Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O VBA é uma importante linguagem para quem utiliza o pacote Office no dia a dia.

Quem nunca teve que fazer várias tarefas repetitivas em uma planilha do Excel e imaginou ter uma forma de tornar tudo automático? Para esses casos e muitos outros, o VBA (Visual Basic For Applications), que é basicamente uma linguagem de programação, é uma excelente solução. 

O VBA é normalmente aplicado no Excel, mas também serve para outros programas do Pacote Office, e possui diversas funcionalidades que facilitam o trabalho do usuário. A automatização de tarefas já está muito presente nas empresas, e o VBA é uma solução simples e econômica para isso. 

Criar diferentes funções dentro da ferramenta escolhida, interagir com grandes volumes de dados ou manipular informações dentro de uma planilha com poucos cliques são apenas algumas das coisas que a linguagem VBA pode fazer.

O que é VBA?

O VBA permite automatizar ações em uma planilha e personalizar sua análise de dados de acordo com as suas necessidades. Portanto, a programação VBA é uma forma de criar comandos dentro do Excel que simplifiquem a resolução de problemas dentro desse programa.

Ela é ideal para quem trabalha muito sobre uma mesma planilha e precisa tornar os comandos mais automáticos. A programação em VBA acelera a realização das tarefas e também diminui o índice de erros. 

Essa linguagem já é muito popular no mundo há anos e pode ser aplicada até por quem não tem conhecimentos profissionais de programação. Por isso, trouxemos algumas dicas para você entender melhor como aplicá-la no seu dia a dia. 

diferenças entre excel e vba
Fonte da imagem: Voitto

Como acessar o editor VBA no Excel?

A forma mais simples de abrir o editor VBA é usar o atalho Alt + F11, que abre o editor onde é feita a parte de programação da planilha. Também é possível acessar a área de programação pelo campo “Desenvolvedor” e, em seguida, “Visual Basic”. 

Se o recurso “Desenvolvedor” não estiver habilitado, basta clicar “Arquivo” e, em seguida, em “opções”. Na sequência, clique em “personalizar faixa de opções”, onde fica a guia “Desenvolvedor”. Então, selecione-a para começar a usar. 

acessar editor vba no excel

Para escrever um código VBA do zero, dentro desse ambiente, clique em “inserir” e, depois, em “módulo”.  Aqui, os códigos são escritos em módulos. Dentro de um módulo, existem sequências de macros – códigos criados na linguagem Visual Basic que traduzem ações do usuário. 

Os macros são códigos, gravados dentro do VBA, que podem ser criados até mesmo por quem não tem conhecimento técnico na área, pois a linguagem é bem simples. Com eles, tarefas repetitivas dentro do Excel podem ser feitas com apenas um dos comandos VBA Excel.

Sintaxe básica de linguagem VBA

“Sintaxe” é a organização de como os códigos devem ser escritos. O VBA é formado por um conjunto de procedimentos. Cada procedimento é formado por instruções, que devem conter expressões e/ou palavras-chave. As expressões podem ser usadas para muitas coisas, como fazer cálculos ou testar dados.

Esses elementos possuem uma ordem para serem inseridos em um determinado comando. Todas as fórmulas de Excel, por exemplo, das mais básicas às mais complexas, seguem uma sintaxe. Na programação em VBA, os comandos são separados por vírgula. 

Os comandos são vários e cada um tem funções específicas como converter expressões em dados e retornar ações. Sempre que um é colocado, aparece uma caixa de sintaxe abaixo. Seguir essa caixa ao preencher o código diminui o risco de erros: entre parênteses está o que é obrigatório, entre colchetes está o opcional. 

Como funciona a lógica de programação VBA?

Dentro de cada macro, os chamados procedimentos, que são as ações que o usuário quer automatizar, podem ser divididos de duas formas: sub-rotinas e funções. As sub-rotinas desempenham as tarefas que são colocadas após a palavra “sub” no módulo. 

Tudo isso faz parte da lógica de programação do VBA que, como outras linguagens usadas para programar, possui regras e significados como quando aprendemos um novo idioma. À medida que o usuário entende essas regras, programar se torna mais fácil e traz muitos benefícios ao seu trabalho. 

Quem está começando a desenvolver programação VBA pode usar, por exemplo, bibliotecas online que contêm as funcionalidades mais conhecidas. Com o tempo, você se tornará um verdadeiro desenvolvedor e vai memorizar as que mais utiliza. 

Variáveis VBA

Ainda dentro dessa linguagem de programação, existem as variáveis, que são objetos que contêm valores utilizados em cálculos. Também há tipos de variáveis VBA, como string (para conjuntos de textos), double (para números com ou sem casas decimais) ou date (usada para armazenamento de datas).  

Muitas vezes, os dados inseridos nos códigos ocupam muito espaço, e as variáveis são formas de armazenar esses dados utilizando menos espaço na memória do computador. 

Declará-las corretamente é muito importante. Isso porque a declaração é o aviso ao computador sobre quanta memória será usada para armazenar um dado, e o tipo de dado que vai constar ali.

Erros nesse processo podem prejudicar os códigos e lhe impedir de completar as tarefas que você pretende automatizar. Por isso, é importante ter uma boa base dos conceitos de VBA antes de declarar as variáveis. 

Crie o seu site na HostGator!

Principais aplicações da linguagem VBA

Existem muitas vantagens no uso do VBA, como a melhora da produtividade da equipe que a usa, a diminuição de erros e perdas, a facilidade e a praticidade para executar tarefas que seriam muito repetitivas, por exemplo. 

Saber o que é o VBA pode ajudar até mesmo em outras aplicações da Microsoft, como Word, PowerPoint e o Outlook. É possível integrar o Excel com essas ferramentas e realizar outras ações dentro delas, como enviar e-mails automáticos pelo Outlook e automatizar a inserção de gráficos no PowerPoint. 

Para que o VBA pode ser usado? 

A programação em VBA pode automatizar ações como criar relatórios, analisar e organizar bancos de dados, buscar valores dentro das cédulas de forma automatizada e criar listas de e-mails. É possível também controlar estoque de produtos, criar formulários de cadastro para usuários e botões para tarefas.

Muitas áreas hoje já utilizam a linguagem VBA para otimizar tarefas e criar processos mais econômicos financeiramente e menos trabalhosos. Esse tipo de programação pode ser aplicado em setores administrativos, financeiros, logísticos e também no marketing digital. 

Programar é uma habilidade que, há anos, é muito exigida pelo mercado. Seja para conquistar seu emprego dos sonhos, ter seu próprio negócio ou até criar o seu próprio site e começar a empreender, linguagens de programação como o VBA certamente serão um diferencial de sucesso na sua carreira.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!

Navegue por tópicos

  • O que é VBA?

  • Como acessar o editor VBA no Excel?

  • Sintaxe básica de linguagem VBA

    • Como funciona a lógica de programação VBA?

    • Variáveis VBA

  • Principais aplicações da linguagem VBA

    • Para que o VBA pode ser usado? 

Tags:

  • VBA
  • Criador de Sites

Gabriela Bratfisch

Jornalista, pós-graduanda em marketing e apaixonada por criar conteúdo, contar boas histórias e conectar pessoas. Já atuou em áreas de marketing e comunicação no Brasil e na Alemanha e hoje tem como foco o trabalho com marketing digital e comunicação corporativa.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários