Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui as características de um roteiro para podcast, além de cinco dicas úteis na hora de criar o seu próprio roteiro.

Os podcasts são relativamente novos no Brasil e cresceram rapidamente. Assim, é possível dizer que os podcasts estão em alta e, em alguns casos, tem se mostrado um verdadeiro negócio. Por isso, saber como criar um roteiro para podcast é muito útil e traz diversas vantagens.

Já escrevemos aqui no blog da Hostgator sobre o que é um podcast e as razões para criar um para o seu negócio. Neste artigo, vamos explicar as características de um roteiro para podcast e apresentaremos cinco passos importantes para a criação dele. 

Continue a leitura e descubra as melhores formas de como criar um roteiro para um programa. Aproveite! 

Como criar roteiros para podcast?

O roteiro é a base de um podcast. Ele faz com que você não se perca no assunto e dá a estrutura de cada episódio. Mas como criar um roteiro para podcast?

Para criar um roteiro para podcast, a primeira coisa a se ter em mente é que existem pelo menos dois tipos de podcast: os talk shows (podcasts de conversa) e os podcasts de storytelling (podcasts de contação de história). 

O roteiro é interessante para esses dois tipos de podcasts, mas ele é estruturado de maneira diferente em cada um desses casos.

Para podcasts abertos, do tipo talk show, por exemplo, recomenda-se que você defina o roteiro em tópicos

Nesse tipo de roteiro, você deve pensar e anotar os temas que serão abordados no decorrer do episódio, desde o início até o fim, em tópicos. Esses tópicos devem guiar o episódio. 

Esse roteiro em tópicos se encaixa bem em roteiros de talk shows porque nesse tipo de podcast há uma certa liberdade, mas que não deve fugir de um tema. 

O segundo tipo de roteiro, mais adequado a podcasts de storytelling, é o roteiro de texto corrido

Esse roteiro é bastante simples, e nele você deve escrever tudo o que vai ser lido durante o episódio, da maneira exata. 

Se durante o episódio vão ser usadas trilhas sonoras, é importante também sinalizar o momento exato em que ela vai começar e vai terminar, pois isso evitará erros na hora da edição.

Contudo, antes de você efetivamente escrever o roteiro para podcast, é importante ter algumas questões em mente: audiência, tema, equipamentos, perguntas e convidados. A seguir apresentamos e detalhamos cada um desses tópicos.

roteiro para podcast

Defina sua audiência

O primeiro passo antes de criar o roteiro para podcast é definir sua audiência. A audiência é o conjunto de pessoas que irá ouvir com atenção o podcast. São as pessoas interessadas em você.

Pensar no tipo de pessoa que você quer que ouça o seu podcast é importante porque diferentes segmentos da população falam de maneiras diferentes. 

Por exemplo, para falar com adolescentes é necessário usar um tipo de linguagem que pessoas mais velhas podem não entender ou mesmo achar imaturo. O mesmo acontece com diferentes gêneros. Mulheres têm uma linguagem diferente da dos homens.

Assim, é necessário que você caracterize sua audiência e adeque sua linguagem a elas

Quem são as pessoas que estarão interessadas em seu podcast? São mulheres de 20 a 30 anos que gostam de maquiagem ou homens de 30 a 40 anos fascinados por esportes? 

E como esses segmentos falam? Quais são as palavras, as gírias e as expressões que utilizam? Essas são algumas perguntas que podem lhe auxiliar.

Pense em temas interessantes

O segundo passo para criar o roteiro do seu podcast é pensar em temas interessantes. Ter um tema bem definido é extremamente importante porque todos os episódios do seu podcast terão a ver com esse tema

Uma maneira interessante é pensar em um tema e subtemas. Dessa maneira, você pode ter um podcast com o tema de maquiagem e cada episódio que você publicar pode ser um subtema, como produtos (batom, blush, base, delineador, esmaltes etc.) ou marcas. 

O essencial é que haja um tema em comum que una todos os episódios. Para isso, é importante que você encontre um tema que goste e tenha autoridade para falar sobre, ao mesmo tempo que desperte a curiosidade do público e seja amplo o suficiente para que não se esgote em poucos episódios.

Tenha bons equipamentos

Tendo definido a audiência e o tema do seu podcast, o terceiro passo antes de criar o roteiro para podcast é ter bons equipamentos. 

Uma lista básica de equipamentos inclui microfone, computador (desktop ou laptop), software de gravação e edição de áudio e fone de ouvido

É imprescindível também um espaço com uma boa acústica, sem barulhos e ruídos que possam interferir na gravação. 

Além disso, em casos de podcasts em vídeo é necessário pensar também em equipamentos de iluminação e câmeras, bem como em um cenário.

Vale lembrar sempre que a qualidade dos equipamentos vai resultar na qualidade do material final. Logo, bons equipamentos são fundamentais.

Mantenha algumas perguntas prontas

Tendo passado pelos três passos acima descritos, você já pode começar a criar o roteiro para podcast e manter algumas perguntas prontas fará você economizar um bom trabalho.

Assim, você pode definir uma estrutura mais ou menos fixa para todos os episódios, com algumas perguntas que sempre serão feitas

Por exemplo, você pode começar todo o episódio pedindo para a pessoa se apresentar, ou finalizar todo o episódio com perguntas do tipo ping-pong.

Essa estrutura mais ou menos fixa criará uma identidade para o seu podcast, e manter as perguntas prontas fará com que você tenha uma carta na manga caso o episódio não saia como você imaginou.

Analise os seus convidados

Por fim, se o seu podcast tiver convidados é bom que os analise para criar o roteiro para podcast

Ao fazer isso, você conhece um pouco mais a história de vida dos seus convidados e mostra que sabe quem convidou. Isso lhe auxiliará a definir um tema específico para o episódio do podcast, bem como na definição do roteiro. 

Além disso, a análise dos convidados evita possíveis desconfortos e constrangimentos, já que podem haver determinados temas sobre os quais a pessoa não gosta ou não quer falar sobre.

Uma dica para esse passo é olhar na internet, no Google ou no YouTube. Caso essas plataformas não sejam de muita valia, você pode também conversar previamente com o entrevistado e definir algumas questões que serão tratadas ao longo do episódio.

O podcast precisa ter um roteiro completo para tudo?

Não, o podcast não precisa ter um roteiro completo para tudo! Ele pode ser atualizado constantemente, de acordo com a evolução do podcast e com a demanda da audiência.

Além dos tópicos pensados previamente para podcasts do tipo talk shows, outras perguntas podem aparecer na hora da gravação e, em podcasts do tipo storytelling com roteiro em texto corrido, pode haver alguns parênteses em que o narrador faz comentários não planejados. Isso é normal e confere uma identidade ao podcast. 

Se você gostou do artigo ou tem alguma sugestão, deixe um comentário no espaço mais abaixo. Além disso, não deixe de ler outros artigos do blog da Hostgator.

Navegue por tópicos

  • Como criar roteiros para podcast?

    • Defina sua audiência

    • Pense em temas interessantes

    • Tenha bons equipamentos

    • Mantenha algumas perguntas prontas

    • Analise os seus convidados

  • O podcast precisa ter um roteiro completo para tudo?

Tags:

  • HostGator Academy

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários