Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba como garantir a qualidade da sua produção de vídeo pelo celular com dicas de filmagem e edição e outros tópicos tratados aqui.

É fato que a cada ano que passa os celulares assumem mais e mais funcionalidades em nossas vidas, deixando de ser um simples aparelho de telefone e passando a ser utilizado até mesmo como instrumento de trabalho. Acompanhando essas novas demandas, os recursos de imagem, som e processadores vêm sendo aprimorados e permitem a produção de vídeo ou foto de ótima qualidade.

Os smartphones, portanto, se tornaram uma alternativa para a produção de conteúdos para aqueles que desejam criar vídeos sem investir pesado em equipamentos caros. Dessa forma, é possível criar vídeos de diversos formatos apenas com um aparelho celular em mãos e com um bom editor.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de iluminação, posicionamento, captação de áudio, dentre outros, para te ajudar na produção de vídeo com os recursos disponíveis no seu aparelho. Confira ainda alguns aplicativos de edição gratuitos e ao alcance das suas mãos. Boa leitura!

Por que usar o celular para produção de vídeos?

O registro de momentos ou situações nem sempre será algo previamente programado ou estruturado, e é nesse tipo de situação que um aparelho celular pode ser utilizado para fazer boas gravações e fotografias. 

Além da praticidade, as edições podem ser realizadas no próprio aparelho e em seguida os conteúdos estão prontos para ser compartilhados.

Somado à flexibilidade, os custos envolvidos com a aquisição de um aparelho celular costumam ser bem menores que aqueles despendidos para a compra de uma câmera profissional e tudo que ela exige. 

Dentre os acessórios indispensáveis para uma boa filmagem estão um tripé, bateria extra, uma bolsa para transportar a câmera e um filtro polarizador, por exemplo. 

Um bom smartphone possui uma câmera com até 12MP, podendo apresentar até três lentes, estabilização óptica, filmagem em 4K e recursos bem desenvolvidos para edição e gravação de vídeos. Isso tudo em um único aparelho que pode ser carregado no bolso. 

Então, seja para as pequenas gravações do dia a dia ou para a produção de vídeos para o YouTube, por exemplo, o celular pode ser mais que suficiente nos quesitos de preço e qualidade de imagem.

 

Produção de vídeo: as melhores dicas

Para aqueles que desejam dar início a produção audiovisual ou aprimorar a qualidade da sua produção de vídeo, existem algumas dicas básicas de como posicionar o aparelho, adequar a luminosidade e garantir uma boa captação de som. 

Com essas técnicas e um pouco de prática, pode dar muito certo. Confira a seguir!

Configurações da Câmera

Antes de iniciar a gravação é importante estar atento às configurações do seu celular. Alguns aparelhos possuem especificações técnicas de fábrica que podem acabar atrapalhando a sua produção. 

Então, busque configurar a câmera do seu aparelho para as filmagens em 1080p ou 4K, se possível, e desative as ferramentas de edição automáticas. 

Sempre na horizontal

Um erro muito comum cometido por cinegrafistas que utilizam o celular para fazer as filmagens é posicionar o aparelho na vertical. Dessa forma, para facilitar a sua reprodução em outras telas e deixar o seu vídeo mais bonito, filme com o telefone na horizontal.

Ainda que em alguns aplicativos, como o Instagram e o Snapchat, forcem o usuário a gravar na vertical, busque registrar os momentos na horizontal e, se necessário, corte-o depois.

Fique atento com a iluminação

Outro fator essencial para fazer um bom vídeo ou até mesmo tirar uma boa foto é a iluminação, principalmente no caso dos celulares, onde os sensores costumam ser menores e as lentes também.

Dessa forma, busque sempre filmar em locais bem iluminados, evitando sombras e granulações no vídeo. Além disso, tente não apontar a câmera diretamente para a fonte de luz, pois isso pode resultar em uma superexposição e até mesmo queimar a lente.

Outro ponto é garantir que a claridade fique estável e constante, pois os sensores de imagem dos smartphones, em geral, não reagem muito rápido às variações. Uma dica importante é utilizar o ajuste de foco, pois ele ajuda no controle da exposição e faz ajustes na iluminação antes de iniciar a gravação.

Mantenha o aparelho estabilizado

Além da iluminação, é importante manter o telefone fixo e estável durante a gravação. Para isso, busque utilizar as duas mãos próximas ao corpo ou um suporte, como um tripé. Outra opção é apoiar o aparelho em objetos como prateleiras, mesas e cadeiras, tomando cuidado com quedas e outros acidentes que possam danificar o celular.

Evite a mudança de planos de maneira brusca enquanto estiver filmando, pois isso diminui a qualidade da imagem e desvia a atenção de quem for assistir.

Também evite usar o zoom quando não for necessário: ele distorce e diminui a nitidez das imagens. Então, quando possível, procure ficar próximo daquilo que está sendo filmado e garanta uma melhor qualidade da imagem.

Avalie o uso de um microfone

Depois de garantir o bom posicionamento do aparelho e uma boa iluminação, busque utilizar um microfone externo ao aparelho, como um fone de ouvido, uma lapela ou um shotgun para garantir uma boa qualidade do áudio.

Geralmente, os microfones incorporados ao celular são de baixa qualidade e não possuem uma boa posição para captação do som. Isso interfere na qualidade do vídeo, pois não é simples retirar ou reduzir os ruídos apenas com a edição. 

Dessa forma, com um microfone externo os sons do ambiente, como vento e chiados, são abafados e reduzidos. 

Quando não for possível gravar em lugares calmos e silenciosos, é indicado utilizar um microfone direcional para a captação de áudio externo junto com o smartphone, o que pode dar um pouco mais de trabalho no momento da gravação e durante a edição.

Se não for possível seguir as dicas acima, procure ficar o mais perto da fonte de áudio do seu aparelho, usando a mão para isolar os sons externos e reduzir os possíveis ruídos, o que irá refinar a sua produção de vídeo.

A importância de um bom roteiro

Por último, mas não menos importante, faça um bom planejamento. Nesse sentido, garanta que todos os seus equipamentos estejam devidamente carregados e com espaço para  armazenamento livre. Também é importante planejar um roteiro.

Desse modo, faça um bom roteiro, pois ele irá guiar toda a produção do seu vídeo. Defina a ordem das falas, indique o movimento da câmera e garanta uma sequência lógica entre os conteúdos que estão sendo transmitidos. O script deve conter, ainda:

  • As cenas a serem utilizadas;
  • Os diálogos a serem realizados;
  • O tom de voz a ser adotado em cada parte do vídeo;
  • Os locais onde serão feitas as gravações;
  • A lista de equipamentos adequados;
  • As indicações de edição de vídeo a serem feitas depois.

Aplicativos para edição de vídeo

Mesmo depois de seguir todas as dicas listadas acima para a produção de vídeo com um celular, pode ser necessário realizar algumas edições de imagem, áudio ou acrescentar mensagens e músicas ao seu conteúdo. 

Para esse fim, existem alguns aplicativos gratuitos que possibilitam desde uma alteração na velocidade até a remoção de uma marca d’água, por exemplo.

Confira a seguir alguns exemplos de apps que podem ser encontrados tanto na App Store quanto na Google Play Store e os seus principais recursos.

iMovie

O iMovie é uma ferramenta exclusiva para os dispositivos Apple, seja iPhone, iPad ou Mac. Com ele é possível reunir fotos e vídeos em um mesmo arquivo, inserir filtros, músicas de fundo, mensagens escritas e até mesmo logotipos. 

Um ponto positivo desse app é que ele é gratuito desde 2017.

Outro benefício é que, devido à integração entre diferentes dispositivos macOS e iOS, o usuário pode acessar a biblioteca do aparelho e o conteúdo disponível no iCloud, além de ser possível compartilhar o conteúdo com outros usuários Apple.

Filmr

O Filmr é um editor gratuito de vídeos, desenvolvido por brasileiros para os amantes da edição. Disponível tanto dispositivos Android como iOS, está sempre no topo da lista dos mais baixados nas lojas de apps da Google e da Apple.

O aplicativo conta com uma interface simples e fácil de usar, permite inserir imagens, músicas direto do iTunes e posta os vídeos diretamente nas redes sociais. Inclui ainda ferramentas como:

  • Filtros;
  • Transições;
  • Ajuste de velocidade;
  • Diferentes fontes de texto;
  • Criação de GIFs.

Para aqueles que desejarem, o app oferece a versão paga PRO com funcionalidades exclusivas, como a remoção de marca d’água e extinção dos anúncios.

GoPro App ou GoPro Quick

O antigo GoPro App mudou de nome, ficou conhecido como Quick e pode ser utilizado para editar fotos e vídeos feitos com câmeras GoPro ou não

Dentre os principais recursos, ele permite organizar e editar vídeos e fotos, aumentando o contraste ou reduzindo a velocidade, por exemplo.

Ele pode ser encontrado tanto na Google Play Store quanto na App Store de maneira gratuita, contando com recursos pagos dentro do app, como backup ilimitado na nuvem de fotos e vídeos. Além disso, é possível compartilhar os conteúdos diretamente nos aplicativos como Instagram e YouTube.

produção de vídeo

KineMaster

O app KineMaster é um dos mais completos do mercado, com interface simples e intuitiva semelhante a um editor utilizado em computadores. Com ele é possível realizar transições, adicionar uma trilha sonora e efeitos especiais. Pode ser encontrado na Apple Store ou Google Play.

Dentre os recursos oferecidos, estão:

  • Dublagem de vídeos, efeitos sonoros ou modificadores de voz;
  • Ferramentas de reversão e controle de velocidade;
  • Ajuste de cores e filtros.

Apresenta duas versões, uma gratuita e outra paga, sendo que a última oferece mais opções de música, animações e permite a criação de vídeos em formato 4K ou Full HD.

InShot

O InShot é um aplicativo disponível para iOS e Android que pode ser utilizado tanto por iniciantes quanto especialistas em edição de vídeo. Ele permite fazer cortes, transições, adicionar trilha sonora e redimensionar imagens. 

Dentre suas principais funcionalidades, estão:

  • A possibilidade de juntar vídeos diferentes em apenas um;
  • Fazer apresentações em formato de slides;
  • Acrescentar filtros ou adesivos;
  • Compartilhamento em redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook e Twitter.

Diante de tantas possibilidades, busque pelo aplicativo que melhor atenda às suas necessidades, que ofereça as ferramentas necessárias para o seu processo de edição e que se adapte às configurações do seu aparelho.

Confira nosso curso de produçõ de vídeo do Academy

O HostGator Academy tem como intuito principal ajudar empreendedores, profissionais autônomos e entusiastas a desenvolverem suas habilidades para negócios de forma simples e descomplicada. 

Com a assinatura da HostGator Academy Pass (que custa R$ 19,90 por mês e dá acesso a diversos cursos com certficado), você pode acessar o módulo de produção de vídeo e aprender alguns conceitos e técnicas importantes para gravar e editar trabalhos de alta qualidade utilizando somente seu smartphone Android ou iPhone. Dessa forma, você acessa, todos os meses e de forma ilimitada, conteúdos rápidos e diversos para aperfeiçoar seu conhecimento no mundo digital e da produção de vídeo.

Dentre os principais conteúdos, ensinamos como iniciar o processo de gravação, editar os seus vídeos e até mesmo como publicá-lo. Confira, ainda, algumas dicas para montar um cenário e fazer ajustes profissionais de áudio e iluminação, além de técnicas avançadas de gravação. 

Em síntese, a cada dia que passa os conteúdos audiovisuais têm ganhado mais relevância em plataformas digitais como Instagram e TikTok. Mesmo quando gravados e editados apenas com o celular, podem alcançar uma enorme qualidade e permitir a reprodução de momentos e conteúdos incríveis, sem grandes gastos.

Diante do que foi exposto até aqui, esperamos ter ajudado um pouco no seu processo criativo e que as dicas possam agregar valor às suas experiências com a produção de vídeo. Até a próxima!

Navegue por tópicos

  • Por que usar o celular para produção de vídeos?

  • Produção de vídeo: as melhores dicas

    • Configurações da Câmera

    • Sempre na horizontal

    • Fique atento com a iluminação

    • Mantenha o aparelho estabilizado

    • Avalie o uso de um microfone

    • A importância de um bom roteiro

  • Aplicativos para edição de vídeo

    • iMovie

    • Filmr

    • GoPro App ou GoPro Quick

    • KineMaster

    • InShot

  • Confira nosso curso de produçõ de vídeo do Academy

Tags:

  • HostGator Academy

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários