Entenda o que é Data Visualization, qual a sua importância e como escolher a melhor representação visual para cada tipo de dado.
O data visualization (visualização de dados, em português) é um mecanismo que transforma dados brutos em imagens gráficas para facilitar a análise de determinadas informações, como número de vendas de um produto em um período específico e o comportamento dos clientes.
A visualização de dados também pode ser utilizada para identificar tendências de consumo e lacunas no atendimento ao cliente. No entanto, esse processo não pode ser feito de qualquer maneira, caso contrário, as informações coletadas podem gerar mais dúvidas do que respostas.
Existem maneiras certas de filtrar e analisar os dados, e também modos de visualização mais indicados para cada tipo de resultado. Sendo assim, continue lendo este texto para entender melhor o que é data visualization, quais são as ferramentas mais utilizadas para visualizar dados e quais são as principais tendências para esse setor.

O que é Visualização de Dados (Data Visualization)
A visualização de dados envolve a criação de elementos visuais, como gráficos, dashboards ou mapas, para apresentar os dados brutos extraídos no processo de análise de uma forma clara. Esse mecanismo pode ser utilizado por empresas de todos os portes e nichos.
Existem softwares específicos para realizar o data visualization, incluindo algumas opções gratuitas. Os dados expostos nas representações visuais podem ser coletados dos mais diversos lugares, como cookies do site da empresa, redes sociais e sistemas internos.
Independentemente da origem, é necessário saber qual é a forma mais adequada de transformar os dados em um elemento visual de fácil entendimento.
Dessa forma, os resultados poderão ser mais facilmente compreendidos por pessoas que não são da área.
A evolução da visualização de dados: do gráfico simples ao Big Data
A prática de visualizar dados já existe há séculos. Inicialmente, isso era feito por meio de mapas e diagramas. No início do século XIX, é desenvolvido o gráfico de pizza, responsável por revolucionar a forma de apresentar as informações.
Ainda nos anos de 1800, surge um dos pioneiros no uso de gráficos estatísticos, Charles Minard, um engenheiro francês que mapeou as perdas do exército de Napoleão Bonaparte durante a invasão à Rússia, mostrando o tamanho dos batalhões, o percurso de retirada e conectando essas informações à mudança de temperatura.
Já no final do século XX e início do XXI, com a popularização dos computadores e da internet, tornou-se possível processar uma enorme quantidade de dados brutos, das mais diversas fontes e transformá-los em imagens visuais distintas para facilitar sua compreensão.
Por que a visualização de dados é vital para profissionais de análise e empresas
Para conseguir mensurar a efetividade das métricas traçadas, a evolução das metas estabelecidas, entender o comportamento dos clientes e as lacunas dentro da empresa, é preciso ter acesso às informações certas e atualizadas.
Por isso, é essencial utilizar as ferramentas de visualização de dados, pois essa é a maneira mais simples de visualizar e analisar as informações necessárias para validar ou não as suas estratégias e embasar melhor as suas decisões.
Principais Motivos para Investir em Visualização de Dados
Se você ainda não está convencido da importância de apresentar os dados de uma forma gráfica que facilite o entendimento até mesmo de quem é leigo na área, confira a seguir algumas das principais razões para investir no data visualization.
Comunicar insights e facilitar decisões estratégicas
Gráficos e dashboards bem elaborados tornam as informações mais acessíveis e facilitam a compreensão de padrões e tendências. Dessa forma, é possível comunicar insights de uma maneira mais embasada e profissional, algo essencial para que as outras pessoas entendam e apoiem as suas ideias.
Por exemplo, imagine que após uma análise minuciosa dos dados coletados você percebeu que a procura por um determinado artigo que só é vendido na época do Natal aumentou ao longo do ano.
De posse dessa informação, você pode elaborar gráficos que apresentam o aumento dessa demanda e, com isso, embasar a sua proposta de começar a comercializar aquele artigo durante o ano inteiro.
Além disso, uma apresentação visual bem feita ajuda a facilitar a tomada de decisões e reduz as chances de que os gestores elaborem diretrizes que não condizem com as reais necessidades da organização.
Identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados
Com os elementos visuais, fica mais simples identificar padrões e tendências nas mais distintas frentes, como comportamento do consumidor e produtos com maiores chances de vendas em cada época do ano.
Essas informações permitem que os gestores façam um melhor planejamento da produção ao longo do ano e também possibilitam que as campanhas de marketing tenham um direcionamento mais assertivo.
Além de possibilitar que os recursos sejam investidos nos canais e produtos que realmente geram um retorno maior.
Tipos Comuns de Visualização de Dados
Cada tipo de dado deve ser apresentado de uma determinada forma, para facilitar a compreensão das informações coletadas e analisadas. Sendo assim, veja abaixo alguns dos principais modelos de visualização de dados.
Gráficos básicos: barras, linhas, pizza, histograma

Usar gráficos é a forma mais comum e simples de apresentar os dados. Esse tipo de estrutura é dividido em seções que podem representar distribuições, valores ou comparações.
Um dos mais utilizados é o gráfico de barras, ou colunas, que costuma ser uma boa alternativa para fazer comparações de categorias ou grupos.
Um exemplo é usar o gráfico de barras para comparar o número de vendas de cada produto da sua loja em um determinado período. Dessa forma, fica mais fácil identificar qual artigo performou melhor e qual é o tamanho da diferença entre o que vendeu mais e o que teve menos procura.
Já o gráfico de linhas é muito recomendado para visualizar o comportamento de algo em um determinado período, como a evolução das vendas ao longo do ano.
Assim, é possível verificar em quais meses as vendas foram maiores e menores, e tentar identificar fatores que podem ter influenciado nesses números, como mudança de estação ou pagamento do 13º salário.
O gráfico de pizza, por sua vez, é muito indicado para a visualização estatística, especialmente quando a soma das porcentagens é igual a 100%. Esse modelo também é uma boa alternativa para quem precisa destacar um determinado percentual.
À primeira vista, o histograma se parece bastante com o gráfico de barras, contudo, nele não há espaço entre as barras. Esse tipo de representação visual é muito utilizado para representar a distribuição de dados em um determinado intervalo de tempo.
Visualizações avançadas: dispersão 2D/3D, mapas de calor, árvore radial, Gantt

Além dos gráficos básicos, existem formas mais modernas de visualização de dados, uma delas é o gráfico de dispersão 2D, que é representado em uma superfície plana e mostra a relação ou correlação entre duas variáveis, como idade e peso.
Há também os modelos de dispersão 3D, que possibilitam a análise de três variáveis simultaneamente, como idade, peso e altura.
Outra forma de representação avançada é o mapa de calor, que pode ser apresentado no formato de um mapa tradicional, de uma imagem geoespacial ou até mesmo um print da tela inicial do seu site.
Nesse caso, são inseridos pontos de calor em determinadaos setores do mapa, para indicar quais são as áreas que devem ser examinadas.
Por exemplo, se você quer saber em quais partes do seu site os usuários mais clicam, o ideal é usar um mapa de calor para conseguir visualizar esses dados de uma maneira mais fácil.
O gráfico de árvore radial é muito utilizado para exibir os dados de uma maneira hierárquica. Ele é indicado para apresentar informações que possuem um elemento em comum entre si, como o quadro hierárquico de uma empresa.
Já o Gantt é comumente utilizado para servir de representação gráfica de um cronograma de projeto. Por exemplo, com essa estrutura é possível organizar as etapas do projeto e os meses em que cada uma delas deverá ser cumprida.
Dashboards e infográficos como compilações visuais de dados

Outra maneira de visualizar informações é utilizando um dashboard, um modelo gráfico indicado para quando é preciso apresentar uma grande quantidade de dados.
Há também a possibilidade de usar infográficos para apresentar os dados coletados, uma estrutura que possibilita a combinação de gráficos de diferentes formatos, mapas e textos.
Essa é uma boa opção para os casos em que é necessário analisar vários dados, que apesar de serem diferentes, estão relacionados.
Ferramentas de Visualização de Dados que Você Deve Conhecer
Quer apresentar os dados coletados de uma maneira mais simples e atraente? Então, conheça agora algumas das principais ferramentas de visualização de dados.
Microsoft Power BI: BI completo, painéis interativos e integração empresarial
O Power BI é uma ferramenta de análise de dados da Microsoft e faz parte do Microsoft Fabric, uma plataforma de análises. Entre as suas principais funcionalidades estão:
- Conexão com Excel e bancos de dados online;
- Ferramentas para limpar e modelar dados;
- Geração e compartilhamento de relatórios;
- Criação de representações visuais de dados, como gráficos de diferentes formatos e dashboards.
Essa ferramenta tem uma versão gratuita que oferece 10 GB de armazenamento. No entanto, essa opção não apresenta algumas funcionalidades mais avançadas, como a de compartilhar relatórios.
Google Data Studio (atual Looker Studio) : gratuita, rápida e conectada à web
O Looker Studio é uma plataforma gratuita, baseada na nuvem e capaz de criar visualizações de dados que se atualizam em tempo real. Você pode conectá-la a todos os produtos Google, como o Analytics e com bancos de dados online.
Com o Looker Studio é possível criar diferentes modelos de representação visual para dados, como gráficos de barras, linhas, dispersão e dashboards. Além disso, a ferramenta também permite o compartilhamento das visualizações.
Tableau: visualização empresarial de alta performance para Big Data
O Tableau oferece todas as formas de visualização de dados disponíveis atualmente e é compatível com vários tipos de dados. A plataforma apresenta duas versões, a Public, que embora seja gratuita, tem a limitação de só importar arquivos de Excel e de texto.
A outra versão é o Tableau Desktop, que é compatível com a maioria dos bancos de dados e permite a criação de visualizações protegidas por senha. Essa opção custa entre 15 a 70 dólares, dependendo das funcionalidades escolhidas pelo usuário.
Como escolher a ferramenta certa para o seu contexto
Se o seu orçamento está limitado, considere utilizar o Looker Studio do Google, que é eficiente e tem os recursos necessários para criar boas representações visuais de dados.
No entanto, se você lida com informações sensíveis ou sigilosas, pode ser interessante usar o Tableau Desktop que permite proteger determinadas visualizações por senha.
Contudo, se além de visualizar dados você também deseja limpar e modelar essas informações, o Power BI da Microsoft pode ser a melhor opção para você.
Boas Práticas em Visualização de Dados
Após descobrir o que é data visualization e quais são as ferramentas mais indicadas para gerar imagens visuais das informações coletadas, vale a pena conferir as boas práticas em visualização de dados.
Simplificar, quantificar e evitar excesso de texto ou informação irrelevante
Para tornar as informações coletadas inteligíveis, é preciso filtrar os dados, a fim de mostrar somente o que é essencial para aquele contexto. Também é necessário escolher o modelo de representação mais adequado para o tipo de conteúdo que você vai apresentar.
Por exemplo, se a visualização for sobre a evolução das vendas no semestre, o mais indicado é usar o gráfico de linhas.
Além disso, é fundamental garantir que a representação visual não tenha nenhuma informação irrelevante, para não tirar o foco do que realmente é importante.
Sendo assim, só inclua os textos que forem realmente necessários e tente torná-los o mais objetivos possível.
Caso você vá elaborar um infográfico, que naturalmente conta com mais elementos, dê mais destaque para a informação principal e organize os demais dados de acordo com a relevância de cada um deles.
Garantir coerência nos eixos, legendas e unidades de medida
Antes de apresentar a sua visualização de dados, revise as legendas, unidades de medida e porcentagens, para verificar se esses elementos realmente estão de acordo com os dados coletados, especialmente se você utilizar modelos de data visualization pré-formatados.
Seleção apropriada de cores, rótulos e layout para clareza visual
Para garantir a clareza visual, utilize apenas uma paleta de cores na sua representação visual. Além disso, sempre que possível, use as tonalidades da maneira tradicional. Por exemplo, vermelho para dados negativos e verde para positivos.
Deixe o seu layout limpo, respeite os espaços em branco e tente inserir o logo da sua empresa em algum lugar da apresentação, dê preferência na margem inferior ou superior, para deixar a estrutura mais profissional.
Validar interpretação: evitar ilusões visuais ou gráficos enganosos
Antes de apresentar ou compartilhar o seu trabalho, é essencial validar a sua interpretação para não gerar conclusões enganosas. Algumas formas de fazer isso são:
- Verificar a fonte dos dados;
- Checar se os dados foram limpos;
- Validar a metodologia aplicada;
- Certificar se os dados apresentados nos gráficos são os mesmos obtidos na análise;
- Confirmar se o modelo de gráfico escolhido é realmente o mais indicado para o tipo de conteúdo tratado.
Como Integrar Visualização de Dados no Trabalho de Sites e Marketing Digital
Você tem um site ou trabalha no nicho de marketing digital? Então, saiba agora como integrar a visualização de dados ao seu trabalho.
Coletar dados relevantes
Para criar uma estratégia de negócios eficiente é necessário ter os dados certos. Por isso, vamos mostrar agora algumas informações relevantes que você pode coletar diretamente do seu site:
- Comportamento do usuário na página
- Localização do usuário
- Assuntos pesquisados
- Tempo de permanência
- Dados do dispositivo
- Produtos comprados
- Produtos deixados no carrinho
Montar dashboards executivos em Power BI ou Looker Studio para stakeholders
Após obter esses dados, você poderá criar apresentações visuais usando ferramentas como o Power BI da Microsoft ou o Looker Studio do Google para apresentar para os seus sócios, chefes ou investidores o desempenho do seu site e provar com dados que as suas estratégias estão gerando resultados positivos.
Hospedagem e apresentação eficaz no seu site
Se você quer que o usuário tenha uma boa experiência no seu site e compre os seus produtos, é imprescindível escolher um bom serviço de hospedagem. Isso porque essa plataforma está diretamente ligada a fatores como velocidade e estabilidade do site e segurança de navegação.
Usando um dos planos de hospedagem da HostGator você consegue garantir a estabilidade do seu site, pois temos servidores espalhados por diversas regiões.
Isso significa que, se um deles apresentar algum problema, outro será acionado automaticamente para assegurar que o seu site esteja sempre no ar quando alguém tentar acessá-lo.
Além disso, a HostGator possui recursos que garantem o carregamento instantâneo da página e ainda disponibiliza um certificado SSL gratuito, assim todos os dados transmitidos por meio do seu site serão criptografados, assegurando, dessa forma, a segurança das transações.
Automatização de relatórios com integração entre fonte de dados → visualização
Com as ferramentas de visualização de dados também é possível gerar e compartilhar relatórios, que podem auxiliar no entendimento das informações apresentadas a ajudar a embasar os insights obtidos por meio da análise de dados.
Desafios e Tendências em Visualização de Dados
A área de data visualization está em constante evolução, portanto, conheça agora algumas das principais tendências e desafios desse setor.
Visualização em tempo real e streaming de dados
O streaming de dados são modelos que colhem dados em tempo real e os utilizam para atualizar gráficos ou dashboards. Esse mecanismo já é muito utilizado, especialmente nos nichos de comércio eletrônico, finanças e serviços geoespaciais.
IA + visualização: dashboards que aprendem e recomendam insights
Nos próximos anos, ou meses, será cada vez mais comum encontrar ferramentas de inteligência artificial integrada a dashboards e outras representações visuais, com o objetivo de auxiliar na interpretação das informações e ajudar a gerar ideias.
Visualização em dispositivos móveis e interfaces responsivas
Cada vez mais pessoas utilizam os dispositivos móveis no trabalho. Por isso, a tendência é priorizar o uso de ferramentas de visualização de dados que ofereçam representações visuais responsivas. Assim, será possível visualizar as informações de uma maneira clara em qualquer tipo de tela.
Perguntas Frequentes (FAQ) sobre Visualização de Dados
Ainda tem alguma dúvida sobre data visualization? Então, veja abaixo as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre esse tema.
Preciso saber programar para fazer visualização de dados eficaz?
Não é obrigatório saber programar para fazer visualização de dados. No entanto, dominar essa habilidade pode tornar o trabalho de extrair e manipular informações mais simples e eficiente.
Qual ferramenta de visualização usar se tenho pouco orçamento?
Nesse caso, o ideal é optar por um software gratuito, como o Looker Studio do Google, que oferece excelentes recursos, sem que seja necessário pagar para utilizá-los.
Visualização de dados é só para grandes empresas?
Não, pequenos empreendedores também podem, e devem, investir na data visualization.
Dessa forma, será possível entender melhor alguns aspectos que têm impacto direto no negócio, como:
- Comportamento dos consumidores;
- Número de vendas de um determinado produto em cada época do ano;
- Menções sobre a empresa nas redes sociais.
Como começar se nunca trabalhei com gráficos ou BI?
Nesse caso, o ideal é começar usando ferramentas mais simples e acessíveis, e que possuem uma vasta documentação para auxiliar no aprendizado, como o Power BI da Microsoft e o Tableau.
Conclusão
Entender o que é data visualization e aprender a criar representações visuais para os dados coletados é essencial para quem deseja validar estratégias e tomar decisões mais embasadas.
Portanto, se você necessita de informações atualizadas e precisas para realizar o seu trabalho, comece a utilizar as ferramentas de visualização de dados para conseguir identificar tendências, variáveis e correlações.
Para mais conteúdos sobre big data, continue no blog da HostGator e confira mais artigos sobre esse tema:
O data visualization (visualização de dados, em português) é um mecanismo que transforma dados brutos em imagens gráficas para facilitar a análise de determinadas informações, como número de vendas de um produto em um período específico e o comportamento dos clientes.
A visualização de dados também pode ser utilizada para identificar tendências de consumo e lacunas no atendimento ao cliente. No entanto, esse processo não pode ser feito de qualquer maneira, caso contrário, as informações coletadas podem gerar mais dúvidas do que respostas.
Existem maneiras certas de filtrar e analisar os dados, e também modos de visualização mais indicados para cada tipo de resultado. Sendo assim, continue lendo este texto para entender melhor o que é data visualization, quais são as ferramentas mais utilizadas para visualizar dados e quais são as principais tendências para esse setor.
Para mais conteúdos sobre big data, continue no blog da HostGator e confira mais artigos sobre esse tema:
