Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Deixe as suas mensagens ainda mais diretas e sem links gigantescos utilizando um encurtador de URL. Veja como esse sistema funciona aqui.

Atualmente, nos deparamos com vários links em diversos locais, sejam chats, sites e até conteúdo impresso. Com certeza você já deve ter visto que muitas dessas URLs diminuíram de tamanho. Isso é efeito do encurtador de URL, criado para facilitar a vida de quem está na internet. 

Cada vez mais é necessário otimizar o conteúdo para gerar uma boa experiência ao cliente. Além disso, as empresas precisam de materiais muito mais personalizados para engajar. O encurtador de URL foi uma das criações que mais ajudou as agências e profissionais de marketing nesse sentido, permitindo compartilhar o conteúdo de forma curta e simples. 

Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é essa ferramenta, seus benefícios e as melhores plataformas para encurtar o URL. Vamos lá?

O que é encurtador de URL?

O encurtador de URL nada mais é do que uma técnica, utilizada por meio de uma plataforma, que permite encurtar o tamanho dos links do site de sua empresa, formulários, endereços de sorteios online, etc. 

A técnica surgiu a partir do Twitter, a rede social que permitia até alguns anos atrás o compartilhamento de posts de apenas 140 caracteres. Como os usuários tinham pouco espaço para se expressar, a rede social começou a encurtar os links compartilhados para que todos pudessem ter mais espaço para expressar a sua opinião. 

A partir disso, o encurtamento de URL caiu nas graças dos profissionais de marketing, assim como dos desenvolvedores. A partir disso, surgiram diversas plataformas para encurtamento de link, facilitando a vida dos produtores de conteúdo. 

Quais os benefícios de um encurtador de URL?

O encurtador de URL veio para fazer a diferença para o compartilhamento de conteúdo na internet. Alguns exemplos de benefícios em utilizar um encurtador de URL são:

  • Post ou texto mais limpo;
  • Rastreamento de cliques;
  • Organização.

Post ou texto mais limpo

Você já deve ter acessado algum conteúdo que possuía um link extenso no meio do texto, não é mesmo? A impressão que fica é que o material está poluído, ou mesmo que aquele link pode acessar alguma página com vírus, por exemplo. 

Quando se usa um link curto em textos, anúncios ou mesmo posts nas redes sociais, eles têm uma aparência mais limpa e trazem maior confiança ao usuário. Além disso, as empresas podem personalizar URLs quando encurtadas, trazendo maior relação com a sua marca ou ações de marketing. 

Por fim, quando um URL é usado em um material físico, como um flyer ou outdoor, é muito mais fácil que as pessoas memorizem um link curto do que um extenso. Dessa forma, a sua ação offline pode ter muito mais sucesso ao divulgar um URL encurtado. 

Rastreamento de cliques

A maioria das plataformas para encurtar links permite que você rastreie de onde vem os cliques. Como isso funciona?

Quando você encurta um link e divulga em diversos canais como Facebook, WhatsApp e SMS, por exemplo, a plataforma onde você fez o encurtamento te ajuda a rastrear de onde vieram os seus cliques. Isso auxilia a entender qual conteúdo performa melhor em determinados canais, já que você sabe de onde a sua audiência prefere acessá-los. 

Organização

O encurtador de URL também ajuda a organizar os links do seu negócio a partir da personalização, por exemplo. Afinal, você pode ter várias URLs onde não fica claro qual é o conteúdo abordado dentro daquele link, ou mesmo vários formulários e endereços de sorteios, sem identificação. 

A partir do encurtador, você consegue personalizar URLs, permitindo que logo ao visualizar já identifique do que se trata o assunto do link e não perca tempo consultando o conteúdo. Isso ajuda muito na hora de compartilhar os conteúdos nas redes sociais e com clientes. 

Além disso, com links personalizados você consegue criar uma lista de conteúdos na bio do seu Instagram, pois a rede social permite a inclusão de um único link no perfil de cada conta. Com a URL de um encurtador, é possível criar uma espécie de mini site, com todos os links importantes para a sua audiência sobre o seu negócio. 

Dicas de encurtadores de URL

Como você viu acima, existem diversas plataformas no mercado que ajudam empresas e profissionais de marketing a encurtar uma URL. Confira abaixo os principais encurtadores disponíveis:

  • Bitly
  • TinyURL
  • Owly
  • Encurtador
  • Rebrandly
  • T2M
  • Bl.ink

Confira mais detalhes sobre essas ferramentas.

Bitly

Encurtador de URL bitly

O mais famoso encurtador de URL é o Bitly. A ferramenta é a mais utilizada, pois possui diversas funcionalidades gratuitas. Com ele, é possível encurtar link, personalizar URL, fazer o rastreamento de links e muito mais. 

TinyURL

Encurtador de URL tinyURL

O TinyURL também é muito utilizado e difundido pelos usuários da internet. A ferramenta é muito parecida com os demais encurtadores, mas seus diferenciais estão na dashboard de acompanhamento dos links, tanto na identificação de cliques de pessoas reais quanto de perfis criados por robôs. Isso traz para as empresas uma melhor análise de sua audiência, dando mais ferramentas para ajustar o seu conteúdo. 

Owly

O Owly é o encurtador da Hootsuite, uma plataforma para gerenciamento de redes sociais. Além de possuir as funções básicas de encurtar e personalizar URLs, ele também acompanha o tráfego dos seus links para análise. Por fim, se você gerencia as redes sociais com a Hootsuite, todos os links de posts agendados são encurtados automaticamente.

Encurtador

O Encurtador é simples e prático. Você acessa o site, cola o link e em instantes tem o URL encurtado disponível para compartilhar. A ferramenta também possui análise de tráfego e conta com versão em português, facilitando muito a navegação e entendimento. 

Rebrandly

Encurtador de URL Rebrandly

O Rebrandly é um encurtador para quem foca na personalização de links. Ele permite que você personalize até mil links com a conta gratuita. Além disso, também possui a função de criação de QR Code, permitindo que você faça tudo em um só lugar. Em relação aos relatórios de tráfego, a ferramenta traz dashboards bem completos para análise. 

T2M

O T2M é uma das plataformas mais completas não só para o encurtamento de links. Ele oferece a segmentação de links, criação de QR Code, relatório de cliques por demografia e tipos de dispositivos usados durante a navegação. No plano gratuito, é possível encurtar links e personalizá-las. Já nos planos pagos, você tem acesso às demais funcionalidades. 

Bl.ink

O último encurtador recomendado em nossa lista é o Bl.ink. Nele é possível fazer o gerenciamento de campanhas, efetividade dos disparos e desempenho de suas ações. Com ele, também é possível criar a personalização dos URLs. 

Esperamos ter ajudado você a entender o que é encurtador de URL e para que essa ferramenta serve. Se você gostou do conteúdo, aproveite para conhecer mais artigos do blog da HostGator sobre inovação, tecnologia e negócios!

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu o que são encurtadores de URL e como utilizá-los

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é encurtador de URL?

  • Quais os benefícios de um encurtador de URL?

    • Post ou texto mais limpo

    • Rastreamento de cliques

    • Organização

  • Dicas de encurtadores de URL

    • Bitly

    • TinyURL

    • Owly

    • Encurtador

    • Rebrandly

    • T2M

    • Bl.ink

  • Considerações Finais

Tags:

  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários