Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Certamente você já deve ter acessado algum site e esperou por uma página mas na verdade encontrou aquela famosa mensagem “Not Found”. O erro 404 é um das páginas de erros que os usuários mais encontram na web e, por isso mesmo, é importante usar ela para melhorar a experiência do usuário em seu site. […]

Certamente você já deve ter acessado algum site e esperou por uma página mas na verdade encontrou aquela famosa mensagem “Not Found”.

O erro 404 é um das páginas de erros que os usuários mais encontram na web e, por isso mesmo, é importante usar ela para melhorar a experiência do usuário em seu site. Com esse objetivo vamos abordar nesse post o Erro 404, explicando como ele ocorre e mostrando maneiras melhores de conviver com ele. Confira no post.

Como esse erro ocorre?

O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o usuário pode se comunicar com o servidor normalmente mas o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado. Assim, o servidor de hospedagem irá apresentar a mensagem “404 – Página não encontrada” característica.

Esse erro significa que a página da web que o usuário estava tentando acessar não foi encontrada, essa página pode ter sido removida ou modificada. Pode ocorrer também quando:

  • o usuário tenta acessar um link quebrado ou que não existe;
  • o visitante do seu site digita a URL incorretamente.

Resumindo, o Erro 404 ocorre quando a página acessada não existe na URL inserida.

Quais as consequências desse erro?

É possível que o usuário perca a confiança no seu site, principalmente, se for a primeira visita. Ainda mais se você possui uma loja virtual – já que, nesse caso, o erro impede que o cliente realize a compra.

Infelizmente esse tipo de erro está presente em todos os sites, principalmente porque pode ser causado por erros de digitação do usuário. Então a melhor maneira é pensar em uma forma de utilizar esse erro a seu favor.

Antes de tudo, é preciso otimizar as suas URLs para deixá-las mais amigáveis – o que é ótimo para SEO. Lembre-se também para realizar redirecionamentos caso alguma página seja excluída – é possível que algum usuário tenha salvo sua página nos favoritos.

E o melhor conselho: customize sua página 404!
A página de erro padrão é simples e com termos em inglês (como na imagem), o que gera uma certa desconfiança, não é mesmo?


Então aposte na usabilidade sempre, veja algumas dicas na hora de customizar a sua página de erro 404:

  • Retire a mensagem padrão de erro;
  • Mantenha o layout padrão do seu site para mostrar ao usuário que ele continua navegando na mesma página;
  • Mantenha o menu do seu site ou adicione um botão para retornar à home;
  • Se possível, adicione um campo de busca ou indique algumas páginas semelhantes ao que foi pesquisado;
  • Erros não são bem vistos pelos usuários, então dê um toque de humor à página – mas cuide para sempre manter a identidade da sua marca;

À primeira vista, acessar um site e se deparar com uma página de erro 404 pode ser uma decepção para o visitante. Pensando nisso diversos sites encontraram uma maneira mais leve para lidar com a situação, criando uma página divertida. Veja alguns exemplos abaixo:


Em nossa página de erro mantivemos o layout padrão do site com menu e rodapé, além dos botões (infelizmente não coube na imagem). Procuramos também dar um toque divertido com o nosso mascote, o Snappy, procurando pela página que não foi encontrada.


A página do site da Lego aborda o erro com bastante humor, trazendo um boneco segurando um cabo desconectado. Tem também uma mensagem de desculpas, com uma linguagem mais leve, e oferece um botão para retornar à home, além de manter o layout do site.


O site da Hootsuite vai além, colocando o seu mascote como desaparecido em uma caixa. A página mantém o layout padrão, com uma mensagem mais explicativa, e também oferece um botão para retornar à home do site.

Ótimas ideias não é mesmo? Pense na identidade visual da sua marca e personalize sua página de erro também. Para fazer esse procedimento no cPanel da HostGator (sim, todos os nossos planos de hospedagem permitem que você customize suas páginas de erro).

Precisamos sempre encontrar maneiras melhores para tratar alguns problemas e o erro 404 é um deles, mesmo que seja comum e presente em qualquer site. Gostou da dica? Conte para nós como é a página de erro customizada do seu site!

Navegue por tópicos

  • Como esse erro ocorre?

  • Quais as consequências desse erro?

Tags:

  • otimização

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários