Confira as principais dicas para enviar currículos para empresas. Veja como construir o modelo ideal e quais são as principais plataformas.

Hoje, é cada vez mais comum responder a uma oferta de emprego por e-mail. Com efeito, o uso da internet é extremamente difundido e coloca o envio de currículo para empresas de forma presencial ou por Correios quase em extinção!

Você provavelmente já se perguntou como enviar um e-mail de inscrição aos recrutadores. É preciso adicionar um currículo e uma carta de apresentação como anexo? O e-mail introdutório é suficiente? As perguntas são muitas!

Escrever um bom e-mail é tão importante quanto fazer um bom currículo, sabia? Porque se ninguém abrir sua mensagem, ninguém verá seu currículo. Assim, saber enviar corretamente um CV por e-mail é essencial.

Das centenas de e-mails recebidos todos os dias, por que ler o seu? Ainda mais se for uma aplicação espontânea! Neste artigo, explicamos todas as melhores dicas para que seu currículo seja aberto e lido pelos recrutadores.

Descubra truques para causar uma boa impressão com seu e-mail de inscrição e todas as armadilhas que você deve evitar para garantir que o recrutador esteja interessado em seu perfil.

O mais importante é personalizar para cada oferta de emprego. Além disso, você deve enviá-lo diretamente ao responsável pela seleção. Abaixo, mostramos passo a passo o que você precisa fazer para enviar seu currículo com sucesso!

O assunto do e-mail

O assunto do seu e-mail é essencial. É graças a ele que o destinatário decidirá se abre ou não o e-mail que você enviou. Para isso, uma boa linha de assunto de e-mail deve conter:

  • Seu nome;
  • O título e/ou a referência da posição a ser preenchida.

A seguir, alguns exemplos de assuntos para enviar o currículo. Veja o que fazer e o que não fazer.

✓ Exemplos de assuntos de e-mail recomendados

  • Assunto: Solicitação ao cargo de Gerente de Marketing — Ref. 632 — Nome do candidato;
  • Assunto: Candidatura espontânea — Atendente de loja — Nome do candidato.

✗ Exemplos de assuntos de e-mail a evitar

  • Assunto: CV e carta de apresentação para o cargo de Vendedor;
  • Assunto: CV para a posição de referência 134;
  • Assunto: Envio de CV para inscrição espontânea.

A mensagem de e-mail

Ao escrever sua mensagem de e-mail, você deve ter cuidado para que não seja idêntica à sua carta de apresentação. Na verdade, esta não deve ser uma cópia e uma colagem de sua carta, ok? Sua mensagem de e-mail tem um propósito diferente: encorajar o destinatário a abrir seu currículo e sua carta de apresentação.

O corpo do seu e-mail deve ser curto, incluindo uma breve introdução de quem você é, o que você faz e quais são suas principais realizações. Isso serve para atrair o interesse do destinatário. A sua mensagem deve gerar um certo entusiasmo para que os recrutadores queiram abrir o seu CV.

Veja abaixo um exemplo de mensagem para envio de currículo por e-mail:

Exemplo de e-mail para envio de CV

Prezado/Prezada (+ nome do interlocutor),

Entro em contato porque estou muito interessado(a) no cargo de (cargo) que consegui descobrir por meio de (fonte do anúncio). 

Sou vendedor(a) com 5 anos de experiência em loja de roupas e calçados. Tive a oportunidade de desenvolver muitas competências ao longo da minha carreira profissional, em especial na (nome da empresa), onde ocupava o cargo de (cargo).

As atribuições que me foram confiadas (exemplos de atribuições) permitiram-me desenvolver um importante sentido de negociação, excelentes competências de comunicação e um grande conhecimento de estratégias de venda. 

Portanto, acredito que possuo as qualidades necessárias para esta posição e estou determinado(a) a realizar os projetos que me forem atribuídos. Caso se interesse pelo meu perfil, encaminho meu currículo em anexo e, claro, fico à sua disposição para marcar uma entrevista.

Atenciosamente,

Assinatura

Quando enviar seu currículo por e-mail

Se o anúncio de emprego for publicado em um dia X da semana, você pode enviar seu currículo no mesmo dia ou no dia seguinte. Não existe uma regra! Aconselhamos você a enviar seu e-mail de inscrição entre 7h e 10h. Assim, estará entre os primeiros na caixa de entrada do destinatário.

6 dicas para enviar seu currículo por e-mail

Assim que o seu currículo e a sua carta de apresentação estiverem prontos para serem enviados, considere os seguintes pontos.

1 – Siga as instruções no anúncio de emprego. Lembre-se de que você nem sempre precisa inovar. Às vezes, basta seguir as regras para não perder pontos ou não ser desclassificado;

2 – Inclua uma foto, se for  possível! No geral, os recrutadores preferem currículos com fotos, o que permite que eles coloquem um rosto em um nome. Uma foto profissional envolve ter a melhor aparência possível e evitar roupas ou poses excessivamente casuais. O objetivo é parecer limpo e respeitável. 

A definição da foto também é importante: deve ser de alta qualidade para não aparecer pixelada ao imprimir o currículo. A melhor abordagem é passar por uma sessão de fotos profissional no estúdio, se for possível.

3 – Seu currículo e sua carta de apresentação devem ser enviados em formato PDF. Este é o formato mais profissional para envio de documentos. Se você não os tiver neste formato, converta-os via Word. 

Simples e generalizado, há poucas chances de os recrutadores não conseguirem abrir um arquivo PDF. A menos que você esteja se candidatando a um trabalho criativo, evite arquivos do PowerPoint ou do Photoshop, por exemplo.

4 – Adicione um nome reconhecível ao seu arquivo. Indique seu nome e sobrenome, bem como o cargo, para tornar mais fácil para o recrutador e permitir que ele encontre sua inscrição rapidamente.

5 – Procure encontrar o nome do destinatário do e-mail, bem como seu endereço de e-mail profissional, para garantir um envio mais relevante. Às vezes, você pode encontrar essas informações pesquisando na internet, acessando o site da empresa ou o LinkedIn.

6 – Escreva uma mensagem curta e precisa, além de, claro, educada! Não se esqueça de encerrar seu e-mail com um convite para agir, quer dizer, para oferecer uma entrevista. Você pode, então, se apresentar e falar diretamente com o recrutador.

Vale a pena utilizar as plataformas?

Graças à internet, agora, é possível postar seu currículo em alguns sites especializados. Então, você só precisa esperar para ser contatado por um recrutador. O processo é assim invertido: você oferece seus serviços, e o recrutador é colocado no lugar do candidato.

A maioria dos sites de emprego oferece-lhe a possibilidade de publicar o seu CV para que possa ser consultado pelos recrutadores. Mas não há como enviar seu currículo direto — raramente. Na verdade, você irá recompô-lo de acordo com os menus suspensos propostos (como se fosse um formulário).

Assim, seu currículo perderá todos os seus efeitos estilísticos e sua apresentação para resumir-se apenas ao conteúdo. Em meio a todos esses currículos padronizados, é ainda mais difícil se destacar! 

Por isso, frequentemente, há muitos currículos presentes nessas bases de dados. Também é por esse motivo que você deve escolher cuidadosamente as palavras-chave associadas a ele. As melhores plataformas disponíveis hoje estão listadas abaixo.

1.   LinkedIn

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma que mescla rede social, site de empregos e currículo on-line! Trata-se de uma das opções mais populares para manter um perfil profissional on-line e ampliar sua rede de contatos. Apesar disso, as ofertas de vagas ainda são mais escassas que nos sites tradicionais. 

2.   Catho

Catho

A Catho é uma das maiores e mais tradicionais redes on-line de empregos no Brasil. O serviço é pago e oferece uma série de facilidades para os candidatos. Inclusive, há pouco ou nenhum arrependimento sobre a assinatura por parte dos candidatos!

3.   InfoJobs

InfoJobs
InfoJobs

O InfoJobs existe no Brasil desde 2007. Nesse site, os candidatos podem buscar vagas e publicar seu currículo gratuitamente. Além disso, as informações cadastradas ficam ativas por tempo ilimitado. Essa plataforma também conta com uma opção premium paga, que serve para aumentar a visibilidade do CV. 

4.    SINE (Trabalha Brasil)

Sine (Trabalha Brasil)

O Site Nacional de Empregos (SINE), agora, Trabalha Brasil, é um dos mais tradicionais, com existência datada de 2000. Hoje, funciona como uma plataforma de classificados on-line de vagas de emprego totalmente gratuitas.

5.   Vagas.com.br

Vagas.com.br

O Vagas.com.br é uma plataforma totalmente gratuita, tendo como base uma ferramenta pensada na gestão de recrutamento e na seleção. Nesse sentido, o site tem como proposta levar o candidato a encontrar as vagas mais adequadas ao seu perfil.

Além disso, conta com vários recursos para que as empresas realizem os testes pelo próprio site, de forma facilitada e intuitiva.

7.    Indeed.com.br

Indeed.com.br

O Indeed é uma ferramenta que busca e centraliza vagas para o perfil informado em diferentes plataformas de emprego de forma simultânea. É totalmente gratuito para candidatos!

Agora você sabe como enviar sua aplicação por e-mail e escrever uma mensagem introdutória eficaz e profissional. Essas dicas o ajudarão a apresentar tudo de forma relevante para conseguir sua primeira entrevista!

O e-mail da aplicação não é nada sem um bom CV e organização das informações. Para economizar tempo, você pode usar exemplos e modelos on-line, o que vai facilitar bastante o processo. Isso permitirá que você envie um currículo convincente e bem escrito!

Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!