criar-um-site-para-hoteis

Saiba como criar um site para pousadas e hotéis e aumente suas reservas

quinta-feira, 3 de setembro de 2020 | Comentários

Escrito por

Criar um site para pousadas e hotéis é um passo essencial para ter maior credibilidade no mundo online e conseguir mais reservas.

A principal vantagem em investir num site próprio para seu negócio é estabelecer uma relação de confiança com os clientes e fidelizá-los. Além disso, você deixará de depender somente de reservas feitas pelos famosos sites de agenciamento e poderá formar o seu próprio público!

Neste artigo, você irá conhecer a importância de ter um site para o seu negócio e o passo a passo para começar a construí-lo do zero.

Tópicos abordados neste artigo

  • A importância de ter um site para pousadas e hotéis
  • Passo a passo para criar um site para pousadas e hotéis
  1. Registre seu domínio
  2. Defina sua hospedagem
  3. Crie seu site

A importância de ter um site para pousadas e hotéis

Há 20 anos, a primeira impressão de um hóspede do hotel apenas se concretizava quando ele chegava à recepção. Atualmente, sobretudo com a expansão das redes sociais, a primeira impressão começa no momento em que um cliente acessa o site do estabelecimento ou começa a seguir o negócio nas redes sociais.

Por este motivo, uma presença digital sólida é tão importante para a experiência do cliente e a porta de entrada para o seu negócio. Confira abaixo por que é importante possuir um site para pousada e hotel.

Conquistar a independência online

Você já parou para pensar que todas as plataformas onde a sua pousada/hotel faz anúncios não lhe pertence? Isso inclui sites de anúncios, mas também as redes sociais como Facebook ou Instagram.

Pode demorar muitos anos, mas, já imaginou se alguma dessas plataformas resolve encerrar suas atividades no Brasil?

Além de conquistar a independência do seu negócio, com uma “propriedade digital”, você pode incorporar uma solução própria de pagamento e gerenciar suas reservas.

Encontrar o seu negócio

A internet é lugar de todos os tipos de empreendimentos, inclusive os físicos. Mesmo que a sua pousada ou hotel já esteja cadastrada em sites de reservas como TripAdvisor, Booking ou Decolar, você precisa manter sua presença online atualizada.

Assim, os clientes poderão contatar o seu estabelecimento diretamente caso sintam necessidade.

Ver fotos das instalações

Antes de fechar uma reserva, o hóspede com certeza irá buscar fotos das instalações, principalmente dos quartos e das áreas comuns do local. Em um site para pousadas e hotéis muitas pessoas se encantam com as fotos e somente depois verificam preços e disponibilidade de datas.

Com um site bem estruturado com fotos e até mesmo conteúdos relevantes sobre o local de destino, é possível esgotar rapidamente as reservas em um feriado ou período de férias.

Passo a passo para criar um site para pousadas e hotéis

1- Registre seu domínio

Para criar um site para pousadas e hotéis o primeiro passo é escolher o melhor domínio e registrá-lo.

Domínio é o seu endereço na internet, é o nome que os clientes irão digitar para encontrar o seu site diretamente. Ele deve ser um nome simples e fácil de escrever, é importante que não tenha caracteres especiais e seja de fácil memorização.

Para registrar um domínio, primeiro deve-se verificar se ele está disponível. Você pode fazer essa verificação de forma gratuita na área de Registro de Domínio da HostGator.

2- Defina sua hospedagem

Um site para pousadas e hotéis gera uma infinidade de dados. Além de um endereço, ele também precisa de um local para armazenar todas essas informações.

Esse local é o servidor de hospedagem e você deve adquirir esse serviço de acordo com a necessidade do seu site. Por exemplo, um site que recebe muitas visitas ou um e-commerce que vende muito todos os dias tem uma estrutura de hospedagem diferente de um site ou blog que está começando.

Antes de contratar a hospedagem, faça um planejamento. Avalie a forma e a frequência de postagens para saber se precisará de muito ou pouco espaço. Tudo isso irá influenciar na escolha do plano e no tipo de hospedagem.

Quer saber mais sobre hospedagem? Clique aqui!

3- Crie seu site

Agora é a hora de criar o seu site! O ideal é que antes de começar você faça um esboço de todas as seções que deseja ter no site para pousadas e hotéis.

Todo site para pousadas e hotéis deve ter:

Página inicial

É a página que os usuários encontrarão após inserir seu domínio num navegador ou clicar num link pelas redes sociais. Se o seu site fosse um hotel, a página inicial seria a recepção mostrando um pouco de tudo o que seu site tem a oferecer.

Tema responsivo

A maioria das buscas e navegações acontecem pelo celular. Sendo assim, é fundamental você definir como será a visualização do seu site por dispositivos móveis. Com um site responsivo, você garante que seus clientes tenham a melhor experiência possível ao consumir o seu conteúdo.

Instalações do local

Uma seção com fotos de boa qualidade que demonstre a qualidade das instalações do hotel/pousada. Vale destacar as áreas de lazer ou locais especiais, como piscinas e lareiras.

Serviços oferecidos

É importante descrever em detalhes todos os serviços oferecidos, como traslados, passeios e também cortesias.

Atrações turísticas

As atrações turísticas da região devem ser utilizadas como um fator para chamar a atenção do hóspede. Monte uma seção em seu site descrevendo resumidamente cada uma delas e use fotos de boa qualidade.

Reputação e feedbacks

Os hotéis e as pousadas são exemplos de lugares onde histórias incríveis acontecem. Que tal se aproveitar desta característica para recolher depoimentos de clientes?

Os feedbacks são uma parte muito importante da composição do seu site. Eles trazem maior credibilidade e fazem com que o visitante se inspire na experiência de outras pessoas e se sinta seguro para realizar a reserva.

Blog

Manter um blog sempre atualizado dentro de um site para pousadas e hotéis garantirá maior autoridade, credibilidade e atração de visitantes.

Otimização SEO e Copywriting

Ao montar um site para pousadas e hotéis, as descrições de todas as páginas devem ser feitas minuciosamente, utilizando as palavras-chaves mais buscadas pelo seu cliente.

Além disso é interessante contar com um bom texto com gatilhos mentais, que deixem o seu cliente com vontade de realizar uma reserva.

Em seu blog, faça conteúdos completos com otimização SEO sobre a região, atrações turísticas mais procuradas, história da região, curiosidades e culinária local.

Gerenciamento multilíngue

Quando o tema é turismo, é importante fornecer informações em outros idiomas além do seu. Caso não tenha como investir recursos para instalar um módulo de tradução e gerenciamento de páginas em vários idiomas, preocupe-se em traduzir as partes mais importantes sobre seu negócio para o inglês.

Dessa forma, você poderá expandir o alcance geográfico de seus clientes e fazer com que eles se sintam acolhidos na sua pousada ou hotel.

Planejamento estratégico a longo prazo

A primeira vista pode ser um desafio pensar em como criar um site para pousadas, mas desenvolver um site para o seu hotel ou pousada é certamente uma estratégia que promoverá um canal de relacionamento direto com seus clientes e reduzirá o valor investido em sites de terceiros.

Com as ferramentas certas em mãos, como o criador de site da Hostgator, esse processo se tornará mais simples e você poderá criar um site para pousadas e hotéis de uma forma fácil e intuitiva.


Tags:, ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar