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Com o crescimento da internet a venda de prestação de serviços vem aumentando em grandes proporções. Veja o passo a passo para fazer parte deste mercado!

Nem só de produtos físicos vivem as empresas. Atualmente, muitos negócios são baseados na venda de serviços. Mas você sabe o que é e como vender serviços, principalmente na internet? 

Essa atividade comercial demanda que a sua empresa esteja preparada para algumas situações, por isso vamos te contar tudo sobre como vender serviços online!

Vender serviços

O que é um serviço?

Um serviço é uma ação, ou um conjunto de ações, que as empresas vendem para solucionar problemas ou satisfazer necessidades dos clientes. Diferente de um produto, que é algo físico, que as pessoas podem pegar e tocar, serviços são normalmente realizados por pessoas, ou por softwares, portanto não podem ser estocados como produtos físicos. 

Alguns exemplos de serviços são: streamings de séries e filmes, serviços de limpeza, serviços de manutenção em prédios e residências, serviços de transporte, serviços de desenvolvimento de software, cursos online, entre muitos outros. 

Como você pode ver, serviços podem estar nas mais diferentes categorias e podem ser vendidos tanto para outras empresas quanto para pessoas físicas. Mas, acima de tudo, o importante é que o serviço resolva a demanda que a pessoa ou instituição que está comprando precisa.

Diferença entre produto e serviço

Diferença entre vender produto e vender serviço

Empresas que vendem produtos e serviços têm algumas diferenças importantes. Por exemplo, ao vender produtos, as empresas precisam ter um estoque, fazer a gestão da logística desses produtos e, muitas vezes, ter um local físico para vendê-los. 

Já no caso de serviços, não há produtos físicos para serem armazenados, mas mesmo assim quem vende serviços deve se preocupar com a quantidade de oferta e de demanda.  

Isso porque, quem vende serviços, deve compreender o quanto esse serviço é demandado no mercado, assim como quem vende produtos físicos. Fazer o atendimento às demandas do mercado de serviços envolve tanto planejamento quanto no mercado de produtos. 

A diferença aqui, é que serviços são mais simples de trabalhar nas vendas virtuais, pois você não precisa ter contato com nada físico para fazer essas vendas. Veja agora como vender serviços pela internet!

Como vender serviços pela internet?

Vender serviços pela internet pode parecer algo simples por conta do quanto essa atividade se tornou popular nos últimos anos. Mas, atenção! Vender serviços online exige uma série de cuidados e de muita organização na sua empresa. 

Saiba quem é seu público alvo

Antes de começar a vender seu serviço online, entenda quem é o seu público alvo. Quem são as pessoas para quem você vai vender? Onde elas moram? Que idade têm? São homens ou mulheres? Qual a renda média dessas pessoas? 

Ao conseguir a resposta para essas perguntas, você consegue criar um planejamento de marketing e vendas para o seu serviço muito mais objetivo e livre de falhas. Afinal, você vai estar colocando todos os seus esforços em atingir um público que realmente tem interesse e condições de comprar seu serviço. 

Escolha a plataforma para vender serviços

Em seguida, escolha onde você vai vender seu serviço. O caminho mais utilizado é criar um site e colocar todas as informações sobre o seu serviço lá. Dentro do seu site, você pode ter a opção de permitir que as pessoas adquiram os serviços no site, ou direcioná-las para falar com o seu time de vendas antes da compra. 

Novamente, lembre-se de quem é o seu público antes de montar seu site. Além disso, tenha em mente que serviços mais caros e robustos podem ter melhores resultados de vendas com uma equipe comercial realizando esse atendimento. Serviços mais simples e diretos podem ter uma performance melhor quando o cliente tem a opção de comprar de forma rápida e direta. 

Fique atento a todo o escopo do seu serviço para pensar na melhor forma de vendê-lo! 

Certifique-se de que seu site é otimizado e responsivo

Seja qual for o seu serviço, o site da sua empresa precisa ser otimizado para os mecanismos de busca, portanto, ele deve seguir as técnicas de SEO e também ser responsivo. Ou seja, deve funcionar perfeitamente em desktops ou em smartphones.

A experiência do usuário no seu site tem um grande peso na hora da venda, e quanto mais otimizado para SEO for o seu site, mais chances o seu serviço tem de ser encontrado em plataformas como o Google. Portanto, invista em sempre melhorar esses pontos enquanto estiver vendendo um serviço na internet. 

Construa a jornada de compra do consumidor

Outro ponto importante que você deve planejar para vender um serviço é a jornada de compra dos seu consumidor. A jornada de compra são todos os passos que esse consumidor segue, desde conhecer a sua marca até de fato comprar os seu serviço. Aqui pense, por exemplo, em: 

  • Onde e como o consumidor pode conhecer a marca;
  • Após se interessar pelo serviço, de que forma sua empresa vai entrar em contato com ele;
  • O que fazer caso ele esteja indeciso sobre comprar;
  • Como conquistá-lo de volta caso ele desista de adquirir o serviço;
  • Qual relacionamento ele vai ter com a marca após usar o serviço.

A jornada do consumidor pode ser formada por muitas etapas diferentes, dependendo do segmento da sua empresa e do perfil do seu público. Porém, sempre tenha em mente o mapa dessa jornada para que você garanta que o cliente vai chegar até a compra do serviço. 

Invista em marketing para vender serviços

Investimentos em marketing são essenciais para vender serviços na internet. O marketing digital hoje possui uma série de estratégias e ferramentas diferentes para atrair clientes ou educá-los sobre o seu serviço. E, site, redes sociais, vídeos, webinars, e-books, textos de blog e e-mails marketing são apenas algumas delas. 

Analise quais estratégias de marketing fazem sentido para sua empresa, pensando de novo no seu público alvo e no tipo de serviço que você vende. Hoje o marketing já conta com canais e ações tanto para vendas B2B quanto B2C, então explore todas as possibilidades e teste o que tem melhor performance para o seu caso. 

Garanta que seu cliente tenha suporte total enquanto usa o serviço

Fechou a venda? Ótimo! Nesse momento o cliente deve ter 100% de suporte enquanto usa o serviço. Tenha um canal de dúvidas e de atendimento bem estruturado, faça pesquisas de acompanhamento enquanto o cliente usa o serviço e foque em fazer com que ele se sinta bem atendido nesse momento. 

Fidelize seus clientes no pós-venda

Não é porque seu cliente encerrou o uso do seu serviço que você deve parar de se comunicar com ele. Fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos, pois clientes fiéis não só fazem novas compras, como também indicam seu serviço para outras pessoas. 

Faça pesquisas de satisfação pós-vendas, ofereça descontos e condições especiais para clientes antigos. E, acima de tudo, garanta que seu cliente se sinta especial mesmo após usar o seu serviço. 

Como colocar preço num serviço?

O preço do seu serviço depende de uma série de fatores. Portanto, alguns que você deve considerar são: equipe que você contrata para implementar os serviços, ferramentas usadas, gastos gerais com a sua empresa e, claro, o preço da concorrência. 

Faça muitas pesquisas de mercado e analise todos os valores dos serviços da sua concorrência para entender como você pode ser vantajoso para o seu cliente, e ainda sim garantir bons lucros para sua empresa.

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Vender serviços: Resumo

Você viu aqui que vender serviços online demanda muito estudo prévio, planos de ação e alguns investimentos necessários. Vender serviços é sobre atender as expectativas do seu público e ajudá-los com o problema que eles têm. Desejamos que você tenha muito sucesso na sua venda de serviços online!

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  • Conteúdo:

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    • Saiba quem é seu público alvo

    • Escolha a plataforma para vender serviços

    • Certifique-se de que seu site é otimizado e responsivo

    • Construa a jornada de compra do consumidor

    • Invista em marketing para vender serviços

    • Garanta que seu cliente tenha suporte total enquanto usa o serviço

    • Fidelize seus clientes no pós-venda

  • Como colocar preço num serviço?

  • Vender serviços: Resumo

Tags:

    Gabriela Bratfisch

    Jornalista, pós-graduanda em marketing e apaixonada por criar conteúdo, contar boas histórias e conectar pessoas. Já atuou em áreas de marketing e comunicação no Brasil e na Alemanha e hoje tem como foco o trabalho com marketing digital e comunicação corporativa.

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