Ter um domínio pode ajudar advogados a conquistarem mais clientes e autoridade na área.

Se você é um profissional da área de Direito, já deve ter percebido que é quase impossível manter um negócio sem estar presente na internet. Por isso, criar um domínio para advogados personalizado é o primeiro passo para migrar seu escritório para o ambiente digital. Você sabe como fazer isso?

Esse tipo de domínio requer uma atenção especial, já que existe uma série de restrições impostas pelo código de ética brasileiro. Além disso, as terminações específicas, como .adv, podem acabar confundindo internautas, pois esse modelo não é muito utilizado no Brasil.

Para tirar todas as suas dúvidas e te mostrar como criar um bom domínio para advogados, preparamos este artigo com informações e dicas que vão te ajudar a divulgar seu trabalho na internet sem ferir o código de ética OAB. Confira!

Entenda as regras do código de ética

Para exercer a atividade em Advocacia, existe uma série de regras que esbarram no código de ética brasileiro. Isso gera algumas dúvidas em relação ao que um advogado pode ou não publicar em seu site, incluindo o domínio.

Segundo o código, não é permitido realizar nenhum tipo de publicidade ou promoções sobre os serviços. A divulgação aberta de preços também está vetada, bem como aconselhamento jurídico on-line.

Isso é um grande limitador de conteúdo para sites voltados exclusivamente ao ramo jurídico. Por isso, muitas vezes, há a necessidade de fazer alterações em termos para que fiquem sempre em um contexto hipotético, evitando que se enquadrem em atendimento, por exemplo.

Como as políticas de privacidade interferem no domínio?

A internet é uma ferramenta que democratiza o acesso à informação para todas as camadas da sociedade, e essa prática limita a divulgação dos serviços do profissional, bem como o uso de estratégias de marketing.

Ainda assim, é possível ter um domínio para advogados responsivo e um site repleto de conteúdo rico em informações, que gerem o interesse do visitante em conhecer melhor a prestação de serviços. 

O segredo está na construção de uma página baseada nos conceitos de User Experience, com linguagem mais popular, que explique termos jurídicos e processos que são complexos ao senso-comum.

Como conseguir o domínio para advogado?

A primeira coisa que você deve fazer é escolher um nome para site. Geralmente, ele é composto pelo nome do escritório, terminando em .com, .com.br ou .adv. No Brasil, .com.br é a terminação mais utilizada, então, independentemente do seu ramo de negócio, você pode usá-la para o seu site. 

Depois, basta pesquisar domínio no Google e verificar quais são os termos mais buscados sobre os serviços que você presta, como, por exemplo, “direito da família” ou “pensão alimentícia”.

Isso lhe dará uma boa noção sobre os tipos de site que já oferecem o conteúdo que você está pensando em colocar na internet. Se você descobrir que  já existe alguma empresa utilizando o nome, precisará pensar em outro.

Saiba como registrar o seu domínio

Domínio é você na internet

Como vimos, existe uma série de terminações que podem ser usadas para registrar domínio. Portanto, escolha aquela que soa melhor ao nome do seu escritório ou ao título que você escolheu para o seu site.

O domínio está livre? Então, o próximo passo é registrá-lo na internet. Para isso, você vai precisar de uma hospedagem de domínio em algum provedor on-line e um plano que atende às suas necessidades.

Esse processo pode ser complicado, principalmente para quem está buscando o serviço pela primeira vez, já que existem algumas variáveis a serem consideradas. Por isso, você pode conferir certas dicas para escolher seu fornecedor de hospedagem web.

Após finalizar o processo, seu site estará pronto, e você poderá divulgá-lo nas redes sociais ou por meio do e-mail. Assim, conseguirá conquistar mais autoridade na área.

Continue investindo na otimização da sua página

Se você se interessou em saber como criar um domínio para advogados, aproveite para conhecer outros conteúdos no blog da HostGator. Aqui, você encontra um post que te ajuda a posicionar o site entre os primeiros do Google. Não deixe de conferir!