um cômodo, escolha o local e a orientação onde você mais consegue se desligar da vida e da casa.

Se você tiver a opção, estar perto de uma janela pode ser uma vantagem para aproveitar a luz natural e um pouco de ar puro.

2. Defina horários como se estivesse em um escritório

Embora os horários possam ser uma restrição quando você precisa ir para o escritório, eles se tornarão seu melhor aliado no home office. Definir seus horários tem várias vantagens por ajudar a definir um ritmo no seu dia. 

Obviamente, esses horários devem ser compatíveis com os dos seus colegas, chefes e clientes!

Definir horários limita o impacto de uma das armadilhas do teletrabalho: a impressão de trabalhar permanentemente, ou de fato permanente. Além da localização física do seu escritório, essa medição ajuda a colocar uma barreira entre as fases do trabalho e sua vida pessoal.

3. Invista na comunicação mesmo em Home Office

Trabalhar em casa não pode te isolar do mundo, especialmente de seus colegas de trabalho. Para isso, existem inúmeras ferramentas modernas à disposição hoje! A mensagem instantânea é a que mais pode ajudar neste contexto, e muitas empresas já utilizam soluções como Skype, Microsoft Teams ou qualquer outro serviço do gênero. 

O telefone é obviamente um bom meio de comunicação, mas é mais intrusivo. Otimize seu uso observando os pontos a cobrir para fazer uma única chamada longa ocasional, em vez de usar com frequência. 

Por fim, para discussões mais sociáveis, ou para quem precisa de contato visual, a webcam e o software de videoconferência permitem a troca de forma amigável, em pares ou em grupos.

4. Faça pausas e estabeleça limites

Como conciliar a vida doméstica com as tarefas profissionais?

O posto de trabalho em casa, os horários a respeitar e as ferramentas de comunicação são aliados preciosos para tirar o máximo de proveito do home office

Isso, no entanto, não deve nos fazer esquecer o limite entre a vida pessoal e profissional. Em casa, não se distraia com hábitos e adie tarefas domésticas e outras distrações.

A TV precisa estar desligada; os filhos e parentes, informados sobre os seus horários; algumas tarefas terão que esperar algumas horas para serem feitas, como é o caso quando está no escritório.

Por outro lado, não negligencie as pausas! Estar em casa também é a oportunidade de fazer um café, como no escritório; sair uns minutos; dar alguns passos de alongamento etc.

5. Cuidados com o computador e Internet

Aconteça o que acontecer, se você está trabalhando a distância, o computador e a internet são seus companheiros de trabalho diários! Quer sejam seus ou da empresa, existem algumas boas práticas a seguir.

Se você usa seu dispositivo pessoal, crie um espaço de trabalho específico. Pode ser uma conta de sistema diferente para evitar misturar arquivos pessoais e de trabalho na área de trabalho, por exemplo.

Ou, se você for naturalmente organizado, use pelo menos um navegador diferente (Chrome, Firefox, Opera ou o novo Chromium Edge) para não misturar contas comerciais e pessoais ao navegar ou registrar detalhes de login.

Outro ponto que não deve ser esquecido em hipótese alguma: a segurança da informação. Para o computador pessoal, lembre-se de proteger seu sistema verificando se há atualizações para ele e seu antivírus.

Sempre se conecte à rede da sua empresa se ela tiver uma VPN, ou use uma pessoal para adicionar uma camada extra de criptografia. 

Por fim, cuidado com os e-mails, principalmente os que falam sobre o coronavírus, um assunto muito popular no momento entre os hackers.

6. Empregadores: aconselhar sem enfrentar

Papel difícil dos líderes neste momento! É claro que os supervisores podem se sentir, erroneamente, desamparados quando se trata de teletrabalho… Sem contato físico com o funcionário, sem controle de horários ou atividades, como você garante que o trabalho seja feito?

Em suma, os funcionários sabem que têm uma função a cumprir e que teletrabalho não é sinônimo de férias. Apoiar o seu funcionário é, portanto, essencial para o bom funcionamento dessa dinâmica a distância. 

O papel do empregador é, então, ajudar o colaborador a se organizar, e não a suspeitar. Um funcionário não está a serviço da empresa, ele é a empresa e por isso não tem interesse em não fazer o que irá contribuir para o seu sucesso, certo?

Essa é a mentalidade a se fomentar!

7. Organização para encontrar a medida certa

A crise atual está afetando a todos, empregadores e empregados. Esta pode ser uma oportunidade de passar no curso que não nos atrevíamos a percorrer até então, por exemplo. Assim que a crise do coronavírus passar, será hora de aprender com essa experiência. 

Por que escolher entre teletrabalho e trabalhar no escritório quando você pode conciliar os dois? O home office oferece muitas soluções, mas pode não ser adequado para todas as tarefas. Tem vantagens, mas também suas limitações. Não há necessidade de escolher entre os dois!

Um arranjo pode ser benéfico para ambas as partes, dependendo das tarefas, da vida pessoal de cada um, dos requisitos profissionais de cada profissão.

Dois a três dias por semana em casa não afetam as tarefas que podem ser feitas remotamente, assim como a presença na empresa permite interações que não podem ser feitas sem contato físico.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado com essas dicas sobre Home Office!

Compartilhe suas percepções sobre o home office com a gente ou testemunhe aqui quaisquer dificuldades que você encontrar durante essa experiência.

Acompanhe mais conteúdos sobre carreira, tecnologia, marketing e mais em nosso Blog!