Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O que é o DNS Cloudflare? Se você quer proteger seu domínio e garantir um bom acesso ao seu site de maneira rápida e segura, saiba como utilizar o DNS da Cloudflare!

Proteger o domínio do seu site e garantir que os seus usuários consigam acessar a sua página com carregamento rápido e seguro são pontos de preocupação para a maioria dos proprietários de sites na web. Se você busca melhorar esses aspectos no seu site, uma boa solução é utilizar o DNS da Cloudflare

A Cloudflare se consolidou no mercado como replicadora de servidores. No início, o objetivo da empresa era garantir que as páginas de sites fossem carregadas de forma mais ágil e mais protegida.

No entanto, nos últimos anos, a Cloudflare se tornou um pacote de serviços para desempenho e segurança de páginas da web. 

Confira a seguir o que é o DNS da Cloudflare, como configurar essa aplicação e todas as vantagens dessa solução para o seu domínio!

Afinal, o que é DNS?

Descubra tudo sobre DNS Cloudflare!

DNS é um Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System). O DNS transforma o endereço IP do do seu site na URL que os usuários acessam normalmente. Para entender melhor o que é o DNS, imagine a seguinte situação. 

Na lista de números de telefone do seu celular, você salva cada um deles com um nome, certo? Afinal, lembrar mais do que três ou quatro números de telefones inteiros é algo complicado. Por isso, você atribui cada contato em números ao nome da pessoa que é dona daquele telefone. 

O DNS funciona da mesma forma. Cada site na web é representado por uma sequência de número, o IP do site. No entanto, seria impossível para os usuários se lembrarem de mais do que alguns poucos desses números.

Com isso, o DNS Cloudflare vem para transformar esses números nos endereços de sites como conhecemos. 

Como funciona o DNS?

O DNS transforma todos os IPs para as URLs como a conhecemos. 

Por exemplo, o nosso site www.hostgator.com.br, tem um endereço de IP formado por números e a URL acima que os usuários acessam, que é transformada do IP para o endereço como conhecemos por um serviço DNS.

Quando você digita o endereço que quer acessar, o serviço DNS localiza o endereço IP e te entrega a URL correspondente em uma fração de segundos. Além disso, alguns servidores de DNS também têm a vantagem de detectar sites falsos ou comprometidos com vírus.

Normalmente, as pessoas usam o serviço de DNS oferecido pela empresa de conexão de internet que temos em casa ou no escritório. Porém, é possível utilizar outros serviços como OpenDNS, Google Public DNS e o DNS Cloudflare. 

Como funciona o DNS da Cloudflare?

O DNS da Cloudflare é um serviço de DNS que atua fazendo esse mesmo trabalho de tradução de IPs em URLs. No entanto, o DNS da Cloudflare traz uma série de vantagens, diferentes de outros serviços da mesma natureza. 

A Cloudflare é uma empresa que atua, primeiramente, como serviço de CDN, ou Rede de Entrega de Conteúdo. Essa funcionalidade replica o servidor do seu site em outros pelo mundo, tornando o acesso das suas páginas mais rápido para quem está distante do seu servidor. 

Se a sua empresa tiver a maior parte da base de clientes no Brasil, mas você utiliza um serviço de hospedagem que fica no exterior, como a Hostgator, usar o CDN da Cloudflare pode ser uma ótima opção para potencializar a experiência de navegação dos seus clientes brasileiros.

Por conta de seu tamanho e de sua potência como CND, a Cloudflare tinha a oportunidade de ser um sistema DNS para seus consumidores, e foi isso que ela fez. Com isso, a Cloudflare hoje opera com alguns tipos de servidores DNS, como mostraremos a seguir. 

Quais são os servidores DNS da Cloudflare?

O DNS Cloudfare possíveis para instalar no seu computador ou roteador são:

  • 1.1.1.1 e 1.0.0.1 – É o DNS Cloudflare padrão. Não possui tantos recursos, mas tem suporta “DNS sobre HTTPS”;
  • 1.1.1.2 e 1.0.0.2 – Traz as mesmas proteções do servidor anterior, mas com a vantagem de uma proteção extra contra malwares;
  • 1.1.1.3 e 1.0.0.3 – Tem as mesmas proteções dos dois primeiros, mas possui ainda um filtro embutido para bloquear o acesso a sites com conteúdo adulto.

Mesmo sendo a mais básica, a DNS Couldfare 1.1.1.1 é conhecida por ser mais rápida e segura que outros no mercado, como o Google DNS. Ele é, por exemplo, o serviço DNS mais rápido do mercado, com 14ms de latência média. Enquanto isso, a latência do Google Public DNS é de 34ms.

Onde é possível configurar o DNS Cloudflare?

O DNS Cloudflare pode ser configurado diretamente no seu computador ou no seu roteador. É possível fazer a configuração nos servidores Windows, Android e iOS.

A configuração direto no seu aparelho é mais fácil, porém configurar o DNS Cloudflare no roteador do seu local de trabalho ou da sua casa pode ser mais prático. 

Isso porque, ao fazer a configuração do DNS direto no roteador, todos os aparelhos que utilizam aquele provedor de internet já serão automaticamente configurados com o DNS Cloudflare. Portanto, você deve avaliar qual é a melhor opção para o seu trabalho. 

Como enviar um arquivo de zona DNS para o Cloudflare na HostGator

No Cloudflare, uma zona de DNS pode conter vários sub-domínios de site, e várias zonas podem existir ao mesmo tempo em um mesmo servidor. Todas as informações de cada uma dessas zonas, são armazenadas em arquivos de zona de DNS. 

Esses arquivos são formados por texto sem formatação, e são armazenados em um servidor de DNS. Dessa forma, esse servidor representa de forma real a zona e salva todos os registros para cada domínio dentro desta zona.

Se você tem um site hospedado na HostGator e tem o DNS Cloudflare, você vai precisar enviar seus arquivos de zona DNS para o Cloudflare, para que você possa administrar esses arquivos diretamente do servidor do Cloudflare. Clique aqui e saiba como fazer isso!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você, e desejamos muito sucesso para o seu negócio!

Navegue por tópicos

  • Afinal, o que é DNS?

  • Como funciona o DNS?

  • Como funciona o DNS da Cloudflare?

  • Quais são os servidores DNS da Cloudflare?

    • Onde é possível configurar o DNS Cloudflare?

  • Como enviar um arquivo de zona DNS para o Cloudflare na HostGator

Tags:

  • cloudflare
  • dns
  • Servidor VPS

Gabriela Bratfisch

Jornalista, pós-graduanda em marketing e apaixonada por criar conteúdo, contar boas histórias e conectar pessoas. Já atuou em áreas de marketing e comunicação no Brasil e na Alemanha e hoje tem como foco o trabalho com marketing digital e comunicação corporativa.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários